Por Sheila Almendros
Dresden é uma cidade carregada de história, e seus edifícios e monumentos refletem toda essa trajetória. Mesmo com toda essa bagagem cultural e atrações encantadoras, a cidade não é uma rota comum entre os turistas que vão até a Alemanha, mas aqueles que se arriscam a fugir da obviedade jamais se arrependem.
Publicidade
A seguir você conhecerá inúmeros motivos para conhecer Dresden: desde seus atrativos, suas curiosidades, entre outras informações importantes para que a sua viagem seja completa.
Dresden é a capital do estado da Saxônia, na Alemanha. A cidade fica às margens do rio Elba e possui cerca de 540 mil habitantes, fazendo fronteira com a República Tcheca.
A distância entre Dresden e a famosa Berlim é de apenas 193,3 km, levando cerca de duas horas de carro para chegar de uma cidade a outra. É possível também fazer a viagem de ônibus pela cia FlixBus, que é a opção mais barata, ou de trem, que apesar de ser mais caro, é também a forma mais rápida.
Antes de conhecer a cidade alemã pessoalmente, que tal conhecer um pouco de sua história e algumas curiosidades?
Tome nota dessas informações para que sua viagem se torne ainda mais completa!
As principais atrações de Dresden ficam no centro da cidade e podem ser conhecidas a pé. Muitas não abrem em alguns dias da semana, portanto, fique de olho na programação. Veja as opções que não podem faltar em seu roteiro:
Publicidade
Conhecido também como Palácio Real de Dresden, Residenzschloss é uma das construções mais antigas de Dresden, e por muitos anos serviu de residência de duques e reis da Saxônia da casa de Wettin. Seu mix de estilos arquitetônicos representam as diversas expansões que o edifício recebeu, e atualmente todos os pavilhões abrigam os museus Grünes Gewölbe, Münzkabinett, Kupferstich-Kabinett e Rüstkammer. Você pode visitar todas as atrações de quarta a segunda por 21 euros, exceto o Historisches Grünes Gewölbe, que tem ingresso a parte por 12 euros.
A praça mais importante da cidade não só abriga a estátua do Rei Johann montado em um cavalo, como também é rodeada por diversas atrações imperdíveis, como Hofkirche, a Ópera Semper e o Palácio Zwinger. Antes de escolher qual delas você conhecerá primeiro, aproveite o espaço para contemplar a arquitetura do entorno, que é encantadora!
Também conhecida como Catedral da Santíssima Trindade, Hofkirche foi construída entre 1738 e 1751 e é a maior igreja da Saxônia. Ela é um dos edifícios mais prejudicados pelo bombardeio de 1945, mas foi totalmente restaurada durante os anos 1980. Visite gratuitamente o seu interior de segunda a quinta das 9h às 17h, sexta das 13h às 17h, sábado das 10h às 17h e domingo das 12h às 16h.
Semperoper é a mais famosa casa de ópera da Alemanha, e seu edifício passou por duas importantes reconstruções: a primeira em 1878, após um grande incêndio que destruiu boa parte do prédio em 1869, e a segunda em 1985, quarenta anos depois de ter sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Você pode visitar a atração por um tour guiado, com ingressos por 11 euros, ou escolher uma data de apresentação de uma das orquestras mais antigas do mundo, a Sächsischen Staatskapelle.
Construído em 1709, Zwinger era originalmente uma praça destinada a festas e torneios. Dez anos depois os palácios do entornos foram erguidos em estilo rococó, para abrigar estufas para laranjais e frutas cítricas. Atualmente essas edificações recebem milhares de visitantes por ano que procuram pelos museus Gemäldegalerie Alte Meister (Galeria dos Velhos Mestres), o Dresdener Porzellansammlung (Coleção de Porcelana de Dresden) e o Mathematisch-Physikalischer Salon (Salão Real de Matemática e Instrumentos Físicos). Os ingressos para os 3 museus custam 10 euros, mas caso queira conferir somente um deles, o ingresso avulso custa 6 euros cada. A entrada dos jardins é gratuita.
Esse imenso mural pintado entre os anos 1871 e 1876 representa uma procissão a cavalo dos governantes da Saxônia, celebrando os 800 anos da dinastia de Wettin. Em 1904, a pintura foi substituída por 23 mil pastilhas de porcelana, preenchendo os seus 102 metros de comprimento. Para tirar várias fotos desse histórico monumento, é só se dirigir até a rua Augustusstraße, 01067.
Chamada de nova praça, a Neumarkt foi inaugurada no século XVI, dois séculos depois da sua vizinha mais velha, a Altmarkt. O local passou por reconstruções ao longo dos anos: uma depois da Guerra dos Sete Anos, e outra depois do bombardeio de 1945. Entre algumas atrações do entorno, está a opção a seguir.
Essa igreja luterana é uma das mais importantes da cidade, servindo como cartão postal de Dresden. Ela foi inicialmente construída para abrigar uma igreja católica no século XVIII, e possui uma das maiores cúpulas do continente. Depois do bombardeio de 1945, suas ruínas foram deixadas como um memorial de guerra durante 50 anos até a sua reconstrução, em 1994. Você pode visitar gratuitamente o seu interior de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 18h (os horários variam nos finais de semana), e subir até o domo por 8 euros de segunda a sábado, das 10h às 16h, e de domingo das 12h30 às 16h.
Atrás de grandes edifícios históricos está o Brühl’s Terrace, o Balcão da Europa, nas margens do Lago Elba. Muitos turistas e moradores caminham pelo local apreciando a paisagem, e é possível assistir à movimentação por ali e também o cair do dia sentado em um dos banquinhos. Não só as construções arquitetônicas mas também a paisagem natural rende lindos cliques. Aproveite!
Publicidade
No coração do centro histórico de Dresden está a praça mais antiga da cidade. Entre as atrações do entorno, o visitante também poderá curtir as feirinhas sazonais realizadas no espaço, como o Festival de Outono. Aproveite para se deliciar com as deliciosas comidas regionais e adquirir algumas peças artesanais.
Construída entre os anos 1764 e 1800, a Kreuzkirche é uma igreja luterana em estilo barroco, que substituiu uma igreja gótica inaugurada no século XV. Ela foi totalmente danificada pelo fatídico bombardeio de 1945, e foi parcialmente restaurada, servindo como memorial de guerra. Vale a pena agendar a sua visita durante a apresentação do tradicional coral Dresdner Kreuzchor, que existe há mais de 700 anos! A entrada na igreja é gratuita e os horários variam de acordo com o dia e temporada, mas é possível subir até o alto da torre e apreciar a vista do entorno por 4 euros.
A prefeitura da cidade é mais uma atração reconstruída pós guerra. E é possível notar as partes originais do edifício pelas cores e materiais utilizados em cada repartição. O estilo renascentista prevalece em sua arquitetura, e algumas esculturas chamam a atenção, como os leões em bronze em frente aos portões dourados e a estátua de Hércules de 5 metros de altura no alto da cúpula do relógio. Aliás, é nessa torre que está o observatório mais popular da cidade, que oferece a melhor vista para o centro histórico. O local está aberto para visitação diariamente de maio a outubro, das 10h às 18h.
Inaugurado em 1887 para homenagear Albert, um antigo Rei Saxão, o museu Albertinum tem um acervo que exalta a arte moderna, com muitas esculturas e cerca de 300 pinturas datadas do século XIX. Grandes nomes como Vincent van Gogh e Claude Monet são facilmente encontrados em seus departamentos, e podem ser conferidos de terça a domingo, das 10h às 18h, por 10 euros (com audioguia incluso).
Esse lindo edifício barroco fica às margens do Rio Elba, e foi construído em 1715 para armazenar a coleção de porcelana japonesa de Augustus, o Forte. Como o local nunca foi usado para devidos fins, acabou se tornando uma biblioteca, e hoje abriga três museus: o Museu de Etnologia de Dresden (Museum für Völkerkunde Dresden), o Museu Estatal da Pré-História (Landesmuseum für Vorgeschichte) e o de História Natural (Senckenberg Naturhistorische Sammlungen Dresden). Durante o verão, o local recebe alguns shows e festivais — vale a pena conferir a programação caso a sua viagem esteja marcada para essa temporada.
Mesmo com a destruição quase completa da cidade, a reconstrução de Dresden ao longo dos anos manteve toda a sua história e beleza, que impressionam todos os viajantes.
Nessa charmosa cidade alemã há opções de hospedagens para todos os tipos de bolsos. Confira:
Em ótima localização próximo ao centro e preços tentadores, o Cityherberge é um hostel bem charmoso, com decoração moderna e jovial. A casa oferece café da manhã e wi-fi gratuitos, aluguel de bicicletas, escrivaninha no quarto e dormitórios para família.
O Star Inn Hotel Premium fica pertinho de grandes pontos turísticos da cidade, como o Altmarkt e o Katholische Hofkirche. O local é pet friendly, oferece wi-fi gratuito, ar condicionado, geladeira e cofre nos quartos e armazenamento de bagagem.
Pertinho do Brühl’s Terrace, o Bulow Palais é a opção perfeita para quem busca por romantismo e sofisticação. Com serviços de quarto e concierge, o local é conhecido por sua qualidade, que te faz se sentir como um cliente especial. A estrutura ainda conta com academia, spa, bar e lounge, e o hóspede ainda pode usar a vontade o wi-fi por conta da casa.
De hostels a hotéis 5 estrelas, certamente a sua estadia em Dresden será inesquecível.
A variedade gastronômica presente em Dresden agrada todos os paladares. Conheça as opções mais populares:
Comida boa, rápida e barata, o Curry 24 oferece o tradicional fast food alemão, com café da manhã, almoço, jantar e drinks. O carro chefe da casa é o Currywurst, uma salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry, servida com batata frita — não deixe de experimentar.
Com uma vista excelente para a Praça do Teatro, o Alte Meister oferece um cardápio com poucas, mas deliciosas opções. O local serve café da manhã, almoço e lanches, e o prato mais elogiado é a carne de cervo com suco de cranberry e fatias de maçã.
O sofisticado Estancia Beef-Club oferece o melhor do Steakhouse, com churrasco europeu e drinks, servidos no almoço e jantar. A casa possui diversos cortes de carnes de diferentes nacionalidades, que podem ser degustados com um bom vinho a sua escolha.
Já sabe onde fará as suas refeições em Dresden?
Veja os melhores cliques dessa fantástica cidade alemã, que te deixarão com ainda mais vontade de viajar:
Dresden é mais uma opção para visitar durante sua viagem à Alemanha, além de Berlim. Aproveite cada atração e volte cheio de histórias para contar.