Elevador Lacerda: um ícone cultural de Salvador que atravessa gerações

Por
Em 10.03.23

O Elevador Lacerda é o principal cartão-postal de Salvador. Inaugurado em 1873, ele fez história como o primeiro elevador urbano do mundo. Com uma vista incrível, o ponto turístico também é um marco da arquitetura brasileira. Confira a história, curiosidades e como visitar a atração.

Publicidade

Onde fica o Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Ele fica na Praça Tomé de Souza, uma localização bem estratégica, pois conecta a Cidade Alta – centro histórico da cidade onde fica o Pelourinho – à Cidade Baixa, região comercial e portuária.

Do alto do elevador, é possível contemplar toda a região portuária. Além disso, o monumento histórico é rodeado por construções arquitetônicas no estilo neoclássico. Observe:

Como chegar

Existem várias maneiras de chegar até o Elevador Lacerda: de carro, ônibus, metrô ou com aplicativos de carona. Você pode ir dirigindo e estacionar por perto. Entretanto, em dias mais movimentados, é difícil encontrar vaga. Fique atento(a)!

Há diversas linhas de ônibus que passam perto do elevador, entre elas: 0310, 1001 e 1130. Já para quem vai de metrô, a estação mais próxima do ponto turístico é a Estação da Lapa, que faz integração com os ônibus municipais. A partir da estação, é possível seguir a pé ou de ônibus.

Outra opção é fazer a viagem de táxi ou aplicativos de carona e de transporte. Se for passar vários dias na cidade, compensa alugar um carro, pois o transporte público não atende todas as regiões – por exemplo, as praias de Salvador mais afastadas.

Publicidade

História do Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873 como uma solução para o desnível da cidade, que chega perto dos 70 metros. Na época, o deslocamento entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta era trabalhoso, principalmente para as pessoas que precisavam carregar mercadorias enquanto caminhavam pela ladeira.

Inspirado nos guindastes utilizados na cidade, o empresário Antônio Francisco de Lacerda teve a ideia de construir um elevador. Com a ajuda e o financiamento de sua família, ele tirou o projeto do papel. Assim, o percurso, que demorava 20 minutos a pé, foi reduzido para apenas 30 segundos.

Inicialmente, o Elevador Lacerda era chamado de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia e, popularmente, ficou conhecido como “Parafuso”. Ele era movido a vapor e tinha capacidade para transportar até 27 passageiros. Em 1906, foi reformado e passou a funcionar com energia elétrica.

Na época, o elevador era formado por uma única torre. O formato atual, com duas torres, foi introduzido com a reforma de 1930. O ponto turístico já foi homenageado pelo Google, estampou a moeda comemorativa de Salvador em 2015 e continua sendo o principal meio de transporte dos moradores locais.

Como visitar o Elevador Lacerda

Quando se trata de o que fazer em Salvador, o Elevador Lacerda é uma atração obrigatória! Além de ser parte da história da cidade e do Brasil, o ponto turístico é perfeito para fotos. Planeje seu passeio com as dicas abaixo:

  • Horário de funcionamento: o elevador funciona 24 horas, já que é um importante meio de transporte para os moradores da cidade. Mas, para aproveitar bem o passeio, visite-o durante o dia, quando a vista é espetacular.
  • Valor da entrada: o trajeto no Elevador Lacerda é pago e custa apenas 15 centavos. Esse valor só pode ser pago em dinheiro, então leve moedas!
  • Endereço: Praça Tomé de Souza, s/n – Salvador.
  • Estacionamento: existem várias vagas nas redondezas, porém, em épocas de pico e dias muito movimentados, encontrar lugar para estacionar pode ser uma dor de cabeça.
  • Faça o trajeto de cima para baixo: assim você terá tempo para apreciar a vista da Baía de Todos os Santos, pegar o elevador e, lá embaixo, continuar o passeio em direção ao Mercado Modelo, outro ponto turístico de Salvador.

Visitar o Elevador Lacerda é bem tranquilo. Por ser a principal área turística de Salvador, a região possui um ótimo policiamento. Pode aproveitar despreocupado(a)!

Curiosidades sobre o Elevador Lacerda e sua arquitetura

Com mais de 150 anos, o Elevador Lacerda reúne vários fatos interessantes e históricos. Confira algumas curiosidades:

  1. Quando foi inaugurado, o elevador tinha 63 metros de altura. Atualmente, são 73,5 metros.
  2. As duas torres são ligadas por uma extensa passarela com 71 metros de extensão.
  3. O nome “Elevador Lacerda”, homenagem ao criador Antônio de Lacerda, só foi dado em 1896, quando ele já havia morrido.
  4. A viagem no elevador é rápida: dura apenas 22 segundos.
  5. O Elevador Lacerda tem 4 cabines com espaço para 32 pessoas cada, logo, a capacidade total é de 128 pessoas.
  6. Em média, 28 mil pessoas passam pelo Elevador Lacerda todos os dias e 900 mil ao longo de um mês. O recorde foi em janeiro de 2019, quando 33.850 pessoas fizeram a viagem no elevador em um único dia.
  7. A construção do elevador em 1873 foi um grande avanço à engenharia da época. Para comparação, o primeiro arranha-céu do mundo foi construído em 1870 com apenas 9 andares e 20 metros a menos que o elevador brasileiro.

Muito mais que um belo cartão-postal de Salvador, o Elevador Lacerda é um marco na arquitetura e engenharia brasileira. Em 2006, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou a obra como patrimônio histórico nacional.

8 fotos do Elevador Lacerda que mostram sua beleza

Com um visual inconfundível, o Elevador Lacerda rende fotos incríveis para o seu álbum de viagem. Abaixo, veja uma seleção de imagens e inspire-se.

Publicidade

1. O elevador liga a Cidade Alta à Cidade Baixa

2. O melhor é visitá-lo em dias de sol e céu azul

3. Mas a vista vale a pena mesmo em dias nublados

4. Se for durante a noite, luzes enfeitam o Elevador Lacerda

5. Durante o trajeto, você pode aproveitar a vista

6. A Baía de Todos os Santos é um espetáculo

7. O Mercado Modelo pode ser seu próximo passeio

8. O Elevador Lacerda é uma obra de arte de Salvador!

O Elevador Lacerda é um passeio encantador! Lá do alto, você verá a Baía de Todos os Santos, porém também é possível fazer um passeio de barco por ela para visitar a Ilha dos Frades, que fica pertinho de Salvador.