Por Pablo Mingoti
Atualizado em 04.09.23
Conhecida como a Ilha da Magia, Florianópolis possui paisagens que encantam pessoas de todo o mundo e é um dos melhores lugares para conhecer em SC. As atrações em meio à natureza são um convite para ter férias relaxantes e perfeitas. Confira dicas, informações e sugestões de atividades, além de hotéis e restaurantes para montar um roteiro perfeito nesse pedacinho mágico de Santa Catarina.
Publicidade
Como o próprio hino de Florianópolis diz, a cidade é “um pedacinho de terra perdido do mar”. Esse trecho ilustra bem sua geografia, composta por uma ilha principal, uma parte continental e pequenas ilhas circundantes. É a capital de Santa Catarina e está a 300 km de Curitiba e a 480 km de Porto Alegre, além de estar bem perto de Balneário Camboriú, Imbituba e da piscina natural da Praia do Rosa.
O Floripa Airport é o destino de chegada mais procurado pelos turistas. Com muitas opções de voos, o aeroporto de Florianópolis fica no sul da ilha, a 18 km do centro da capital. Para quem chega de ônibus, o destino é o Terminal Rodoviário Rita Maria. Por fim, de carro, é preciso acessar a BR-101 e seguir até as pontes de acesso à ilha, a Hercílio Luz e a Pedro Ivo.
Apesar de o sistema de ônibus funcionar em Florianópolis, considere alugar um carro para ter mais liberdade de locomoção entre as atrações, pois, na alta temporada e principalmente nas festas de final do ano, as ruas e estradas de acesso às praias de Florianópolis ficam com bastante movimento.
Para aproveitar tudo o que a cidade oferece, faça um planejamento, chegue nos locais cedo e considere ficar pela ilha no mínimo 5 dias. Confira as principais atrações e atividades que você não pode deixar fora do roteiro:
Obviamente, as praias são as atrações principais. Cada uma possui características específicas e atrai um perfil de público. Para quem quer badalação, deve procurar Jurerê Internacional. Já quem gosta de surfe e gente jovem, vá para as praias da Joaquina, Campeche, Mole e Praia Brava. As do Forte, da Daniela e Barra da Lagoa são os destinos mais procurados por famílias com crianças.
Quem gosta de movimento e de ter diversas opções de lojas para visitar, pode considerar ir a Canasvieiras e Ingleses. Outra praia que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Lagoinha do Norte, pois a paisagem é incrível. Para quem gosta de tranquilidade, considere ir às praias do sul da ilha, como Armação, Morro das Pedras e Pântano do Sul.
Publicidade
Há diversas opções de trilhas, que vão desde o nível iniciante até as mais desafiadoras. A mais procurada é a da Lagoinha do Leste, considerada difícil, pois possui cerca de 1 h de caminhada, mas com um cenário paradisíaco. Outras praias escondidas acessadas por trilhas são: do Gravatá, do Matadeiro e de Naufragados.
Também não deixe de passar na trilha das piscinas naturais da Barra da Lagoa. A da Costa da Lagoa é perfeita para qualquer roteiro: você vai passar por uma vila de pescadores, com direito a restaurantes de frutos-do-mar e ainda há a opção de pegar um barco para retornar ao invés de fazer a trilha se você estiver cansado.
Considerada uma das atrações mais tradicionais de Florianópolis. Você vai ver dunas contornando as estradas perto de uma das entradas da Praia da Joaquina. Pare o carro na rua ou nos estacionamentos próximos e aproveite a atração. Você também pode apenas subir as dunas para contemplar uma paisagem única ou alugar pranchas para praticar sandboard ou esquibunda. Prepare o fôlego, pois subir as dunas é bem cansativo.
Vale a pena visitar este bairro planejado de Florianópolis, mesmo se você não estiver hospedado em Jurerê Internacional. Com casas e apartamentos de luxo, você pode caminhar pelo Passeio dos Namorados, conhecer o Jurerê Open Shopping e ir até o bosque Amoraeville, com faixas de ciclismo e espaço para caminhadas e piqueniques. Do lado esquerdo da praia, você pode chegar a um Iate Clube e se deslumbrar com paisagens incríveis.
E, claro, não deixe de conhecer os beach clubs que também funcionam como restaurante no almoço. Ao cair da noite, as festas do 300 Cosmo Beach Club, Cafe de La Musique, Acqua, Ammo Beach, Donna, P12 e Milk recebem DJ’s e grupos musicais do Brasil e do mundo.
Para enriquecer sua experiência, busque conhecer a história da ilha e ainda ver paisagens deslumbrantes. Em Florianópolis há três fortalezas para visitação: a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e a Fortaleza São José da Ponta Grossa. Cada uma possui histórias e características únicas. Antes de ir, entre no site da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora das construções históricas, para saber sobre os horários e dias de funcionamento.
O centrinho possui uma vibe muito jovem e alternativa, com muitas lojas e restaurantes. Ao se aproximar da Lagoa na alta temporada, perto da Avenida das Rendeiras, você encontrará passeios de stand up paddle e lojas que alugam equipamentos de esportes aquáticos. Este é um ótimo passeio para fazer durante o verão para ver o movimento. Contudo, não é indicado mergulhar na Lagoa da Conceição. Ao cair da noite, vá aos famosos restaurantes da região, como o Artesano Pizza Bar, o Dolce Vita, o Sushi Bistrot e o Ponta das Caranhas.
O surfe e o kitesurf são os esportes preferidos de quem visita Joaquina, Praia Brava, Mole e Campeche. O stand up paddle pode ser praticado em qualquer lugar da ilha, mas também há diversas empresas que realizam saltos de parapente ou asa delta. Há corridas de rua em algum bairro quase todo final de semana. Além disso, há eventos esportivos, como o Ironman e a Semana Guga Kuerten, que atraem os adeptos dos esportes. E o beach tennis se tornou uma febre com quadras espalhadas por Floripa, como o Arena Beach, Mahalo Beach Tennis, Jurerê Sports Center e Ace Esportes de Areia.
A Ilha do Campeche é uma atração que tem que entrar no seu roteiro. Apelidada de Caribe de Florianópolis, o acesso é limitado e só é possível chegar ao destino de barco. Chegando lá, alugue cadeiras, guarda-sol, vá ao restaurante e faça trilhas.
Publicidade
Um dos bairros açorianos mais bonitos de Florianópolis, com casas coloridas e históricas, um pôr do sol de cinema, feirinhas de artesanato nos finais de semana e restaurantes que agradam qualquer paladar. Em relação aos restaurantes, você pode visitar o May, o Amalfi, Restaurante Samburá, Fairyland Cupcakes, Freguesia Oyster Bar, Pargus, Rosso e Lisboa 48. O local é um ótimo passeio para fazer ao final da tarde/noite, mas chegue cedo ou reserve sua mesa nos restaurantes, pois são muito concorridos. Apesar do mar incrível, não é indicado entrar na água por ali.
Além dos mirantes naturais que podem ser visitados nas trilhas ou praias, existem mirantes construídos pelo homem e rendem ótimas fotos. Não deixe de ir ao Mirante da Lagoa da Conceição, um dos mais procurados e com uma vista espetacular, sendo possível encontrar lojinhas de souvenirs no local. O Mirante da Praia Brava também é uma ótima parada e o diferencial é uma empresa de parapente que fica disponível para saltos no local. Já no sul da ilha, vá ao Mirante do Morro das Pedras, próximo à Armação e Matadeiro e de frente para a Casa de Retiro Vila Fátima.
Floripa é conhecida pela badalação, principalmente no verão. Além dos beach clubs em Jurerê, há muitas outras opções para aproveitar as festas ao cair da noite. Na Praia Brava, vá ao Le BarBaron; na Joaquina, ao Ixpia Joaquina Bar; no centro, vá ao Art’s Gastronomia ou ao Jivago Social Club. Há também o Stage Music Park e a Posh Club, no caminho para Jurerê. Para ficar por dentro das informações, acompanhe a programação nos sites e perfis das redes sociais desses estabelecimentos.
O passeio mais tradicional e acessível é o barco pirata, que sai de Canasvieiras e passa pela Ilha do Francês, com direito a atores que interpretam piratas. Há também empresas que oferecem aluguel de lanchas para passeios, o preço é salgado, mas se você estiver em grupo, pode sair mais barato.
Com sede localizada na Barra da Lagoa, esse passeio, apesar de rápido, é muito divertido. O projeto Tamar é conhecido por ajudar na preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Você pode ver tartarugas em tratamento, acompanhar o passeio com um guia que explica o trabalho realizado pelo projeto e, dependendo da época do ano, observar a soltura de tartarugas na beira da praia. É um passeio muito legal para fazer com crianças.
Se você gosta de arquitetura histórica, visite a região do Mercado Público e a Praça XV de Novembro pela manhã. Nessa última, você vai poder ver a famosa figueira. Já no Mercado Público, visite lojas com peças locais e dê uma passada no Box 32 para experimentar comidas e bebidas deliciosas. É também pelo centro que você pode fazer uma caminhada pela Beira-Mar Norte e tirar fotos nos letreiros espalhados pela região. Ao cair da noite, visite restaurantes como o Artusi, o Macarronada Italiana, o Guacamole, o Didge Steakhouse e o Blackpot Restaurante.
Após anos fechada para reforma, a famosa ponte Hercílio Luz reabriu em 2019. Hoje, é possível passar de carro por lá ou a pé, por um caminho dedicado aos pedestres. Aos domingos, a ponte fecha para carros, permitindo apenas pedestres. Uma visão incrível da ilha, perfeita para tirar fotos.
As atividades ao ar livre são as atrações principais do destino. Entretanto, considere visitar os shoppings da região em dias de chuva. O Floripa Shopping, Villa Romana (antigo Iguatemi), o Beira-mar Shopping e o charmoso Multi Open Shopping no Campeche são ótimas sugestões. Além dessa atividade, também considere visitar alguns restaurantes.
Você não vai encontrar dificuldades para se hospedar em Florianópolis. São muitos hotéis e pousadas, além de casas e apartamentos para locação em imobiliárias ou pelo Airbnb. Veja as hospedagens mais tradicionais da ilha:
Além dessas opções, dê uma olhada também no Jurerê Beach Village, Hotel Slaviero Ingleses, Ingleses Praia Hotel, Pousada dos Sonhos em Jurerê, Hotel Torres da Cachoeira, Porto Sol Beach na Cachoeira do Bom Jesus, Mercure Florianópolis e Residencial Cabanas da Praia Mole, pois também são ótimas opções. Temos uma lista também com excelentes Airbnbs em Florianópolis.
Por mais que os restaurantes em Florianóplis de frutos-do-mar sejam os mais procurados na ilha, também é possível encontrar outras opções. Veja os mais tradicionais por lá, mas também não deixe de fazer sua busca pessoal, conforme o seu paladar.
Por fim, se você é fã de sushi e comida japonesa no geral, pode escolher entre os mais famosos da ilha: Temakin, Nipô, Noma, Miyoshi e Jun Kappo. O preço é salgado, mas você não vai se arrepender. Temos uma lista também com os melhores bares em Florianópolis.
A Ilha da Magia reúne paisagens de tirar o fôlego. Conheça alguns lugares que precisam entrar no seu roteiro para rechear a máquina fotográfica do seu celular e se prepare para novas aventuras.
Depois dessas fotos, é só arrumar a mala e partir rumo à Florianópolis. Mas, afinal, quando ir à Floripa? A melhor época é no verão, entre dezembro e março. Dependendo do ano, vá em novembro, início de dezembro, final de março ou abril para evitar o movimento mais intenso.
Uma dica final é ficar atento aos dias de viagem, pois você pode encontrar diárias com preços mais em conta dependendo do dia da semana e até do mês. Veja dicas como essa nos vídeos abaixo:
O Vibe de Dois vai mostrar muitas dicas nesse vídeo com as 5 melhores praias que você precisa incluir no roteiro. Veja imagens lindas dos destinos e aperte o play para saber um pouco mais do que fazer por lá.
Nesse vídeo completo da Emilim Schmitz, você vai conferir restaurantes, bares, dicas de hotéis e praias que você precisa conhecer. Aperte o play para saber como foi a experiência dessa vlogger que manda muito bem na arte de viajar.
Que tal acompanhar esse vídeo apenas com imagens do centro de Florianópolis? Você vai passar pela famosa Praça XV de Novembro e descobrir o Mercado Público com lojas e paisagens históricas.
Mesmo se você não está hospedado em Jurerê, visite o bairro de luxo, passe pela Avenida dos Búzios e depois pelo famoso Passeio dos Namorados. É um caminho paralelo à praia com cenários perfeitos, casas bonitas e um ambiente familiar muito aconchegante. Aproveite para dar uma olhada nos famosos beach clubs.
Se você procura uma trilha bonita e não tão difícil, pode escolher a de Naufragados, no sul da ilha, com paisagens de tirar o fôlego e muitas experiências únicas. Aperte o play e veja todas as dicas desse lugar incrível.
Gostou de conhecer esse paraíso que é muito comparado à Flórida brasileira? Aproveite que já está planejando seu roteiro de viagens e pesquise mais sobre as atrações do estado. Que tal ver uma lista com as melhores praias de Santa Catarina?