Por André Macedo
Atualizado em 02.02.24
A Patagônia é uma região austral da Argentina e Chile. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, a área contém a maior quantidade de geleiras fora dos polos no mundo todo. Envolvida em um misto de beleza exuberante e mistério, a região é um lugar adorado por turistas do mundo todo, e com razão. Não acredita? Confira as fotos a seguir:
Publicidade
O Parque Nacional Torres del Paine fica na Patagônia chilena. Suas paisagens são tão lindas que parecem saídas de um wallpaper.
Por mais que não sejam uma atração de fato, dirigir nas estradas desertas com vistas maravilhosas da Patagônia é um ótimo plus. Mas vamos deixar claro: é necessário tomar um cuidado extra no inverno, quando pode haver gelo nas estradas.
A Geleira Perito Moreno se estende por mais de cinco quilômetros e foi justamente conhecida como “oitava maravilha do mundo” durante muito tempo. Com roupas especiais e guias competentes, é possível até caminhar sobre a geleira.
Ushuaia é a capital da Província do Fogo e a cidade mais austral (ao sul) do mundo, com paisagens lindas e diversos eventos turísticos durante o ano todo.
Fundada em 1985, El Chaltén é a cidade mais recente da Argentina, com apenas 500 habitantes durante o inverno e existe basicamente para turismo. A região montanhosa conquistou a atenção de entusiastas do montanhismo e trekking, sendo chamada a capital do último.
O Parque Nacional Los Glaciares é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1981. Sua maior atração é o Lago Argentino, e em seu entorno estão a Geleira Perito Moreno, a Geleira Spegazzini, a Geleira Upsala e ainda a Geleira Onelli.
Como já falado antes, o Puerto Madryn tem como “casa” a Península Vádes, mas ela é muito mais do que o porto. É considerada uma das partes mais importantes da Patagônia argentina, contando também com uma fauna rica, com pinguins, leões-marinhos, baleias e muito mais.
Publicidade
As estancias patagônicas são antigos ranchos que hoje servem também como hospedagem para os turistas. Quem for para lá, perceberá diversas semelhanças com a cultura gaúcha, visto que os próprios vaqueiros argentinos são chamados de “gauchos”, usam bombachas e sempre andam com seu “facón”.
O céu da Patagônia é uma atração por si só. Graças aos esforços de manter a natureza da Patagônia o mais intocável possível, seu céu é limpo e cheio de beleza de dia e noite.
A Patagônia é muito mais do que pinguins e outros animais marinhos. A região é a casa de mais de 500 espécies, sendo entre esses 400 aves, 60 mamíferos e grupos de anfíbios, peixes e répteis. A foto é de um mara, simpático roedor da família da capivara. Por se parecer com uma lebre, também é conhecido como lebre-patagônica, mesmo não sendo de fato uma lebre.
Com cerca de 2500 espécies de plantas diferentes, a Patagônia exibe desde algas simples até grandes árvores, entre elas a nossa já conhecida araucária.
Para quem ama esqui e outros esportes de inverno, a Patagônia é um paraíso! Entre as várias opções de estações de esqui, as mais conhecidas e renomadas são a Chapelco e a Cerro Bayo.
Uma das coisas mais legais da Patagônia é a possibilidade de mudar totalmente de clima em poucas horas de viagem.
A Cova das Mãos, Cueva de las Manos em espanhol, é uma caverna da Patagônia argentina famosa pelas pinturas de mãos dos indígenas da região. As pinturas têm cerca de 9000 anos e é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999.
Localizado no norte da Patagônia, o Rio Futaleufú é alimentado pela neve derretida das geleiras da região. O rio é tão belo que é conhecido por pessoas locais como “un paisaje pintado por dios” (uma paisagem pintada por Deus).
Esse lago da Patagônia é compartilhado pela Argentina e Chile, sendo conhecido como Lago Buenos Aires no primeiro e Lago General Carrera no último. Os dois nomes são corretos e aceitos internacionalmente.
Publicidade
A Punta Tombo é uma península há 110km do continente e abriga a maior colônia de pinguins da América do Sul, o que fica bem claro pela foto.
Povoado desde a pré-história, o Chacabuco Valle se tornou um lugar disputado pelos amantes de ecoturismo devido às suas paisagens excêntricas e aventureiras
Só digo uma coisa: mergulho com leões marinhos.