Por Bruno Mendes
Kyoto é o principal pólo de cultura do Japão. A cidade é moderna, vibrante, com exemplares tradicionais preservados e claro, é muito fotogênica. Há vários atrativos aos visitantes por lá: templos de belíssima arquitetura, parques, ruas movimentadas para fazer compras, passarela das gueixas e uma série de eventos que ocorrem anualmente.
Publicidade
O Japão é um país pequeno mas de enorme e importantíssimo acervo cultural e com vários lugares bonitos, então, cada esquina de Kyoto é um verdadeiro encanto para viajantes de diferentes preferências. Se o ditado popular diz que “uma imagem vale mais que mil palavras “, o Viajali apresenta 17 mostras dos lugares da capital cultural japonesa que você irá guardar na memória.
Erguido no ano de 796, o templo Toji tem com 55 metros de altura, sendo considerada a maior torre do Japão feita de madeira. Além do belo formato e rico detalhamento, o seu interior conta com lojas de lembrancinhas e um incrível lago.
A ladeira Sannenzaka está localizada no distrito de Higashiyama e é uma excelente opção de passeio para quem prefere calmaria ao barulho de centros movimentados. Por lá você poderá visitar docerias, lojas de artesanato, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos. Olha que beleza essa via!
Montanhas e belíssima vegetação fazem parte do cenário próximo ao rio Katsura. Olha que imagem contemplativa e relaxante desse ponto de Kyoto.
Visitar templos no Japão pode parecer “passeio padrão” ou lugar-comum, mas nunca deixa de ser surpreendente. O templo budista de Daigoji foi fundado em 874 e entre diferentes estruturas, tem um pagode de 5 andares e um entorno muito adorável.
Do tradicional ao high tech. Um enorme prédio prateado com várias escadas rolantes, passarela e lojas com moderníssimos design, essa é a estação de trem de Kyoto, um lugar que sem dúvidas merece uma visita!
Sem dúvida os centros das cidades são os pontos mais importantes da economia e cultura de cada região. No Centro de Kyoto estão as principais lojas e a união bacana entre espaços modernos e tradicionais.
A trilha cercada por bambuzais da floresta de bambu de Sagano é o ambiente certo para quem quer sentir aquele gostinho único do contato com a natureza. É válido observar os raios de sol entre as vegetações e igualmente incrível, passear pelas vias iluminadas artificialmente nos pontos mais escuros.
Publicidade
O Castelo de Nijõ foi construído no século 17 e pertenceu a uma eminente família da época. Para a proteção contra inimigos, ele possui dois fossos e duas muralhas feitas de pedra. No seu interior há 30 cômodos, decorados com tapetes e graciosas pinturas, além de um agradabilíssimo jardim ao redor.
Gosta de novelas, filmes e seriados? Você precisa conhecer o Kyoto Studio Park pois lá são gravadas algumas produções japonesas. O parque tem um set de filmagem que remonta a época do período feudal japonês e museus de animes e filmes.
Se você quiser (e é claro que vai querer) poderá se vestir de samurai ou gueixa para se sentir, ainda mais, no Japão antigo.
Localizada na estação de trem de Arashiyama, a floresta de quimono é um local com 600 pilares de acrílico iluminados por LED, cada um deles com 2 metros de altura e estampas diferente. O efeito visual deles iluminados é muito bonito!
Sede da monarquia japonesa até 1868, o Palácio Imperial de Kyoto é um dos lugares historicamente mais relevantes da cidade. Ele possui diversos jardins, portais e seu interior pode ser acessado por intermédio de uma visita guiada.
Com espaços para piqueniques e conversas animadas e exuberantes cerejeiras, o parque Maruyama é uma ótima atração para as primaveras de Kyoto. Se você não quiser levar alimentos, fica tranquilo pois o lugar tem restaurantes.
Importante: o pôr do sol visto desse parque é espetacular!
Subir o miradouro de Daimonji-yama é uma experiência tranquila, principalmente se você tiver prática com trilhas. É muito bacana observar a natureza local e a vista da cidade do ponto mais alto.
No meio do subida, ou descida, é fácil encontrar idosos meigos que o cumprimentarão à maneira japonesa.
Publicidade
A torre de Kyoto tem 131 metros de altura e é um excelente ponto de observação da cidade. Lá em cima há um restaurante, onde você pode almoçar, jantar ou recarregar a energia com um lanche rápido entre as sessões de foto e caminhadas.
As histórias em quadrinhos japonesas, o tradicional Mangá, são apreciadas no mundo inteiro por crianças, adolescentes e adultos. Então, se você for um amante dessa fina arte oriental, não pode deixar de ir ao Museu Internacional de Mangá, onde existe a maior coleção de mangás do planeta.
O bairro Gion fica bem perto do centro de Kyoto. Por lá, você poderá conferir de pertinho as tradicionalíssimas gueixas, essas artistas japonesas que encantavam os homens através da dança e do canto. No teatro Gion Corner há uma belíssima apresentação de dança, vale muito a pena conhecer esse traço importantíssimo da cultura do Japão.
Kyoto é conhecida como a “cidade dos mil templos”, mas na verdade há entre 2 mil e 3 mil dessas construções pelos distintos recantos. Como já foi mencionado, não é mais do mesmo visitar alguns deles e o Kinkaku-ji – identificado como o templo de ouro – é um dos mais visitado, não pelo tamanho, mas por sua beleza e singularidade.
Os dois andares de cima desse símbolo de Kyoto são cobertos por ouro e difícil será ignorar a magnífica natureza ao redor!