Por Juliana Trinci
Atualizado em 21.03.23
A bordo do navio HSM Beagle, Charles Darwin estava pensativo. O barco atracou em um local pouco frequentado e com vasta fauna e flora. Foi exatamente essa atmosfera natural que inspirou o cientista, lá em 1835, a esboçar a ideia da hoje conhecida “teoria da evolução”. Muito mais do que o lugar por onde Darwin passou, Galápagos é o destino certo para quem gosta de estar em contato com a natureza, se aventurar e até mesmo relaxar.
Publicidade
O território formado por 58 ilhas vulcânicas possui um controle de entrada de visitantes rigoroso, para obviamente preservar não só a natureza intacta do local, mas também as espécies que por lá vivem (e vivem muito bem, diga-se de passagem). A seguir, saiba por que a vida selvagem faz de Galápagos um dos melhores destinos da América do Sul:
Galápagos é um arquipélago formado por ilhas vulcânicas, localizado no Oceano Pacífico, a mil quilômetros da costa equatoriana. O acesso pode ser feito de avião pelos aeroportos das ilhas de São Cristóvão e Baltra.
Conheça a seguir as atrações que não podem faltar em seu roteiro de viagem a Galápagos, com as respectivas ilhas sinalizadas onde os passeios estão localizados:
Kicher Rock é um imponente rochedo com formato de leão marinho, e é um ótimo local para quem gosta de mergulhar com cilindro ou praticar snorkel, devido à variedade de espécies aquáticas submarinas do lugar, principalmente no vão entre as duas rochas. Para chegar até lá, você pode contratar uma agência de viagens e fazer o trajeto de lancha a partir de Puerto Ayora, a ilha mais próxima.
Em Rancho Primicias você poderá observar tartarugas gigantes transitando naturalmente em seu habitat, e provavelmente será uma das raras vezes na vida que você presenciará algo do tipo. Quem já passou por lá garante que apesar da simplicidade, é um passeio inesquecível. O rancho fica na ilha de Santa Cruz, e o ideal é contratar um taxista para te levar até o local.
Apesar de pequeno, o local é ideal para quem aprecia uma bela variedade de peixes e frutos-do-mar. Mas não pense que a disputa pelas mercadorias será somente entre humanos não… os leões marinhos e pelicanos roubam as atenções dos frequentadores a procura de alguns petisquinhos sobrando. Uma graça!
Publicidade
Não deixe de curtir um dia de sol em Lagoon El Junco, uma lagoa no topo de um vulcão, acessada através de uma trilha, de bicicleta ou de táxi. Independentemente do deslocamento, será necessário subir uma longa escadaria, mas apesar da dificuldade, pode apostar que a recompensa será inesquecível.
The Wall of Tears (O Muro das Lágrimas) foi construído entre 1945 e 1959 por prisioneiros da colonia penal — um local cheio de significados, com grande importância na história de Galápagos. Alugue uma bicicleta para poder aproveitar melhor o passeio, assim você percorrerá os 25 metros de extensão do muro sem maiores problemas.
La Tintoreras é um conjunto de pequenas ilhas que guardam belas surpresas para seus visitantes. Você encontrará por lá iguanas, cardumes de peixes, leões marinhos, pinguins e atobás de patas azuis vivendo em seu ambiente natural. Uma atividade perfeita para quem não abre mão de entrar em contato com a natureza.
Se você deseja conhecer um pouco mais da história de Galápagos, não deixe de ir ao San Cristobal Interpretation Center. A fauna, flora e a geologia local é explicada através de uma exposição interativa e alguns mapas. Um bom lugar para visitar no primeiro dia de viagem, e assim se familiarizar com todas as atrações no decorrer da trip.
Há muito tempo, existiam navios que caçavam baleias e ficavam meses em alto mar. Para reporem o estoque de comida e água, essas embarcações atracavam em uma das ilhas de Galápagos, e os viajantes aproveitavam o trânsito de diversos outros navios para depositarem em um barril cartas endereçadas aos seus parentes. Quem passava por lá em direção a Europa e Estados Unidos levava as correspondências para seus respectivos destinos. É interessante, porque ainda hoje você pode fazer esta troca: pegar uma carta do barril e também e deixar a sua.
Todo mundo já sonhou em morar em uma casa na árvore quando era pequeno, certo? A Casa de Ceibo é o destino perfeito para o viajante voltar a ser criança! A árvore que abriga a estrutura de madeira possui mais de 300 anos! A criançada adorará este passeio, mas os adultos também se apaixonarão pelas curiosidades do local.
O Museu Maprae é uma atração um pouco diferente das demais em Galápagos. Mais do que apenas apreciar as obras e esculturas, você experimentará uma experiência única, uma vez que o acervo é apresentado através de realidade aumentada, deixando o passeio ainda mais interessante. Saiba mais sobre a estrutura local, horários e ingressos, clicando aqui.
Dragon Hill é uma colina rochosa com um número imensurável de Iguanas da Terra, que mais parecem pequenos dragões. Excelente lugar para quem gosta de fazer uma caminhada, pois além dos animais que dão nome à ilha, você também ficará de boca aberta com um fantástico lago repleto de flamingos e pássaros das mais variadas espécies que existem por lá.
Um oásis em Galápagos, esta praia é a pedida certa para quem quer descansar e relaxar. Para chegar até ela é preciso alugar um barquinho e depois fazer uma pequena caminhada, mas o esforço vale a pena. Aproveite para tomar banho de mar e pegar um sol (a água é super calma, até parece uma piscina), praticar snorkel e apreciar toda a vida marinha, com uma vista incrível de cardumes, tartarugas, tubarões e arraias.
Publicidade
Este canal serve de travessia entre o aeroporto e a ilha de Santa Cruz. O local é de uma beleza ímpar, portanto, não deixe de apreciar toda a vida subaquática do lugar, como também os leões marinhos, pelicanos e outras aves, enquanto realiza o trajeto. Aproveite para tirar muitas fotos.
Fundada em 1959, essa estação visa conservar os sistemas marinhos e terrestres de Galápagos. Parada obrigatória para quem visita o arquipélago, para desfrutar de um passeio interativo e cheio de detalhes (por isso, dedique um tempo para conhece-la por completo). Separe o seu tênis mais confortável para andar sem machucar os pés!
Prepare-se para conferir os spoilers fotográficos mais inspiradores deste paradisíaco destino:
Gostou das dicas? Não deixe de conferir também as 17 fotos das Ilhas de Galápagos que vão aumentar a sua vontade de viajar.