Por Flávia Resende
A cidade de Gold Coast é a segunda maior cidade do estado de Queensland, na Austrália. A região começou a crescer no fim da década de 1920, com a fundação do Hotel Surfers Paradise. Hoje, a cidade é um importante destino turístico com suas praias, vida noturna agitada, grandes parques temáticos e floresta tropical.
Publicidade
Se estes são os tipos de passeios que você adora fazer em suas viagens, vem conhecer mais sobre esse destino incrível!
A região metropolitana de Gold Coast fica no estado de Queensland, há aproximadamente 66 km de Brisbane, capital do estado.
A cidade conta com um aeroporto internacional localizado em seu extremo sul. Não há voos diretos do Brasil para Gold Coast, mas companhias aéreas como a Latam têm voos com escalas no Chile e em Sidnei.
Ao programar uma viagem é importante buscar mais informações sobre o clima do local que se pretende visitar para saber o que esperar quando desembarcar no destino. Confira os detalhes do clima em Gold Coast:
Outono: de março a maio, os dias são ensolarados e as noites quentes, com temperaturas que variam entre 16 e 26ºC. Abril e maio são os meses com temperaturas mais agradáveis e menor precipitação. É ainda o período mais barato para visitar a cidade porque está fora da época das férias escolares e períodos turísticos.
Inverno: entre junho e agosto, o inverno deixa os dias ensolarados e secos, com temperatura variando entre 11 e 21ºC. Nessa época há menos chuva, a umidade é menor e a temperatura continua quente, porém mais agradável.
Publicidade
Primavera: de setembro a dezembro, a cidade tem dias ensolarados e noites com temperaturas amenas. As temperaturas oscilam entre 15 e 25ºC.
Verão: de dezembro a fevereiro, a temperatura fica entre 20 e 28°C. Pode ser úmido nessa estação, mas a brisa do mar deixa os dias mais frescos. Ainda assim, o calor pode ser desconfortável para algumas pessoas.
Gold Coast tem uma média de 245 dias ensolarados e com temperatura agradável para aproveitar diversas atrações e programar atividades ao ar livre. Os dias chuvosos acontecem geralmente no verão.
Além de belas praias propícias para a prática de esportes e para banhos de mar, Gold Coast tem várias outras opções de lazer para os turistas. São parques temáticos, parques naturais, museus, cachoeiras, montes, lagos, teatros e muito mais! Confira algumas dessas atrações:
A praia fica em Palm Beach, subúrbio na costa de Gold Coast, entre os riachos Tallebudgera Creek e Currumbin Creek. As duas áreas estão entre as mais populares da cidade em relação a lazer para famílias. Com um estilo de vida descontraído, águas tranquilas para passeios de barco, pesca e natação, é um ótimo destino para quem procura um lugar tranquilo para relaxar, mesmo estando a minutos de grandes shoppings. Também fica a apenas 10 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Gold Coast.
Outra escolha popular para férias em família, Miami Beach conta com águas limpas para prática do surf e natação. Além de área para churrasco e piquenique, há também um parque para as crianças se divertirem.
É um dos grandes parques temáticos de Gold Coast e o único com um hotel ao lado. O parque sempre tem atrações temáticas de animais e é conhecido por seu foco na vida marinha e em sua conservação.
É o maior parque temático de Gold Coast e se destaca por seus grandes brinquedos que proporcionam momentos de muita adrenalina. Alguns deles são a Torre do Terror II; Pandamonium; montanha-russa Buzzsaw, com 46 metros de altura e início de cabeça para baixo; e a montanha-russa Hot Wheels Sidewinder.
O parque, localizado perto da praia de mesmo nome, abrange uma área de floresta tropical na beira do mar de Gold Coast. O local é muito procurado por pessoas que praticam atividades físicas como caminhada e trilhas com vários níveis de dificuldade.
Publicidade
Percorrendo as trilhas, é comum encontrar mirantes que proporcionam uma bela vista para o Tallebudgera Creek e o mar. Se você estiver visitando o parque de junho a outubro, na temporada das baleias, pode conseguir avistá-las se exibindo.
São 27 hectares de floresta tropical Currumbin, onde os visitantes podem andar por áreas abertas junto aos animais, alimentar cangurus e lóris selvagens, assistir a apresentação de aborígenes, tocar em coalas ao longo do caminho e visitar o Hospital da Vida Selvagem.
Além de poder visitar o santuário em um trem em miniatura, as crianças podem se divertir ainda mais no Wild Island, um parque temático ao ar livre.
O Tallebudgera Creek é um rio que tem sua nascente em Springbrook. O trecho mais conhecido de sua extensão, porém, fica às margens do Burleigh Heads National Park, onde há uma praia de águas cristalinas boas para relaxar. Seu trecho próximo ao mar tem área arborizada, espaço para estacionar motorhomes, área de camping, trechos com área e parque para as crianças.
O Monte Cordeaux é provavelmente uma das trilhas mais bonitas que cercam Gold Coast e oferece vistas panorâmicas dos vales ao redor. Quando chegam ao topo, os visitantes podem ver uma das mais antigas formações geológicas da Austrália chamada “The Great Dividing Range”.
A cachoeira fica a oeste, a partir de Gold Coast, no Parque Nacional de Springbrook. Para chegar até a queda de águas é preciso caminhar cerca de 15 minutos por uma trilha fácil de ser percorrida. A queda d’água forma uma piscina ótima para um mergulho rápido. Vale a pena conhecer!
A plataforma de observação, localizada a 230 metros do chão no topo do prédio Q1, é a única à beira-mar da Austrália. Com painéis de vidro do chão ao teto, proporciona uma bonita vista de 360º de Gold Coast, independente de como está o tempo. O local está aberto para todas as idades, mas a entrada de menores de 18 anos não é permitida nas sextas e sábados após as 20h.
O parque aquático é garantia de diversão para pessoas de todas as idades. Há opções mais radicais para adultos, como uma montanha-russa na água e os maiores toboáguas do país, e áreas mais tranquilas para as crianças, com piscinas rasas, escorregadores e instrumentos musicais para tocar na água. Para curtir em família, há atrações como a The Little Rippers e a Cave of The Waves.
Apesar de ter uma faixa de área pequena, a praia tem um gramado bem amplo, onde se pode ler um livro tranquilamente ou fazer um piquenique. Além disso, é através da praia que se chega ao Burleigh Heads National Park.
A caverna é uma das atrações do Springbrook National Park, na Gold Coast Hinterland. Em suas galerias, vive uma grande quantidade de Arachnocampa Luminosa ou Glowworm, uma espécie de inseto bioluminescente que proporciona um efeito mágico à noite. Isso ocorre porque, em sua fase de larva, o inseto emite uma luz brilhante para atrair suas presas.
Não se esqueça de usar calçados confortáveis para percorrer 500 metros a pé para chegar à caverna e, de preferência, contratar um tour guiado para aproveitar o passeio em segurança.
Não é um Madame Tussauds, mas Gold Coast também tem seu museu de cera. Lá você encontrará estátuas de famosos como o Michael Jackson, Barack Obama e Adolf Hitler; e personagens como Jack Sparrow e Conde Drácula. Outra atração é a Câmara dos Horrores.
Localizado no Parque Nacional de Lamington, o Vale do Mundo Perdido é para quem gosta de lugares tranquilos, mas que não deixam de ter aventuras. No meio de muito verde, o vale esconde piscinas naturais e cachoeiras onde os visitantes podem se refrescar depois da caminhada.
É um ambiente que também pode ser frequentado por crianças, que podem brincar livremente em meio à floresta tropical. Algumas das atividades oferecidas – que devem ser contratadas – são passeio a cavalo, observação de pássaros, passeios de balão e pesca. Se você quiser passar a noite no local, é só reservar com antecedência sua acomodação.
Conhecer melhor Gold Coast pode ser uma experiência inesquecível que vai te proporcionar muitas boas lembranças e o desejo de prolongar sua viagem!
Já em relação à qualidade de vida, a região investe muito em educação e tem muitas escolas públicas e privadas, além de universidades. Os serviços públicos, como segurança e saúde, são eficientes e de qualidade. Ao considerar a quantidade de benefícios e a qualidade de vida que a cidade proporciona aos seus habitantes, seu custo de vida pode ser considerado baixo. Já imaginou se mudar para lá?
Em Gold Coast há diferentes opções de hospedagem para atender ao perfil e ao orçamento de todos os tipos de viajantes. Confira algumas sugestões a seguir:
O resort fica localizado a 10 minutos de carro de Surfers Paradise, das praias de Gold Coast e Jupiters Casino. Todos os quartos têm uma decoração moderna e possuem varanda ou sacada com vista para a piscina, os jardins do resort ou do campo de golfe. Além disso, oferece academia, duas piscinas ao ar livre, sauna, duas quadras de tênis, bar e restaurante. Atividades ao ar livre não vão faltar!
Localizado em Surfers Paradise, o hotel fica a cinco minutos a pé dos pontos de bonde Cypress Avenue e Surfers Paradise. O estabelecimento possui quartos com ar-condicionado, varanda com vista para o mar, sofá, TV a cabo. Além disso, dispõe de comodidades como piscina ao ar livre, restaurante, quadras de tênis, bar e academia.
O Hilton tem quartos com janelas panorâmicas que proporcionam uma vista deslumbrante do mar, wi-fi, TV a cabo e mesa de trabalho. Alguns também têm varanda privativa para dar mais privacidade aos hóspedes. Para se divertir e relaxar, o hotel possui bares, restaurante, quatro piscinas, salas de ginástica, sauna e spa. Localizado entre as avenidas Orchid e Surfers Paradise, o hotel está a 45 minutos a pé da Marina Mirage.
O chalé, com vista para as montanhas Glass House, possui acomodações com varandas térreas privativas com vista para a montanha ou para o jardim, banheiro privativo, aquecimento, wi-fi e, em alguns deles, há também cozinha equipada. Quem já se hospedou por lá ficou encantando com a cozinha de uso comum instalada dentro de um vagão de trem restaurado. Criatividade não falta!
Devido à sua localização privilegiada, o hotel é uma boa opção para quem gosta de curtir a vida noturna, praias e parques temáticos. Diversão é o que não falta com várias praias, restaurantes, lojas e bares em suas proximidades. Alguns quartos do hotel têm varanda privativa com vista para o mar, TV via satélite e até banheira de hidromassagem. Se você vai viajar com crianças, a hospedagem e o café da manhã são gratuitos para até dois menores de 16 anos que estejam compartilhando o quarto com você.
De opções mais simples às luxuosas, nossas sugestões de hospedagem proporcionam o conforto e as comodidades que se busca em uma viagem.
A cidade oferece uma grande variedade gastronômica, sendo possível desfrutar de boa comida e bons vinhos. Para te ajudar em sua escolha, selecionamos opções de restaurantes e bares que você precisa conhecer:
O estabelecimento é um restaurante com estilo de mercado, onde os clientes podem escolher o que desejam. Para quem gosta de acompanhar a preparação dos pratos, no Bazaar é possível. A especialidade do restaurante é comida contemporânea e neozelandesa. Entre as opções estão frutos do mar, sopas, pizzas, saladas, massas, carnes e uma variedade de sobremesas. Além de opções vegetarianas e sem glúten. Pra ficar ainda melhor, o restaurante tem vista para um lago.
O restaurante serve pratos da cozinha europeia e australiana. Em seu menu também há opções veganas, vegetarianas e sem glúten. Algumas pessoas que já estiveram no local recomendam o jantar composto por sete pratos e vinho.
Pratos da culinária internacional são servidos no The Little Plate e, se você segue uma dieta especial (vegetariana, vegana ou sem glúten), também terá opções por lá. O restaurante se destaca por seu ambiente aconchegante, bom atendimento e boa comida, com destaque para os mexilhões e os bolos de peixe.
O Rabbath é um bom lugar para conhecer a culinária libanesa, mediterrânea e do Oriente Médio. Os vegetarianos, veganos e aqueles que não comem glúten não precisam se preocupar, pois o restaurante tem muitas opções de pratos para eles.
Por ser um restaurante pequeno e intimista é recomendado fazer reserva com antecedência. A concepção dos pratos é explicada por uma equipe que presta um excelente atendimento.
Quando está longe do Brasil você não abre mão do bom e conhecido churrasco brasileiro? Então esse bar vai te agradar! Além das carnes, entre as opções de bebidas estão caipirinha feita com cachaça brasileira e cerveja. Pra fechar a refeição, que tal o famoso brigadeiro? O menu tem opções à la carte que atendem também a vegetarianos, opções para crianças e o All you can eat (Tudo que você pode comer).
Assim como as atrações turísticas da cidade, a culinária australiana também vai te conquistar!
Selecionamos fotos da região que mostram seus encantos e vão te deixar apaixonado. Confira mais algumas fotos dessa cidade neozelandesa:
Gold Coast é uma cidade que recebe de braços abertos todos os perfis de viajantes. Já pensou em visitá-la em sua próxima viagem? Quando você conhecê-la, provavelmente vai querer voltar!