Por Bárbara Costa
Gonçalves, no Sul de Minas, é um destino que reúne o ritmo tranquilo das cidades do interior, um clima agradável proporcionado pela proximidade com a Serra da Mantiqueira e belezas naturais. Que tal se recuperar da correria do dia a dia em uma charmosa cidade mineira?
Publicidade
Abaixo, você verá onde ter ótimas experiências gastronômicas, em quais pousadas se hospedar e o que fazer em Gonçalves. Continue lendo e comece a preparar seu roteiro agora mesmo!
Índice do conteúdo:
Gonçalves fica na região Sul/Sudoeste de Minas Gerais e faz limite com municípios como São Bento do Sapucaí (SP) e Camanducaia (MG). Sua distância até a capital mineira é de 458 km.
Para quem parte de São Paulo, é preciso pegar a Rodovia Presidente Dutra e seguir até São José dos Campos, onde tem início a SP-050. Continuando por essa estrada, o motorista chegará a Sapucaí-Mirim e São Bento do Sapucaí (quando terá que sair pela estrada asfaltada à esquerda para chegar a Gonçalves).
Já se o ponto de partida for Belo Horizonte, o visitante deve pegar a Rodovia Fernão Dias, seguir até Pouso Alegre, entrar no viaduto e continuar para Itajubá. Em seguida, ele passará por Paraisópolis e São Bento do Sapucaí — onde terá que pegar o primeiro acesso asfaltado à direita, rumo a Gonçalves.
Como Gonçalves fica na Serra da Mantiqueira, sua localização estratégica permite que turistas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro tenham fácil acesso à cidade.
Se você gosta de fazer trilhas, conhecer cachoeiras e manter contato com a natureza, ficará encantado com o sossego de Gonçalves. Veja quais são os principais atrativos da região!
Publicidade
Com uma altura aproximada de 1.700 m, a Pedra Chanfrada proporciona uma linda vista da Serra da Mantiqueira. Para acessá-la, é preciso percorrer uma trilha curta e bem sinalizada, porém bastante íngreme. O caminho começa no restaurante Ao Pé da Pedra, onde você pode fazer uma deliciosa refeição após todo o esforço. Que tal?
A trilha é aberta, passando por campos e uma plantação de bananas, bastante comum na região. A Pedra do Cruzeiro tem 1.125 m de altura e, do alto, permite avistar a Serra dos Venâncios e a Serra dos Remédios. O percurso tem um total de 2,6 km de subidas e não há fontes de água potável no caminho, portanto não se esqueça de levar sua garrafa!
Localizada no centro, a Igreja Nossa Senhora das Dores é a maior de Gonçalves e pode ser avistada de diversos pontos da região. Bem preservado, seu interior tem uma boa iluminação e traz imagens de episódios bíblicos nas laterais e nos azulejos. O local abre diariamente, mas os horários de visitação podem variar de acordo com as atividades da paróquia.
Comandado pela ceramista Cynthia Gavião, o Atelier Papegilla fica no centro de Gonçalves. Por lá, são expostos trabalhos de muito bom gosto e delicados, que encantam os visitantes que o conhecem. O melhor é que você pode ser recebido pela própria artista e ouvir mais sobre cada peça ou acompanhar o processo de produção. Interessante, não?
O acesso à Cachoeira dos Henriques é fácil e se dá pela estrada que leva ao Bairro dos Martins, sendo possível estacionar o carro bem próximo. O local é formado por várias quedas d’água e conta com um delicioso poço para banho. A beleza do lugar e a transparência das águas certamente vão conquistar você!
“Bem-vindo ao fascinante mundo dos sentidos”! Essa loja de especiarias é um projeto caseiro, porém já se tornou um ponto turístico de Gonçalves. Fernanda Kurebayashi, que comanda a casa, mantém a cozinha e a mente abertas a experimentações.
Você encontrará antepastos (grego, indiano, provençal), chutneys (manga e abacaxi com cebola roxa), conservas e geleias (inclusive a inusitada de chocolate com cachaça) e sais temperados por lá. Vale a experiência!
O Libertas é a opção ideal para quem quer relaxar após caminhar pelas ruas de Gonçalves e fazer as trilhas da região. No melhor estilo “cultura da roça”, o bar conta com sinuca e vitrola no período da noite. Já durante o dia, há passeios de cavalo e carro de boi, além de colheitas na horta orgânica. A casa também costuma promover rodas de viola, que prometem deixar sua noite ainda mais especial!
Pronto: agora você já sabe o que visitar nessa charmosa cidade mineira!
Publicidade
A hospedagem é outro quesito que não deixa a desejar em Gonçalves. Confira as melhores opções!
Está em busca de um refúgio em meio a muito verde, que o permita equilibrar as energias? A pousada O Montanhês conta com uma infraestrutura tipicamente alpina, com todo o conforto que você merece. Os chalés são perfeitos para casais (mas acomodam até três pessoas), já as suítes abrigam até cinco hóspedes. Hidromassagem, lareira, saunas, piscina aquecida e salão de jogos estarão à sua disposição!
Passear, descansar e sentir-se em casa: a pousada Vida Verde está preparada para aqueles que querem dias de descanso perfeitos a 1.450 m de altitude. O atendimento personalizado encanta quem passa por lá e, junto ao ar puro e clima saudável, vão fazer com que você não queira ir embora. Aproveite para conhecer os lagos e a horta agroecológica!
Localizada no topo da Serra da Mantiqueira, a pousada tem uma bela paisagem natural e, como o nome já diz, está próxima das florestas de araucárias típicas de Gonçalves. O estabelecimento conta com uma piscina climatizada, charmosos chalés, sala de ginástica e o Restaurante Pó de Ninho — onde o clima de montanha se traduz nos pratos servidos e na primorosa seleção de vinhos.
A Bicho do Mato conta com oito chalés em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira e garante ao hóspede todos os cuidados necessários para o seu bem-estar. A hospitalidade mineira permeia desde a administração do estabelecimento, já que se trata de uma empresa familiar, até o atendimento e o preparo dos alimentos pela equipe (composta principalmente por moradores da região). Prepare-se para se sentir em casa!
Os chalés, o restaurante, o deck e a varanda da sede têm uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira. Para que o hóspede vivencie despreocupadamente os dias de descanso que tanto deseja, a pousada é toda planejada de forma a proporcionar conforto e bem-estar.
Todos os chalés oferecem lareira, TV e aquecimento a gás. No café da manhã, você terá uma farta mesa com bolos e pães, entre outras iguarias, à disposição. E o melhor: tudo isso é servido em um restaurante com visão panorâmica. Nada mal, concorda?
Com tantas opções incríveis, difícil vai ser escolher onde se hospedar em Gonçalves, concorda?
A alimentação é um ponto importantíssimo em uma viagem. Para descobrir quais restaurantes são indicados em Gonçalves, acompanhe os tópicos a seguir.
O Sabores da Mantiqueira abriu as portas em 2009, oferecendo caldos e “bisquiches” (criados pelo próprio estabelecimento e preparados com biscoito de polvilho em vez de pão). Em seguida, vieram os escondidinhos de carne seca e mix de cogumelos, que mais tarde ganharam versões com os shitakes produzidos no local. Entre as bebidas, as cervejas artesanais da região merecem destaque!
Com a proposta de fazer com que o cliente se “sinta em casa”, o Quintal da Bel fica instalado nos fundos de uma casa e traz um ambiente rústico, bem típico do interior de Minas. Há um pequeno jardim com horta e fogo de chão (para o inverno) em um anexo do quintal, o que promete deixar você e sua família ainda mais à vontade para almoçar, jantar ou pedir um lanche. Vale experimentar!
No Deméter na Roça, você encontra um delicioso e farto buffet com especialidades rurais no fogão de lenha, além de saladas orgânicas. O atendimento simpático e atencioso, junto ao cuidado no preparo dos pratos, promete satisfazer aos clientes. O purê de mandioquinha com molho de ervas e o lombo de porco na cerveja são de dar água na boca!
O Flor de Cerejeira oferece o melhor da gastronomia contemporânea em uma agradável e charmosa casa de esquina. O espaço conta com um salão amplo e arejado, além de um gostoso terraço para os dias mais quentes. Prove a truta com alcaparras, macadâmia e purê de banana da terra e o grelhado de filé mignon, manteiga de ervas e risoto de champignon. Você não vai se arrepender!
O espaço abriga um bistrô e uma livraria, servindo almoço e jantar com uma das vistas panorâmicas mais privilegiadas da cidade. Os pães, as massas, os doces e os risotos são feitos no próprio estabelecimento, de maneira artesanal. Para combinar com o clima de montanha e deixar seu jantar ainda mais especial, que tal um fondue acompanhado de bons vinhos e uma lareira?
Agora você já sabe que comer também não será um problema em Gonçalves, certo?
Se você ainda está em dúvida quanto a incluir Gonçalves no seu roteiro, não deixe de conferir as imagens selecionadas!
Agora você já sabe por que essa interessante cidade mineira atrai inúmeros visitantes, não é mesmo? Já decidiu o que vai visitar e onde se hospedar em Gonçalves? Só não vale deixar de conhecer a região!