Por Nicole Dias
Atualizado em 04.05.23
Talvez você nunca tenha ouvida falar sobre Granada, mas está prestes a se apaixonar por esse destino. Isso porque essa cidade da Espanha reúne tudo de bom em um mesmo local: cultura, belezas arquitetônicas, história, gastronomia, paisagens de tirar o fôlego… A mão para pegar o passaporte e comprar passagem chega a coçar!
Publicidade
Quer saber quais são as atrações mais bacanas de Granada, onde comer e onde se hospedar por lá, além de conferir fotos espetaculares? Basta continuar lendo o post para ver essas e muitas outras dicas.
Índice do conteúdo:
Localizada da região da Andaluzia, ao sul da Espanha, Granada fica a cerca de 130 quilômetros de distância de Málaga e pouco mais de 250 quilômetros de Sevilha. Por estar pertinho de Sierra Nevada, o clima de Granada tende a variar bastante, com mais calor ao longo do dia e frio à noite. Não chove muito por lá, sendo que as estações são bastante definidas: invernos gelados e verões escaldantes – podendo superar os 40ºC.
Não faltam coisas legais para fazer em Granada, desde as atrações mais tradicionais até aquelas que são alternativas. Confira.
Definitivamente, a atração mais conhecida de Granada. A Alhambra é uma grande fortaleza, uma belíssima herança deixada pelos mouros. Dentro de suas muralhas avermelhadas estão belíssimos jardins, palácios, museus, fontes e até restaurante. A arquitetura é inacreditavelmente bela, assim como toda a história do local. Se você não sabe por onde começar o passeio, escolha o Generalife como primeira parada. Esse palácio de verão é lindo! Na sequência, explore os Palacio de Carlos V, Nazaríes e Alcazaba.
Mesmo que um passeio mais religioso não faça o seu estilo, não deixe de visitar a Catedral de Granada. Imponente, a construção traz um estilo renascentista e chama a atenção por suas grandes dimensões. Seu interior é amplo, tomado por colunas em tons claros. Dentro da Catedral é permitido tirar fotos e fazer vídeos.
Nem só de prédios históricos se faz Granada. No seu Parque de las Ciencias é possível desfrutar de uma experiência totalmente diferente. O museu conta com exposições permanentes e temporárias. O biodomo, onde habitats naturais são reproduzidos, é muito interessante, assim como a área de aquário. Trata-se de um passeio legal para famílias com crianças.
Publicidade
Ao passear pela Calle de las Teterías (Calderería Nueva), quase é possível se sentir em Marrakech. Isso porque a área é repleta de salões de chá, restaurantes árabes e lojinhas de artesanato. Consiste em um bom local para se passear se você deseja experimentar chás diferentes, comprar artefatos marroquinos ou se deixar levar pelos deliciosos aromas.
Conhecido como o coração árabe de Granada, o bairro Albaicín é um verdadeiro regalo aos olhos. As paredes, em sua maioria brancas, são decoradas com pratos coloridos e vasos floridos. As ruas são estreitas, as portas são bem trabalhadas, há jardins para todo lugar que se olha. Em sua caminhada pelo bairro, não deixe de passar pelos banhos árabes, pelas simpáticas praças e pelas casas de chá.
Os apaixonados por grandes vistas não podem deixar de ir ao Mirador San Nicolás, de onde é possível ter uma visão privilegiada da cidade, das montanhas e de Alhambra. Para chegar lá deve-se fazer uma breve caminhada nas ruelas de pedra a partir de Albaicín. O melhor horário é ao entardecer. Os tons de dourado do pôr do sol são inesquecíveis. Mais um motivo para colocar essa atração no roteiro: é gratuita.
Um dos bairros mais interessantes de Granada, Sacromonte é um lugar legal de se percorrer a pé, sem pressa. Dessa forma é possível prestar atenção aos detalhes da arquitetura, nas apresentações de flamenco que ocorrem pelas próprias ruas e na herança cultural cigana. De lá também se tem uma boa visão da Alhambra. As cuevas são grandes atrativos da região: museus, casas de dança e restaurantes dentro de grutas cavadas nas montanhas.
No charmoso bairro de Sacromonte fica a abadia de mesmo nome. Por lá é possível conferir belos monumentos religiosos, bem como conhecer capelas, grutas e as Santas Cuevas. Há visitas guiadas (em espanhol) todos os dias, sendo que às 16h o foco do tour é na parte artística do local. Na Abadia de Sacromonte ocorre a romaria de São Cecílio, uma das celebrações religiosas mais importantes da cidade.
Carmen é nome de mulher, mas também é como se chamam algumas construções típicas de Granada: espaços externos rodeados por muros, uma mistura charmosa de jardim, pomar e varanda. Há carmens por várias partes da cidade, especialmente por suas colinas, e a do pintor Max Moreau é uma bem bacana de se visitar. A entrada é gratuita e o local é um verdadeiro museu do passado de Granada. Há quadros, móveis e um jardim de vários níveis.
Primeiro monastério construído em Granada depois da conquista da cidade por parte dos cristãos, foi declarado como Bien de Interés Cultural e encanta por toda a sua história e arquitetura, da fachada até as áreas internas. Há diversas salas a se visitar, verdadeiros museus. A igreja de San Jerónimo é igualmente maravilhosa, com um altar que rouba a cena. Uma visita de contemplação e respeito ao passado.
A aproximadamente 30 quilômetros de Granada está a estação de esqui Sierra Nevada, que pode ser acessada tanto de ônibus quanto de carro. É legal para quem quer esquiar, mas existem outros atrativos, como restaurantes, lojas, teleférico (com uma vista espetacular) e atividades na neve. É possível fazer aulas de esqui e snowboard. O parque de Sierra Nevada tem uma boa estrutura e atentas equipes de segurança.
Ninguém ficará entediado em Granada, isso é garantido!
Publicidade
Além de todos os locais legais a se conhecer, Granada é cheia de histórias. Conheça alguns fatos curiosos sobre o local:
Apostamos que agora você vai sair procurando pelos tais jardins secretos… Ou até imaginar como seria o Jogo dos Tronos no meio das belezas de Granada.
De hotéis tradicionais até hostels descolados, não faltam opções de hospedagem para quem está em Granada. Conheça alguns dos endereços mais recomendados entre turistas.
Tendo sua localização como um dos pontos fortes (poucos minutos da Alhambra), o Eurostars Washington Irving oferece tudo que você precisa para se sentir confortável. Os quartos são equipados com televisão de tela plana, ar-condicionado, minibar, internet wi-fi e banheiro privativo. Na estrutura ainda há piscina e bar. Tudo de primeira linha!
Com uma fantástica vista da cidade, o Catalonia Granada trata muito bem seus hóspedes e fica perto do centro, de supermercados e restaurantes. O conforto dos amplos quartos é um de seus pontos altos, assim como o farto café da manhã. Há um estacionamento nas proximidades, mas é pago separadamente.
Considerado um dos melhores hotéis de Granada quando o assunto é custo-benefício, o Barcelo Carmen oferece ambiente familiar e boa localização. Há estacionamento disponível (interessante fazer reserva), piscina e terraço com uma vista bem bonita da cidade. O café da manhã é farto.
Além de ter um preço mais baixo, esse hotel ainda fica perto de supermercados, uma ótima alternativa para quem quer comprar lanches ou refeições mais baratas. Os quartos do Hotel Carlos V são equipados com televisão de tela plana, ar-condicionado e internet wi-fi. Conforto na medida certa.
Quem procura uma opção de hospedagem econômica e não se importa em compartilhar banheiros ou dormitórios pode apostar em um bom hostel. O Oh! My Hostel é pequenino, mas conta com boas áreas comuns, cozinha equipada e sistema de segurança nas portas. A proximidade com diversos atrativos de Granada compensa a falta de conforto.
Todo moderninho, o hostel é limpo, bem localizado e conta com staff atencioso. As áreas coletivas são muito boas e a estrutura da hospedagem é bem nova. Há ar-condicionado nos quartos. Pago à parte, é possível contratar serviço de lavanderia ou o Desayuno VIP, um café da manhã especial. O bacana é que há um cronograma semanal com atividades, como free tour por Granada.
Escolha aquela alternativa que mais combina com o seu estilo de viagem e já faça sua reserva!
É possível fazer uma volta ao mundo sem sair de Granada. Como? Através da comida! Frutos do mar, culinária típica espanhola, pratos inspirados na Itália ou até iguarias da gastronomia árabe: você encontra tudo isso nos restaurantes da região. Anote alguns dos mais interessantes:
Número 1 na lista de restaurantes de Granada do TripAdvisor, El Mercader é o local certo para comer e beber bem. Especializado na culinária mediterrânea, o restaurante é elogiado pela comida de alta qualidade, bem como o atendimento. O local é pequeno e disputado, então é interessante fazer reserva para garantir uma mesa.
Com cuidado em cada detalhe do seu ambiente tipicamente árabe, esse restaurante oferece excelentes refeições, bom custo-benefício e funcionários gentis. No cardápio, tajines, cuscuz, saladas e pastela – prato típico marroquino que lembra ligeiramente um empadão. Não deixe de experimentar os sucos, especialmente o de limão com hortelã.
Com um visual moderninho, o Cala oferece uma proposta gourmet. A ideia é fazer uma combinação da gastronomia mais tradicional com toques vanguardistas, misturando a experiência francesa do chef de cozinha com ingredientes locais. O resultado se dá na forma de pratos saborosos e com lindas apresentações. O menu degustação com 6 pratos custa 40€.
É possível se deliciar com comida italiana da melhor qualidade no Cacho & Pepe. Lasanhas, canelones e massas diversas estão entre os atrativos do menu, tudo preparado com ingredientes frescos e de forma artesanal. O bacana é que você pode montar seu prato conforme o gosto: há opções de massas recheadas de dar água na boca, enquanto os molhos vão dos mais tradicionais até versões como quatro queijos com nozes ou creme de abóbora com bacon.
Para se deliciar com iguarias da culinária espanhola e com bons pratos de frutos do mar, vá no Mesón el Cordobes de Jose Peregrina. A paella é o carro-chefe da casa e a comida é farta. O atendimento é prestativo, muitas vezes feito pelo próprio proprietário. Há uma carta de vinhos que harmoniza perfeitamente com as delícias servidas, enquanto as ótimas sobremesas completam uma refeição muito bem feita.
Para comer uma comida árabe caseira deliciosa e não estourar o orçamento da sua viagem, faça uma refeição nesse local. Papas Elvira é um restaurante pequenininho e bem acessível, com funcionários amigáveis. Entre os pratos, empanadas, saladas, falafel, sopas e doces típicos. Ponto alto: há opções vegetarianas, veganas e sem glúten.
Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?
Se você faz várias viagens, deve saber: uma das melhores formas de se planejar bem é conferindo dicas de quem já esteve no seu destino. Anote as dicas a seguir para organizar seu roteiro por Granada!
https://youtu.be/3rBTJYiTbPQ
Quando o seu tempo de viagem é curto, é preciso optar por algumas atrações mais essenciais. O roteiro de Elis Moreno contempla, entre outros locais, a Alhambra, o palácio de Generalife, o bairro Albaicín e a calle Reyes Católicos. Ótima pedida para um dia em Granada.
Diferente dos roteiros mais tradicionais por Granada, o vídeo do canal Viaje Sem Turbulência explora a região central da cidade, passando pelo prédio dos Correios, lojinhas de souvenires e o imperdível Paseo de los Tristes.
O vídeo de Laura Peruchi mostra o charme dessa região da Europa em dezembro, no inverno. O tour começa com a clássica visita na Alhambra – imperdível para todos os turistas que passam por Granada. Na sequência, Generalife e Sevilha. Play para conferir.
Agora que você já sabe o que fazer, onde comer e onde se hospedar em Granada, está chegando a hora de fazer as malas. Bora!
Sabe quando um lugar é tão bacana que só de pensar nele você já fica feliz? Granada é assim – e as fotos na sequência estão aqui para reforçar esse sentimento. Apaixone-se!
Agora que você já está expert sobre Granada, é hora de conhecer mais sobre as cidades vizinhas. Veja um guia sobre Sevilha com tudo o que você precisa saber sobre este destino espanhol!