Por Pablo Mingoti
Atualizado em 07.02.23
Um lugar conhecido por ter algumas das melhores praias do Paraná, com passeios ecológicos, históricos e de barco, além de muito espaço para relaxar e se divertir. Guaratuba consegue unir tudo para as férias de verão perfeitas. Confira um guia completo abaixo:
Publicidade
Guaratuba significa terra de muitos guarás, um tipo de pássaro que já foi muito comum na região. Hoje, devido à ocupação humana, esses animais quase não são vistos por ali, infelizmente. Confira algumas informações e dicas para conhecer o destino antes de você partir rumo a Guaratuba.
Por fim, saiba que o ideal é você ficar no mínimo dois dias na cidade para conhecer as atrações principais e as praias mais visitadas, como a Central e a de Caieiras. Antes de saber mais sobre as atividades por lá, descubra como chegar a Guaratuba.
Guaratuba está no leste paranaense e se encontra a 116 km de Curitiba, 50 km da Ilha do Mel, 70 km de Joinville, 250 km de Florianópolis e cerca de 480 km de São Paulo. É um destino muito procurado pelos moradores das cidades próximas para as férias de verão, seja para passar um final de semana ou vários dias.
A melhor opção é de carro, pela BR-376 ou BR-277. Saiba que se você optar por essa última rodovia, deverá também percorrer um trecho de ferry boat, que liga Matinhos, no Balneário de Caiobá, até Guaratuba. O serviço de ferry boat funciona 24 horas com saídas a cada 30 min. Os preços podem variar, mas geralmente custam R$ 8,90 por automóvel.
De avião, a melhor maneira é pousar no aeroporto de Curitiba ou de Joinville, em Santa Catarina, e de lá escolher entre ônibus, transfer ou locação de carro.
O principal motivo do destino se tornar muito procurado no verão são as praias, cerca de 20 km de orla. Você vai encontrar principalmente paranaenses, catarinenses e gaúchos por ali, mas também curiosos do Brasil inteiro e até do restante da América Latina. Conheça as praias que atraem muitos turistas no verão:
Publicidade
Com quase 3 km de extensão, essa é a principal praia da região, também conhecida como praia de Guaratuba. Lá é possível relaxar na areia ou mergulhar e ainda aproveitar o calçadão ou a ciclovia, paralelas à orla. Na avenida, há prédios, restaurantes, lojas e hotéis que oferecem infraestrutura aos visitantes, sejam jovens ou famílias. Nesse local é que está o famoso Morro do Cristo, uma atração à parte.
Se você gosta de tranquilidade, pode visitar essa praia. Ela é menos frequentada por turistas e mais por moradores, principalmente pescadores. Em uma baía, o local guarda histórias como o barco vapor São Paulo que encalhou na areia durante a Guerra do Paraguai, e que ainda pode ser visto na maré baixa. Com apenas 1 km de extensão, os morros e o mar criam um cenário perfeito em Caieiras. A praia não possui tanta infraestrutura quanto a central, mas ainda é uma ótima opção para os turistas.
Logo após o Morro do Cristo, na Praia Central, você vai passar pela Praia Brava e chegar até Brejatuba, um local mais residencial, mas ainda com movimento devido à proximidade do centro. A praia é dividida por balneários, ou seja, são 15 km de orla, mas o nome dela vai mudando.
Por exemplo, você vai conhecer as praias da Cidadela, Balneário Eliane, de Nereidas, Santa Helena, Coroados, até a divisa com Santa Catarina, em Barra do Saí, a maioria rústicas com pouca infraestrutura turística, mas lindas e calmas para relaxar.
Na divisa com a cidade de Matinhos e antes da Praia de Caiobá e o porto de ferryboat, está a Prainha, um destino tranquilo que atrai muitas famílias. Um lugar calmo, rústico, sem muita infraestrutura turística com pouco movimento até na alta temporada. A informação final é ter cuidado com o mar que possui uma correnteza forte.
Outra praia rústica e tranquila na maior parte do ano, a praia de coroados está localizada a 8 km do centro. O local é muito procurado por famílias e surfistas por causa das fortes ondas.
Além destas praias principais, você também pode conhecer a Praia Brava, das Pedras e do Cristo que ficam na região central. Percorrer a orla até a Barra do Sai, quase na divisa com Santa Catarina também é uma opção, com praias selvagens e quase desertas.
A cidade é muito mais que praias, você vai encontrar parques com atrações de ecoturismo, passeios históricos e culturais, além de restaurantes, uma vida noturna agitada e até a infraestrutura dos hotéis.
Prepare o fôlego e suba uma escadaria de 200 degraus para chegar a um dos mirantes mais famosos da cidade, com uma vista incrível de grande parte de Guaratuba. Você pode ver o cenário do morro ou subir até a estátua de um cristo redentor que possui 8 metros. A entrada é gratuita e não tem horário de funcionamento.
Publicidade
A primeira unidade de conservação criada pelo legislativo federal é uma das atrações de quem visita Guaratuba. O parque, com o nome em homenagem ao naturalista francês Saint-Hilaire, ocupa as cidades de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. A entrada é pelo Balneário de Caiobá, em Matinhos e as atividades incluem trilhas, caminhadas, banhos em riachos e cachoeiras.
Quando estiver por lá, não deixe de ir à Cachoeira Salto do Tigre, umas das mais famosas. Para chegar até essa maravilha da natureza, percorra uma trilha de 2.200 m. Outras cachoeiras que valem a visita por lá são: Salto Parati, Quintilha, Rio das Pombas. A Trilha da Torre da Prata e o caminho Cabaraquara-Parati são ótimas opções para se divertir.
A Baía é muito utilizada para a travessia de ferry boat entre os municípios de Matinhos e Guaratuba. Porém, lá você também pode encontrar passeios de barcos para rios e atrações da região, pescar e se encantar com a beleza do lugar. Há muitos praticantes de wakeboard e windsurf na Baía. Não deixe de passar por lá e ter uma visão de várias ilhotas ao redor, como do Capim e da Sepultura.
A Baía de Guaratuba é famosa pelo cultivo de ostras, por isso, a região é conhecida como Rota das Ostras ou Caminho das Ostras. No povoado de Cabaraquara, muitas famílias vivem do sustento do mar. Quando estiver por lá, não deixe de visitar os restaurantes voltados a essa culinária e o Sítio Sambaqui, muito procurado, pois oferece atividades relacionadas ao cultivo, com trilhas pelo complexo.
Apesar de não ser tão grande como outros centros históricos do Brasil, é possível ver algumas construções antigas da época colonial. Porém, o que chama a atenção é a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, feita por pessoas escravizadas e localizada na praça central. Não deixe de tirar muitas fotos na fachada.
Por meio de fotos e publicações no interior do Casarão, é possível saber mais informações históricas de Guaratuba. Não esqueça de registrar momentos na fachada e na linda praça em frente, que, aliás, conta com um espetacular pôr do sol. A entrada é gratuita, mas fique de olho no horário de funcionamento, que pode variar. O ideal é ir de segunda a sábado em horários comerciais.
Como todo destino litorâneo, é possível alugar barcos ou lanchas para passear pelo mar. Uma das mais procuradas é a Embarcação Conquista. Um outro clássico é o barco pirata com direito a mergulhos em algumas épocas do ano.
A pesca é permitida em apenas alguns locais em Guaratuba, como a Barra do Saí e Caieiras, por exemplo. Para saber mais sobre esse tipo de atividade, o ideal é contratar um guia que te acompanhe na pescaria, saindo da Baía de Guaratuba. Você pode procurar a equipe do Velho Bucaneiro ou o Guia de Pesca Guaratuba.
Ao cair da noite, passeie pela orla central da Praia de Guaratuba, próxima à praça. Lá, você encontrará bastante movimento, principalmente no verão. Ao lado do Morro do Cristo, geralmente há uma feira de artesanato. E não deixe de ir em restaurantes como o Caminho das Ostras, o Sol Nascente, o Marina Morena, o Bar do Mentiroso o Salt Bar e Gastronomia, Janela ou o El Rancho. Se gosta de festas, veja o Curaçao ou o Porto Beach Fest.
Além dessas atrações, também vale dar uma passada nos morros de Brejetuba e Cabaquara, na Ilha do Casqueiro e no Parque Municipal Lagoa do Parado.
O verão é a melhor época para ir devido às temperaturas elevadas, apesar de as chuvas ao final do dia serem uma possibilidade. Contudo, se você quer escapar do movimento, de setembro até novembro pode ser uma ótima opção, pois as temperaturas ainda estão altas. No inverno, não há muito como aproveitar a praia, pois as temperaturas podem chegar a 14 graus por lá.
Veja hotéis, pousadas, camping e opções de locação por temporada neste tópico. Você não vai ter dificuldades de encontrar um local para ficar em Guaratuba.
Há desde opções mais econômicas até hotéis com mais luxos. Contudo, todos possuem preços acessíveis. Quando estiver por lá, dê uma olhada no Villa Real, no Hotel Náutico, o Spazio Marine Hotel, no Hotel Santa Paula o Hotel Caieiras ou o Hotel Cabana Suíça. As pousadas são simples e a mais procurada por lá é a Pousada Porto da Lua.
A melhor opção para quem gosta de acampar é o camping municipal de Guaratuba, um espaço com estacionamentos para trailers, locais para colocar barracas e até cozinha e banheiros. Há portaria, lavanderias e a melhor opção de reserva é pelos telefones (41)3472-8715 ou (41)99967-2012. Está localizado em Brejatuba.
Apesar da possibilidade de procurar locações por temporada em imobiliárias locais, o Airbnb é uma ótima forma de encontrar um local para pernoitar na cidade. Veja algumas opções como o Sobrado Oásis, a Casa Alma de Surfista, a Casa de Praia Rústica, a Unidade Califórnia, além do Apartamento vista para o mar e o Apartamento Brejatuba.
Antes de se hospedar, procure opiniões de turistas que experimentaram as hospedagens nas avaliações das hospedagens para saber o que esperar delas. Afinal, essa é uma ótima maneira de evitar surpresas indesejadas.
Quando você pesquisa este destino no YouTube, é muito fácil encontrar vídeos sobre outra praia. Então não confunda, pois existe a praia de Guaratuba no município de Bertioga em São Paulo. Por isso, veja vídeos de atrações e praias da cidade correta!
Embarque com o Canal Deva no Ar para conhecer a Praia central de Guaratuba com direito a uma subida no Morro do Cristo e uma vista deslumbrante. Tem muitas dicas nesse vídeo, é só apertar o play e anotar as informações.
Nesse vídeo, você vai poder conhecer um pouco mais da principal atração da cidade praiana. Suba as escadarias com o Canal Zinho por Aí para ver as paisagens nesse mirante famoso da região.
Com entradas por Guaratuba e Matinhos, o parque guarda uma riqueza natural exuberante e a famosa cachoeira Salto do Tigre. Confira nesse vídeo como chegar, a trilha e a paisagem desta atração.
Quase na divisa com Santa Catarina, você vai conhecer essa praia deserta com paisagens deslumbrantes. Esse é mais um vídeo do Gira Mundo Aventura, que aliás possui outros vídeos no canal deles. Não deixe de conferir!
Após assistir esses vídeos, você deve ter ficado com muita vontade de visitar o destino, mas antes de terminar o guia confira os registros de quem já passou por lá.
O que está esperando para arrumar a mala e se divertir em Guaratuba, um destino muito visitado no Paraná. Veja fotos das praias e atividades:
O Paraná é mesmo um estado que você precisa conhecer, com muitas atividades ao ar livre e natureza. Confira um guia completo de Foz do Iguaçu, a terra das cataratas.