Por Nicole Dias
Atualizado em 26.05.23
Está em busca de um paraíso para curtir sombra, paisagens de fazer o coração bater mais forte e água cristalina, tudo isso sem precisar sair do Brasil? Na Guarda do Embaú, uma das mais belas praias de Santa Catarina, é possível viver esses momentos inesquecíveis! Point de surfistas, essa vila fica na cidade de Palhoça e atrai muitos visitantes devido às suas praias e belezas naturais.
Publicidade
Para saber quais são as principais atrações, onde se hospedar por lá e quais são as melhores dicas para montar o seu roteiro, basta continuar lendo esse post. Prepare-se para cair de amores por esse recanto catarinense.
Localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, a Guarda do Embaú tem um fácil acesso. Fica a cerca de 50 quilômetros de distância de Florianópolis e pouco mais de 80 de Balneário Camboriú.
Palhoça faz divisa com as cidades de São José, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz e Paulo Lopes. As praias próximas da Guarda do Embaú, por sua vez, são a Praia de Cima, a Ponta do Papagaio e a Praia do Sonho.
Existem várias formas de se ir da capital catarinense até o litoral. Se você pretende ir de transporte público, vale a pena se informar no Terminal TICEN sobre os horários dos ônibus – há viagens diárias para Palhoça. O aeroporto mais próximo da Guarda do Embaú também fica em Floripa.
De carro, boa parte do trajeto é via BR 101. O caminho é o mesmo realizado para a Praia da Pinheira, e é feita a travessia do Rio da Madre para chegar à praia.
Prepare a roupa de banho! As atrações da Guarda do Embaú são perfeitas para quem ama aproveitar o ar livre, em contato com a natureza. Abaixo, 5 dos passeios mais legais de se fazer por lá.
Publicidade
Uma das atividades preferidas entre os visitantes da Guarda do Embaú, essa trilha é bastante íngreme, mas proporciona uma vista de tirar o fôlego e pode ser feita até mesmo por crianças. Não se preocupe, pois o percurso é bem sinalizado. Fica a dica: o espaço no topo é pequeno, então procure fazer o seu passeio em momentos de baixo movimento! Use tênis e roupas leves – e não esqueça do protetor solar.
No meio das montanhas entre a Praia da Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira fica esse lugarzinho good vibes. Para chegar até ele, é necessário fazer uma verdadeira jornada por lama, subidas e descidas. O vale consiste em uma propriedade privada onde é possível acampar. Há pouca infraestrutura, mas o local dispõe de um banheiro e bar. A beleza da simplicidade.
A Prainha tem muito a ver com seu nome: é pequena, mas adorável. Seu acesso é feito por uma trilha curta. Trata-se de um ponto certo para curtir a tranquilidade, já que não é frequentada por muita gente. A água do mar é limpinha, porém gelada mesmo nos dias de calor intenso.
Querida entre os surfistas, a Praia da Guarda do Embaú pode ser acessada em pequenos barcos – há diversos barqueiros à disposição para esse trajeto e o preço é baixo. A praia é bastante movimentada e conta com ótima infraestrutura, com vários quiosques e extensa faixa de areia.
Rodeada por uma natureza exuberante, a Praia da Pinheira fica dentro de uma área ambiental, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Perfeita para famílias com crianças, a praia conta com boa estrutura e grande faixa de areia. No verão a praia fica bem movimentada, mas ao longo do ano o sossego predomina.
Se você quer aproveitar o melhor da vida, não pode deixar de conhecer a Guarda do Embaú.
De campings mais baratinhos a pousadas com vistas incríveis, não faltam boas opções de hospedagem na Guarda do Embaú. Confira boas sugestões.
Excelente opção para quem deseja se hospedar em apartamentos equipados, as Moradas da Lu ainda contam com um grande destaque: a vista. Seja de frente para o mar ou para as montanhas, o visual é incrível. As acomodações atendem até 8 pessoas. Entre os serviços, café da manhã, estacionamento e internet wi-fi.
Conforto e custo-benefício: essa é a premissa da Pousada Xaxá. Rodeada pela natureza, a hospedagem fica um pouco afastada da praia, mas compensa pelas suas comodidades. Os espaços sociais têm um visual bacana, enquanto as suítes e chalés são confortáveis. Os funcionários e proprietários são muito atenciosos.
Publicidade
Que tal se hospedar em um local com conceito diferenciado? Nessa pousada, a ideia é ficar em containers! Ecológica, a hospedagem conta com cama box, televisão, ar-condicionado, minicozinha e varanda privativa. A localização é outro ponto alto: a poucos minutos de caminhada da praia.
Ideal para quem procura por paz e tranquilidade, essa pousada conta com 14 acomodações, entre suítes e chalés. Todas são equipadas com cozinha completa, televisão e ventilador ou ar-condicionado. Há estacionamento interno, área de uso comum com churrasqueira e um lindo jardim.
Para quem quer gastar pouco com hospedagem, os campings são uma boa opção. Entre as alternativas disponíveis na Guarda do Embaú, o Camping Beira Rio está entre os locais mais populares. Ele oferece uma área com cozinha coletiva e ambiente de recreação. O camping fica ao lado do Rio da Madre e possui internet wi-fi, espaço para lavar roupa, pontos de energia e de água, churrasqueiras e banheiros.
Escolha a alternativa de hospedagem que mais combina com o seu estilo de viagem e já faça sua reserva!
Uma ótima forma de se planejar é conferindo dicas de quem já esteve no seu destino. Anote as dicas a seguir para organizar seu passeio pela Guarda do Embaú.
De trilhas alternativas até dicas de pousadas e preços de camping, o vídeo de Dayana Langaro é bastante completo e informativo. Vale a pena dar o play, também, para conferir lindas imagens do litoral.
Não precisa ficar triste se o seu tempo na Guarda do Embaú for curto. Em um dia é possível aproveitar bastante, e as dicas do vídeo da Fer Rebello podem ajudar na montagem do seu roteiro por um dos lugares mais lindos de Santa Catarina!
Para chegar até a praia é preciso fazer uma travessia do rio. Embora muita gente opte pelo conforto dos barquinhos que fazem o trajeto, é possível ir andando ou nadando, conforme a maré. No vídeo acima, veja como foi feita a travessia sem barco.
Está chegando a hora de fazer as malas, hein?
Agora que você já conferiu as melhores atrações e hospedagens da Guarda do Embaú, chegou a hora de se apaixonar um pouquinho mais por esse destino. Encante-se com a seleção de fotos!
A Guarda do Embaú é legal de se visitar o ano inteiro, mas é no verão que o movimento fica bem intenso, especialmente em dezembro e janeiro.
Quer conhecer um pouco mais do litoral catarinense? Não deixe de ir até a Ilha do Papagaio, um recanto de paz e tranquilidade em Santa Catarina.