Por Natalia Petrin
Guayaquil é uma cidade do Equador onde está localizado o maior porto do país, há aproximadamente nove metros acima do mar. O passeio à cidade mais populosa do Equador é ideal para quem gosta de boa culinária, litoral e tranquilidade para descansar nas férias.
Publicidade
Índice do conteúdo:
A cidade mais populosa do equador está localizada à margem do rio de Guayas, 10 km do mar e cerca de 250 km da capital do país, Quito.
Ainda que exista a opção de viajar para Guayaquil de ônibus, a viagem seria bastante longa e o ideal é chegar até a cidade de avião, no Aeroporto José Joaquin de Olmedo, que tem uma excelente infraestrutura.
Há quem prefira ir de carro, mas o ideal seria fazer inúmeras paradas para conhecer outras cidades no caminho, pois o trajeto pode ser bastante cansativo. Para viajar entre as cidades do país, você pode optar pelos ônibus, aviões ou ainda alugar um veículo para parar sempre que quiser.
A temperatura em Guayaquil é predominantemente quente e úmida, mas podem haver variações durante as estações do ano. Basicamente, existem “duas estações”, uma predominantemente quente, atingindo temperaturas entre 24ºC e 31ºC, e outra predominantemente fria, que tem temperaturas moderadas entre 21ºC e 29ºC.
A estação mais quente dura entre junho e dezembro, mas durante a noite pode ser que fique mais fresco, portanto não esqueça de levar casacos mais leves. Já a estação mais fria é entre janeiro e maio, com temperaturas mais amenas. Ainda assim, o uso de protetor solar é imprescindível.
Entre os meses de novembro e junho se concentram as chuvas, e a melhor época para visitar a cidade é entre o fim de junho a setembro. A altitude de uma cidade é determinante para o clima. As cidades mais próximas do nível do mar possuem maior pressão atmosférica sendo, portanto, predominantemente quentes.
Publicidade
A cidade normalmente é visitada por quem pretende chegar à Galápagos, mas ainda é conhecida como a “pérola do pacífico” e vale a pena a visita por alguns dias.
Malecón é um passeio de aproximadamente 2,5 km em um calçadão em frente ao Rio Guayas. Na região, você poderá realizar paradas no Museu Antropológico e no Museu de Arte Contemporânea.
O passeio fica mais agradável ao final do dia, quando fica mais fresco e é possível desfrutar de lanchonetes e quiosques para se refrescar e experimentar lanches típicos da região.
Com diversas casas coloridas, o Cerro Santa Ana é um passeio de 465 degraus que direcionam o turista a um farol, de onde é possível observar toda a cidade. Vale a pena conhecer!
Las Peñas é bastante pacífico, boêmio e atraente para quem gosta de conhecer os bairros das cidades. A região conta com diversos ateliês de artistas, e alguns podem ser visitados durante o dia.
O bairro mais antigo da cidade é onde fica a cervejaria Pilsener e bares onde você pode aproveitar para experimentar alguns pratos típicos.
O parque está localizado no bairro de Saavedra, próximo à Avenida General Paz, em frente à Catedral da cidade. O grande atrativo desse parque são as dezenas de iguanas que vivem soltas por lá, garantindo fotos bastante diferentes.
O Malecón El Salado conta com uma apresentação de águas dançantes por volta das 19h, diariamente. Não há custo e são várias as lanchonetes disponíveis para aproveitar os frutos do mar, sempre frescos, da região.
É sempre bom levar artefatos e produtos feitos na região quando se faz uma viagem, principalmente se você gosta de levar lembranças para os amigos. O mercado artesanal é a região ideal para comprar os souveniers, especialmente entre as ruas Juan Montalvo e Loja.
Publicidade
Ainda que a cidade não seja alvo de muitos turistas, são diversas as atrações entre parques, bairros e até mesmo a arquitetura do local.
A cidade conta com diversas opções de hospedagem para quem quer permanecer alguns e conhecer melhor os pontos turísticos da região. Veja algumas opções variadas:
Com varanda em alguns quartos e opções de banheiros compartilhados ou privativos, o hotel oferece excelente localização, no centro da cidade, por um preço mais acessível. Há 5 minutos a pé da catedral, o hotel oferece em sua recepção serviços de turismo.
Localizado há apenas 200 m do Melcon 2000, o Yu! Smarthotels tem excelente localização e custo benefício, unindo conforto, comodidade e um terraço de onde se pode ver a cidade.
Há apenas 100 m da Catedral da cidade, o Hotel Sol Oriente está localizado há 5 minutos a pé de bares e restaurantes, e oferece bastante conforto em suas suítes.
A cidade oferece outras opções de hotéis e pousadas com excelente localização e custo benefício para um descanso para turistas e mochileiros que passarem pela região. Pesquise e encontre a melhor hospedagem para você!
Com piscina, academia, restaurante e café-bar, o Grand Hotel Guayaquil está localizado próximo à Catedral da cidade, no centro de Guayaquil, facilitando a locomoção entre o local e os pontos turísticos, além de ficar há apenas 10 minutos de carro do aeroporto.
O Sonesta Hotel Guayaquil traz muito conforto para sua hospedagem, incluindo spa e sauna para descansar ao final do dia. Está localizado há 2 km do aeroporto da cidade e há 6 km do Malecon.
Uma viagem não está completa sem a experiência de comer em restaurantes variados da cidade em que estamos. Por isso, selecionamos também algumas opções de restaurantes em Guayaquil.
O restaurante Caracol Azul oferece pratos sofisticados compostos por frutos do mar, comida latina e internacional. Oferece, ainda, opções vegetarianas, veganas e sem glúten.
Para aqueles que não abrem mão de uma boa pizza, o Pizza Alta é uma excelente opção de restaurante, preparando pizzas artesanais para todos os gostos.
O restaurante La Pata Gorda é excelente para quem quer experimentar a comida típica do Equador, além de frutos do mar variados.
Existem ainda inúmeras opções de restaurantes e lanchonetes para quem prefere comidas mais tradicionais e fast food, assim como de comidas típicas de outros países.
Confira abaixo vídeos de quem já passou por Guayaquil e conheça um pouco mais sobre a cidade:
No vídeo, Mariana conta sobre sua experiência para chegar de Quito a Guayaquil, mostrando alguns locais e pontos turísticos da cidade. Assista para conhecer mais!
O vídeo apresenta alguns lugares da cidade que valem a pena ser visitados, contando o que pode ser feito nos pontos turísticos.
A cidade de Guayaquil possui muitas atrações, ainda que não seja um ponto tão almejado pelos turistas brasileiros. A arquitetura e os pratos típicos encantam, e é através dos vídeos que você pode ter um contato maior com as localidades para adicioná-la ao seu roteiro de viagens.
Além dos pontos turísticos que mencionamos, a cidade ainda conta com uma beleza encantadora com arquitetura, paisagens e muitos outros atrativos. Confira mais algumas imagens da cidade:
Para quem gosta de fotografar, a cidade está repleta de paisagens belíssimas e imagens únicas para serem registradas, seja na fotografia ou na memória.
Com tantos atrativos, a cidade é um ponto turístico ainda não explorado por muitos brasileiros e pessoas do mundo todo. Com certeza vale a viagem!