Por Sheila Almendros
Atualizado em 13.02.23
Heidelberg é uma cidade com características históricas altamente preservadas, sua arquitetura renascentista permanece intacta há séculos. Isso porque ela é uma das poucas regiões alemãs que não sofreram com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, e esta preservação tornou-se uma marca registrada para o município.
Publicidade
Conheça mais das principais atrações de Heidelberg, as quais você poderá conhecer em pelo menos dois dias, caso o seu roteiro de viagem pela Alemanha esteja com o tempo curto. Acredite: desbravar esta charmosa cidade valerá muito a pena!
Índice do conteúdo:
Situada no estado de Baden-Württemberg, Heidelberg fica às margens do rio Neckar, no sudoeste da Alemanha. A cidade fica a 340 km de Munique e é conhecida por sua tradicional universidade homônima.
A distância entre Heidelberg e Frankfurt (a porta de entrada de voos brasileiros para a Alemanha) é de aproximadamente 90 km. Este trajeto pode ser percorrido de carro, que leva em torno de 1 hora via a A5 (o aluguel de carros no país custa, em média, a partir de 50 euros por dia), de ônibus, em tours de 6 horas de duração com translado de ida e volta inclusos, ou de trem, em viagens que demoram cerca de 50 minutos, com trechos custando a partir de aproximadamente 25 euros.
Veja quais são as principais atrações de Heidelberg que não podem faltar em seu roteiro, seja em uma viagem curta ou longa:
As imponentes ruínas de pedras vermelhas de Heidelberg são um dos pontos turísticos mais populares da Alemanha, e foi considerado um dos conjuntos de prédios mais bonitos do Sagrado Império Romano até a Guerra dos 30 Anos. Após um incêndio e depois de ser atingido duas vezes por raios, o edifício acabou sendo parcialmente destruído, mas ainda manteve a sua elegância e importância para a história da cidade. Aproveite a visita para desfrutar de uma preciosa vista de Heidelberg e conhecer também o Museu Alemão da Farmácia e o barril de 130 mil litros de vinho, com ingressos a partir de 5 euros.
A ponte Karl Theodor, chamada popularmente de Ponte Velha, é reconhecida por seus charmosos 9 arcos, e liga a Cidade Velha à parte oriental do distrito de Neuenheim, atravessando o rio Neckar. Sua construção foi assinada pelo arquiteto Mathias Maier, entre 1786 e 88, e oferece uma vista incrível do rio e do entorno. Vale a visita e muitos registros fotográficos!
Publicidade
Situada no coração da cidade, a Igreja do Espírito Santo foi inaugurada em 1398, e chama a atenção não só por sua arquitetura gótica mas também por sua imponente construção. A entrada é gratuita para conhecer o seu interior, mas o acesso até a torre custa 2 euros — aproveite a subida pelas estreitas escadas para desfrutar da melhor vista panorâmica de Heidelberg.
Fundada em 1386, a Universidade de Heidelberg é uma das mais antigas do mundo e uma das mais importantes da Alemanha. Diversas celebridades intelectuais e ganhadores de prêmios Nobel lecionaram por lá, e os cursos de medicina, matemática e jurisprudência são os mais requisitados e respeitados do campus. O histórico e emblemático edifício está aberto para visitação pública – aproveite a oportunidade para conhecer cada cantinho desta construção.
O funicular de Heidelberg tem 3 paradas: a primeira é no castelo, a segunda é em Molkenkur, onde há troca de vagão, e a terceira Königstuhl, de onde se tem outra vista de cidade, do alto de uma colina. O passeio pelo transporte já é uma atração por si só, pois oferece uma bela paisagem pelo percurso. O ticket de acesso está incluído na entrada para o castelo.
A charmosa pracinha com vista para o castelo já foi no passado um mercado de milho e outros grãos da região, hoje é um local perfeito para caminhadas tranquilas e para conhecer a estátua de Madonna, erguida por jesuítas na intenção de converter os moradores ao catolicismo. Aproveite o passeio para registrar ótimas fotos do entorno e, claro, das ruínas na colina.
Fundado no final da década de 1870, o Museu de Kurpfälzisches foi construído para abrigar a coleção particular do artista e historiador Charles de Graimberg e hoje é um verdadeiro labirinto recheado de arte e artigos arqueológicos, que também narram um pouco da história da cidade. O local pode ser visitado em duas horas, há audioguias gratuitos e a entrada custa 8 euros.
Construído durante o Terceiro Reich para apresentações e eventos como parte do movimento Thingspiel, este teatro a céu aberto comporta 8 mil pessoas sentadas e surpreende por sua história e simplicidade singular. O acesso é feito subindo o Philosephenweg e caminhando por uma trilha (aliás, o percurso oferece uma vista fantástica!) ou de táxi, e por não ser uma atração muito conhecida, não costuma estar lotada.
Na trilha de acesso para o Heidelberg Thingstätte estão as ruínas do Monastério de St. Michael, onde você pode entrar e conhecer todos os antigos cômodos, além de subir em uma das antigas torres para conferir a vista da cidade. O entorno ainda conserva alguns vestígios do século passado e uma fauna e flora preservadas. Ambas as atrações são gratuitas.
Body Worlds Museum é uma exposição permanente sobre corpos humanos reagindo a inúmeras condições, em especial à felicidade. Crianças e adultos poderão conhecer mais da nossa anatomia com audioguias em alemão e em inglês. O ingresso custa 16 euros e menores de 8 anos não pagam.
Vai esticar a jornada em Heidelberg? Então aproveite para conhecer algumas opções de hospedagens para garantir uma boa noite de sono:
Publicidade
Com excelente reputação entre seus hóspedes, o NinetyNine Hotel é uma das melhores opções em termos de custo-benefício. O local oferece posto de carregamento para carros elétricos, internet gratuita, bar/lounge, suítes com ar-condicionado e ainda é pet-friendly.
Conhecido como Hotel Boutique, o Qube possui decoração elegante e contemporânea, ideal para o perfil de viajante mais exigente. Conte com serviço de atendimento em diversos idiomas, entre eles o inglês, wi-fi grátis, translado para o aeroporto, aluguel de bicicletas e bar/lounge. Os quartos possuem escrivaninha, banheira, isolamento acústico e peças de cama e banho para alérgicos.
Para quem não abre mão do conforto e regalias e investe de olhos fechados nisso, o Boutique Hotel Heidelberg Suites é a pedida. O luxuoso hotel oferece academia, café da manhã e wi-fi grátis, aluguel de bicicletas e hidromassagem. As suítes são equipadas com escrivaninha, TV de tela plana, cozinha, entre outros aparatos.
Em Heidelberg você encontrará opções para todos os orçamentos e perfis de viajantes.
De comida típica alemã a hambúrgueres, em Heidelberg a gastronomia é mais do que variada. Você poderá provar o delicioso rahmgeschnetzeltes, uma massa servida com strogonoff, por um precinho bem em conta no Heid’s, mas se você é um apreciador de carnes, vá no Urban Kitchen e peça pelo “Um minute Steak”. Já para quem não quer procurar muito, mas não abre mão de variedade, o Same Same é o pit stop perfeito, pois o cardápio conta com pizzas, sushi, macarrão, hambúrgueres, comidas asiáticas, entre outras opções.
O sushi do Quinta da Luz é irresistível, ainda mais por ser servido em um ambiente pequenininho, mas bastante acolhedor. E se a saudade da comidinha de casa bater, não pense duas vezes antes de ir no Qube, que, apesar de ser um pouco mais caro, faz valer cada centavo pela qualidade e bom atendimento.
Já que uma imagem diz mais que mil palavras, que tal conferir alguns cliques irresistíveis de Heidelberg?
Ao ir para a Alemanha, não deixe de conhecer Heidelberg – você voltará para casa com excesso de bagagem… cultural!