Por Bruno Mendes
Atualizado em 29.09.22
Passear de caiaque, nadar nas limpíssimas praias de água doce, curtir o clima interiorano das pracinhas e por aí vai. Criada em 1968, Ilha Solteira conta com excelentes alternativas de lazer para viajantes com diferentes preferências. Veja como essa cidade do interior paulista é especial.
Publicidade
Ilha Solteira está localizada no extremo oeste do estado de São Paulo, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e fica a 661 km da capital paulista. O seu nome surgiu em decorrência de uma pequena ilha solitária situada no rio Paraná, próxima à usina da cidade.
Para chegar lá saindo da cidade de São Paulo, o viajante deverá seguir pela SP-310. E quando estiver em Mirassol, guiar pela rodovia Feliciano Sales Cunha sentido Pereira Barreto, ou pela SP-320 sentido Jales. Por fim, em Santa Fé do Sul, percorrerá cerca de 64 km pela rodovia SP-595 até o destino.
Conheça os principais pontos turísticos desse aconchegante município, que tem um dos maiores IDHs de São Paulo.
Com boa infraestrutura para a prática de windsurf, passeios de prancha à vela e jetski, a Praia Marina é cercada por exuberantes mostras naturais e é ótima para deliciosos banhos. Por ter bares e restaurantes ao redor, também é o destino indicado para o visitante petiscar e bater papo curtindo o visual e a brisa.
A Praia Catarina é mais um lugar bacana para o visitante aproveitar a calmaria de Ilha Solteira. A atração é muito procurada para camping e pescaria, e é bastante fotogênica. Portanto, não se esqueça de levar uma boa máquina fotográfica, ok?
A visita guiada à Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é um passeio que você precisa incluir na sua programação. Além de contemplar a natureza, vai ser bom aprender sobre a história e o funcionamento da suntuosa estrutura e caminhar entre o maquinário.
Publicidade
Atenção, viajantes com crianças! Aqui está um encantador espaço de lazer para a família passar momentos agradáveis e, claro, para os pequenos se divertirem para valer nos brinquedos. Situado perto do centro de Ilha Solteira, o parque está dentro de uma linda área verde.
Erguido em rotatória perto das praias, o Monumento da Energia é uma bela escultura de Ilha Solteira, a qual você pode fotografar durante os seus deslocamentos. É sempre bom preencher o imaginário e o instagram com fotos diferenciadas, né? Fica a dica.
E aí, imaginou os seus dias nessa bucólica cidade interiorana? Após conhecer esses pontos turísticos, não deixe de bater perna pelas vias urbanas arborizadas, nem de visitar a charmosa Praça dos Paiaguás.
Agora que você já sabe o que fazer em Ilha Solteira, selecionamos três opções de hospedagens para você recarregar as energias com merecido conforto entre um passeio e outro.
Não tenha dúvidas, os três estabelecimentos não vão te decepcionar! Pode fazer a reserva sem receio.
Aí estão três vídeos inspiradores sobre a Ilha Solteira para estimular você a organizar a viagem hoje mesmo.
Por aqui você poderá conhecer curiosidades locais, relevantes informações históricas e geográficas e ver imagens bem bacanas sobre o destino. Destaque para o breve passeio pela Prainha em dia de movimento.
Publicidade
Depois de assistir aos quase 20 minutos desse vídeo, fica fácil entender o entusiasmo da YouTuber Anna Jambersi. Note como Ilha Solteira é especial em sua quermese noturna, nos parques com árvores enormes, na graciosa arquitetura da área urbana e em outros recantos observados pelo dia e noite.
Nesse vídeo curto, você irá apreciar os cenários naturais e urbanos do interior paulista por uma pesperctiva divina. Assista até o fim e mostre para todo mundo que você quer convidar para o passeio. Sem dúvidas, um convite de respeito.
O guia está perto do fim, mas vamos finalizar com chave de ouro. Então, elaboramos mais um tópico fascinante para você sonhar com todas as belezas de Ilha Solteira.
Nesse tópico, vamos apresentar 11 imagens escolhidas a dedo para você antecipar a ida a esse pedacinho do paraíso no inteiro paulista.
Se depois de conhecer Ilha Solteira você sentir vontade de aproveitar um pouco mais a atmosfera acolhedora do interior, não deixe de fazer a rota turística no famoso Circuito das Águas. Trata-se de um roteiro que passa por nove cidades com características naturais e urbanas parecidas. Imperdível.