Por Juliana Trinci
Céu azul, mar com água cor de Safira, temperatura mediterrânea e uma paisagem com magnificas ruínas — isso é o que o turista encontra ao chegar nas Ilhas Gregas. São mais de seis mil ilhas e ilhotas, mas somente 227 delas são habitadas. Ainda assim, o turismo local é o que aquece a economia do país.
Publicidade
É tanta beleza que tivemos a árdua tarefa de mostrar somente 15 opções deste maravilhoso arquipélago, para você colocar em seu próximo projeto de viagem, já que será difícil sair deste post sem ficar tentado!
Creta é uma das maiores e mais conhecidas ilhas da Grécia. Possui belíssimas praias e diversos sítios arqueológicos, alguns ligados à mitologia Grega, como por exemplo, o labirinto de Minotauro. Situada no mar Egeu, fica um pouco distante de Atenas, mas oferece toda a infraestrutura que o turista precisa: aeroporto e hotéis maravilhosos. Para aproveitar bem, considere passar uns cinco dias por lá.
Se você está atrás de badalação, Mikonos é o local certo. Além das festas que costumam ferver a alta temporada, a ilha possui diversos pontos turísticos como a Igreja Panayia Paraportiani e o Museu Folclórico. Como este destino é cheio de ruazinhas, o ideal é ao invés de alugar um carro, garantir um quadriciclo para poder se deslocar mais habilmente.
Santorini foi palco de uma das maiores erupções vulcânicas, mais ou menos 3600 anos atrás. Como herança, deixou uma das mais belas lagoas que fica no centro da ilha, e também a famosa areia negra vulcânica em algumas de suas praias. Fica na rota dos cruzeiros, mas se a ideia é aproveitar bem, a dica é se hospedar em um dos seus inúmeros hotéis para poder curtir as paisagens e a elogiada gastronomia fora do horário de alto fluxo de turistas.
Se sua vontade é conhecer lugares com bagagem histórica, Cefalônia é o destino certo. Lá você encontrará o Museu Arqueológico de Argostol, e também as cavernas das grutas de Drogarati. Além disso, se quiser fugir do mundo, as diversas áreas desertas e paradisíacas são perfeitas para a desconexão.
Uma ilha que tem como sua capital uma cidade em forma de anfitreatro não pode ser deixada de lado, né? Samos possui diversos pontos turísticos históricos, como por exemplo, o Castelo Lykourgos, construído com restos de monumentos arqueológicos. Um cenário incrível que renderá muitas recordações inesquecíveis.
Cenário de diversas notícias, desde moradoras que queriam banir o uso da palavra “lésbicas”, a visita do Papa para orar pelos refugiados de guerra, Lesbos tem como principal atrativo a Floresta Pretificada. Explosões vulcânicas fossilizaram animais e árvores, fazendo do local um passeio único. Separe a câmera fotográfica e mergulhe de cabeça na história local.
Ilha da mastilha, uma espécie de resina mastigável e muito saborosa que dá em árvores, Chios é o destino certo para quem procura um local tranquilo e com muito sabores. Você pode também visitar os vilarejos cheios de ruelas decoradas por varandas antiguinhas, além das lindas praias do local.
Publicidade
Patmos é conhecida pela passagem da bíblia na qual o apostolo João foi exilado e escreveu o livro do Apocalipse. Por isso o local é chamado de “Ilha Sagrada”. Não deixe de visitar a praia de areias finas Psili Ammos (acessível somente de barco), e também as inabitadas ilhotas de Arkoi.
Egina é a ilha mais próxima de Atenas. Pioneira no cultivo de pistache, é um local simples, mas bastante agradável, com praias lindas e limpas. Além disso, como todas as ilhas gregas, possui milhares de sítios arqueológicos. Não deixe de visitar o Monastério Agios Nektários, uma parada obrigatória para o turista que deseja conhecer a fundo os costumes da região.
Os amantes de arquitetura não podem deixar de conhecer a ilha de Hidra. Toda a cidade foi erguida da tradicional forma de sua época, e suas construções são protegidas por lei. A maioria das mansões são feitas com pedras, e todo veiculo motorizado também é proibido de transitar por lá, para preservar a cidade.
As praias desta ilha tem águas mornas e vento forte. É um local para quem procura tranquilidade e pouca badalação, pois a sua simples estrutura está longe de ser agitada, sem baladas e grandes centros urbanos. Mais um destino perfeito para quem deseja fazer uma verdadeira imersão na natureza sem interrupções.
Apelidada de “ilha esmeralda” por conta do mar com águas da mesma cor desta valiosa pedra, Corfu é um verdadeiro espetáculo aos olhos. A ilha possui duas fortalezas e um museu. Deleite-se também com o visual amarelo dos belos casarões e edifícios antigos.
Foi em Skopelos que aconteceram as gravações do filme “Mamma Mia”, estrelado por Amanda Seyfried e Meryl Streep. E não é para menos, já que este destino é considerado uma das ilhas mais verdes da Grécia, por conta dos seus 96 km². Por lá você encontrará magníficas cavernas e praias surpreendentes (se precisar de mais comprovações, basta assistir o filme!).
Ilha muito procurada por jovens devido a sua noite agitada e glamourosa, Skiathos é o destino perfeito para quem gosta de aventuras, pois conta com 25 trilhas que levam ao interior da Ilha, sem contar as 60 praias lindíssimas e limpas deste intocado local. Não deixe de conhecer a mais famosa delas, Koukounariés, considerada a terceira mais bonita do Mediterrâneo.
Como toda clássica ilha grega, Paxos possui praias fantásticas! É lá que fabricam os melhores azeites, já que o local é considerado um paraíso de olivais. O turista também pode aproveitar para conhecer as grutas (cuidado redobrado por lá, pois a profundidade abaixo da água é grande), aldeias tradicionais e também suas montanhas. Aproveite para dar uma escapadinha para Antipaxos, ali ao lado: um pequeno oásis para quem procura calma e tranquilidade.
O clima das ilhas gregas é moderado no inverno, e muito quente e seco no verão. Você pode se transportar entre as ilhas de avião e também por ferry. Além disso, há diversos cruzeiros que percorrem toda a costa da Grécia, ideal para quem deseja visitar várias ilhas ao mesmo tempo. Para uma viagem de até 90 dias não é necessário visto, porém seu passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade.
Publicidade
Agora deu para entender porque as Ilhas Gregas são tão famosas, né? Então, se programe direitinho e coloque esse roteiro como destino da próxima viagem. Você não vai se arrepender.