Por Bruno Mendes
Atualizado em 07.10.22
É no golfo de Nápoles, perto da península de Sorrento, que o viajante poderá conhecer não apenas um dos lugares mais encantadores da Itália, como de todo o mundo: a ilha de Capri tem 10 quilômetros quadrados de praias de águas cristalinas, enormes falésias, grutas e interessantíssimo núcleo urbano com ótimos restaurantes e lojas sofisticadas.
Publicidade
Nas primeira horas em Capri, já é viável perceber que o privilegiado desenho geográfico da linha está harmonicamente incorporado às construções urbanas antigas e preservadas. Confira 12 registros fotográficos e algumas informações e curiosidades sobre esse ponto turístico italiano, que você precisa incluir na sua programação.
O imperador Augusto, como qualquer outro mortal, ficou encantado pela ilha de Capri e no período do supremacia romana formou uma espécie de povoado por lá, porém, foi na época do seu sucessor Tibério, que Capri se expandiu e ficou conhecida.
Detalhe, uma das vilas construídas por Tibério, a Villa Jovis, ainda pode ser visitada! É claro que toda a região passou por significativas mudanças ao longo dos anos e o declínio de Roma foi inevitável, mas do mesmo modo que muitas cidades europeias, a ilha italiana mantém vivos muitos aspectos arquitetônicos de seus anos iniciais.
A Gruta Azul está entre os atrativos turísticos mais requisitados na ilha de Capri, em razão da beleza peculiar. Olha essa imagem! O que acha de fazer um passeio de barco por dentro dessa gruta, cujo arco para entrada tem somente 1 metro de altura, e apreciar os primeiros caminhos do percurso na escuridão completa, e depois ficar encantado com o tom azul e transparente das águas após a irradiação do sol.
O barquinho percorre os 60 metros de comprimento em memoráveis 5 minutos, parece pouco, mas é tempo suficiente para você guardar a experiência naquela gaveta da memória reservada aos melhores momentos de viagens da sua vida. Pode apostar!
Capri tem muitas mansões e até casas mais simples, que se tornam esplêndidas simplesmente pela interação com a natureza de toda a área. O encanto das vias e a atmosfera acolhedora de cada esquina, atrai artistas de diversos seguimentos; como a cantora Kathy Perry, o ator Samuel L Jackson e alguns que até têm casas por lá, como Mariah Carey e Sophia Loren.
Há grandes chances de você esbarrar em alguma de suas personalidades favoritas durante andanças pela ilha.
A Via Krupp é um caminho construído no final do século 19 em rocha viva, que percorre uma falésia do trecho mais alto ao mar em trechos curvilíneos, e coloca o visitante em perfeita proximidade com as rochas, vegetações e o mar transparente do entorno.
Publicidade
Encomendada pelo alemão Friedrich Alfred Krupp, para ligar a Marina Piccola até a região dos Jardins de Augusto, a rua pode ser classificada como uma das mais bonitas do mundo em razão do seu traçado, mas sobretudo pela localização.
Pouco maior que a metade de Fernando Noronha, Capri tem aproximadamente 13 mil habitantes, incluindo a cidadezinha de Anacapri. Mas engana-se quem pensa que lugar é quieto, parado e somente bucólico, pois as festas rolam soltas nos iates e nas casas noturnas na própria ilha, que também tem muitos restaurantes badalados.
Agora olha só essa imagem! Há como pensar num dia chato pós-balada com a oportunidade de estender uma espreguiçadeira e relaxar nessa areia?! Nenhuma ressaca pode te derrubar com um cenário desse.
É da praça de principal de Capri que saem os ônibus para os pontos turísticos mais interessantes e lá também está a torre do sino, onde fica uma capela com celas utilizadas por franciscanos e frades. A área é cheia de lojinhas e um ponto de encontro interessante entre moradores e turistas de diversas partes do mundo.
Já que falamos que a praça principal é o ponto de partida para alguns destinos de Capri, é válido informar que a região é bem servida de transportes. Há táxis conversíveis, mini ônibus que circulam em intervalos de 15 ou 20 minutos entre o porto e a praça e também por outras áreas e o funicular, uma espécie de trenzinho com capacidade para 70 pessoas, que leva os viajantes para pontos mais altos.
É impossível e impensável colocar Capri em um único pacote: ‘turismo para quem gosta de natureza’, ‘lugar de importantes espaços históricos’, etc. A ilha italiana mescla várias características e as melhores qualidades das regiões de natureza exuberante, com registros históricos e lugares luxuosos, para o turista que não abre mão do bom e do melhor em todos os sentidos.
Sim, a ilha de Capri é um lugar caro e está entre os destinos turísticos favoritos dos endinheirados. De todo modo, se há sofisticação, o tom singelo das ruas charmosas e das praias de águas cristalinas conquista qualquer turista.
As formações rochosas Faraglioni são os pontos mais conhecidos da ilha e tem formatos diferentes, que irão encantar o visitante que optar por um passeio de barco na área. Será que essa imagem já serve como um ‘aperitivo’?
Olha só esse pequeno túnel sobre as águas clarinhas. Fica difícil descrever em palavras a beleza de uma região que mesmo TÃO visitada, mantém aspectos puros e quase intocáveis, típicos daquelas áreas isoladas pelo mundo.
Publicidade
Localizado no extremo sul da ilha, o Farol di Punta Carena foi construído em 1866 e tem a segunda maior capacidade de iluminação entre todos da Itália.
A região da estrutura é muito procurada por banhistas, em razão do ambiente ensolarado por todo o dia, e por contemplar um snack bar e alguns bares que ficam abertos inclusive pela noite.
O anoitecer da ilha de Capri é a última imagem dessa lista e, mesmo que de maneira sucinta, não deixa de ser um convite para um retorno a esse especialíssimo destino do território italiano.
Sabe aquela recomendação de que na vida devemos fazer ‘escolhas certas’? Em relação aos lugares para viajar, Capri é uma delas.