Por Caroline Hecke
Atualizado em 06.04.23
Um dos melhores exercícios de criatividade está em olhar as coisas por novas perspectivas. Nos acostumamos tanto com situações sempre iguais que nos surpreendemos ao olhar o mundo de um outro prisma. Essa ruptura também acontece quando viajamos. Nos acostumamos com imagens padronizadas de cidades, construções e monumentos, por isso nos surpreendemos ao encararmos o lugar real, com suas reais características.
Publicidade
Aqui, reunimos algumas fotos curiosas, que mostram perspectivas diferentes de locais já tão famosos para que você possa, mesmo sem sair de casa, observar o mundo com outros olhos.
O Cristo Redentor é um dos símbolos do Brasil, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio da Humanidade. Sua imagem é bastante conhecida, mas quem nunca subiu o Corcovado talvez não imagine sua posição privilegiada e a belíssima vista encontrada lá.
As pirâmides egípcias formam um belíssimo cenário de filmes que nos transportam para um deserto isolado, em uma imensidão de areia. Na vida real, as construções ficam frente a frente com a agitada cidade do Cairo.
Dividindo o Brasil e a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são formada por 275 quedas de água que impressionam cerca de um milhão de visitantes todos os anos. Mas o que quase ninguém vê é a belíssima vista aérea do local, que exibe as quedas de forma ainda mais impressionante.
Stonehenge é outro ponto que muda completamente quando olhado de cima. As misteriosas e imponentes rochas se tornam pequenos pontos nas imagens aéreas.
A arquitetura projetada por Gaudí fascina visitantes por sua história e graciosidade. A igreja inacabada fica bastante diferente quando vista de cima, em meio às simétricas quadras de Barcelona.
O Central Park é enorme, o que faz com que suas paisagens pareçam de um campo afastado dos grandes centros, mas o maior parque de Manhattan, com seus 843 acres, é um verdadeiro oásis na selva de pedra.
Juntamente com a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo é um dos símbolos de Paris. O monumento feito para comemorar as vitórias de Napoleão Bonaparte traz os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Mas não é só a arquitetura que chama a atenção. O arco fica no centro de uma enorme rotatória da praça Charles de Gaulle, na avenida Champs-Élysée, frente a frente com o obelisco da Praça da Concórdia.
Publicidade
Construídas nos locais mais altos das cidades gregas, as Acrópoles eram feitas para a proteção contra invasores. Com o tempo, as construções foram se transformando em sedes administrativas com propósitos civis ou religiosos. No caso da Acrópole de Atenas, também conhecida como a Acrópole do mundo, a cidade foi evoluindo ao seu redor e a estrutura feita em 450 a.C. permanece em destaque, mesmo quando vista de longe.
Ele é o maior anfiteatro já construído, podendo abrigar cerca de 80 mil pessoas. A imagem que mais conhecemos traz apenas a fachada do monumento, mas a estrutura se mostra um pouco diferente quando vista por inteiro.
Cenário de filmes da Sessão da Tarde, o Monte Rushmore é um dos mais curiosos pontos turísticos dos Estados Unidos. A enorme escultura feita nas montanhas conta com a face de quatro Presidentes dos Estados Unidos. Os rostos de George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln têm de 15 a 21 metros de altura. O trabalho fica ainda mais expressivo quando observado de longe, em meio aos rochedos da Dakota do Sul.
A cidade que nunca dorme já é impressionante vista de perto, mas, quando você se afasta, as luzes da capital do mundo são ainda mais expressivas. Com a Times Square, uma das áreas mais famosas e importantes da ilha, não é diferente. Ao olhar Manhattan de longe, as luzes da Times Square se destacam, formando uma enorme “aura” na região de Midtown.
As Cataratas do Niágara marcam a fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Tão impressionantes quanto as nossas Cataratas do Iguaçu, as quedas do rio Niágara atraem milhões de turistas todos os anos. Mas quem olha as fotos das quedas, pode imaginar que o local é totalmente isolado, o que não é verdade.
A imponente Muralha da China, arquitetura militar inaugurada em 206 a.C. durante a Dinastia Ming, fica tímida perante as enormes montanhas presentes na região.
O famoso letreiro de Hollywood tem uma história bastante interessante: ele era apenas uma placa de publicidade, mas ganhou fama global com a ascensão das produções cinematográficas na região. Colocado no local na década de 20, o letreiro anunciava Hollywoodland, um conjunto residencial próximo ao distrito de Hollywood, em Los Angeles. O letreiro que deveria permanecer no local apenas por 18 meses é hoje um dos pontos turísticos mais conhecidos dos Estados Unidos. As letras, com 14 metros de altura, sempre aparecem com grande destaque nas fotos, mas, para os moradores de Hollywood, elas são apenas mais um detalhe na paisagem.
Banhada pelo mar Egeu, Santorini tem uma paisagem de tirar o fôlego até mesmo dos viajantes mais experientes. O que pouca gente conhece é a paisagem inusitada da ilha, que faz crescer a sensação de isolamento do local.
Esperamos que essas fotos tenham inspirado você a procurar visões e ângulos diferentes para explorar nas próximas férias. O mundo pode ser ainda mais fascinante do que imaginamos, basta prestarmos atenção ao nosso redor.
Publicidade