Por Mercia Souza Fagundes
Atualizado em 03.10.22
Itamonte é uma cidade famosa por ser um importante destino de turismo rural e ecoturismo. Se você está buscando fugir um pouco de uma rotina agitada, essa pode ser uma ótima opção para descansar nas férias. Então, confira a seguir o que fazer e onde se hospedar nessa cidadezinha charmosa do sul de Minas Gerais.
Publicidade
Itamonte fica situada no Vale da Serra da Mantiqueira, a 430km de Belo Horizonte e a 75km de Resende, interior do Rio de Janeiro. A cidade é conhecida pela sua tranquilidade interiorana e pelas suas belezas naturais. Os visitantes costumam apreciar as belas paisagens, cachoeiras e conhecer as montanhas, que são consideradas as mais altas do Brasil.
Se você vai viajar de avião, o aeroporto mais próximo de Itamonte é o Aeroporto do Rio de Janeiro, fica a 200km da cidade. Ao desembarcar, você pode alugar um veículo ou seguir até a Rodoviária Novo Rio e viajar o restante do trajeto de ônibus. Se você está viajando de carro, precisa seguir pela Rodovia Presidente Dutra até o distrito de Engenheiro Passos. Agora, se você está saindo de Belo Horizonte, é preciso ir pela BR-381.
A cidade também faz parte da Estrada Real e do Circuito Terras Altas da Mantiqueira. É um importante destino turístico mineiro com um clima ameno, ideal para quem quer curtir o friozinho das montanhas.
Itamonte é uma cidade pequena, com menos de 15 mil habitantes, mas com muitas belezas naturais para explorar. Veja a seguir uma seleção com algumas atividades que você poderá fazer no local.
O Parque Nacional de Itatiaia fica localizado na divisa dos municípios de Resende, Bocaina de Minas, Itatiaia e Itamonte. É o parque natural mais antigo do Brasil e abriga importantes formações rochosas como o Pico das Agulhas Negras. Em Itamonte, você vai ter acesso à parte alta do parque. É possível participar de diversas atividades no parque, como trilhas, escaladas e camping. Você pode conferir todos os atrativos e adquirir os ingressos no site oficial da atração.
A Cachoeira da Fragária é a cachoeira mais conhecida de Itamonte. A uma altitude impressionante de 1350 metros, ela possui uma queda d’água de mais de 100 metros e fica a 33km do centro da cidade. Ao visitar esta atração, você vai precisar fazer uma pequena descida íngreme de aproximadamente meia hora. As paisagens da cachoeira são encantadoras e o poço é perfeito para banho.
Publicidade
A Pedra do Picu é considerada um símbolo para a cidade de Itamonte. Possui aproximadamente 100 metros de altura em seu lado maior e é perfeita para quem gosta de fazer escalada. Para chegar até lá é preciso seguir pela estrada Rio-Caxambu e depois ir em direção à Vila Capelinha. A partir daí, você terá que fazer uma caminhada de 1 hora até chegar a montanha.
Essa é uma atividade para os mais aventureiros. A Volta dos 80 é um passeio turístico tradicional pelas montanhas da Serra da Mantiqueira. O roteiro tem início na Garganta do Registro e termina em Itamonte. Durante o trajeto você vai passar por pontos como a Cachoeira da Fragária e o Campo Redondo. Possui um total de 60km e duração aproximada de dois dias.
Para curtir a noite de Itamonte, uma opção interessante é participar do Quintal Musical, um evento que acontece às quintas-feiras no centro da cidade. Lá, você vai poder ouvir uma boa música e conhecer alguns artistas locais enquanto aprecia alguns drinks e também a comida regional. É a combinação perfeita de cultura e diversão!
A Usina dos Bragas é um dos pontos turísticos mais visitados de Itamonte. Ela fica a apenas 6 km do centro da cidade e é uma antiga usina hidrelétrica desativada em 1961. Atualmente é um bom local para a prática de canoagem, pesca, e natação. A cachoeira, que se forma pela represa, possui uma queda de 100 metros e é perfeita para banho.
Além de todas as atrações turísticas, Itamonte também é bastante conhecida pela sua produção de queijos. Não deixe de provar os queijos da região que estão disponíveis em diversos empórios espalhados pela cidade!
Apesar de ser uma cidade pequena, Itamonte conta com diversos locais para hospedagem, então você dificilmente terá problemas para escolher um bom hotel ou pousada. Veja abaixo algumas opções.
Antes de fazer a sua reserva, observe alguns detalhes como a localização e as comodidades que são oferecidas em cada hotel. Assim, você pode ter uma experiência ainda mais proveitosa na cidade!
A qualidade da comida mineira é bastante famosa e você não pode deixar de provar os principais pratos típicos de Itamonte. Confira a seguir alguns lugares que você pode ir para degustar as delícias da região.
A gastronomia é, sem dúvidas, um grande destaque em qualquer cidade mineira. Por isso, não deixe de saborear cada prato típico de Itamonte para conhecer o melhor da culinária local!
Publicidade
Itamonte é uma cidade que se destaca por possuir paisagens magestosas. Confira abaixo alguns cliques que captaram um pouco da magia desse lugar incrível.
O clima ameno das montanhas é algo que certamente vai te conquistar. Viajar para Itamonte é viver uma experiência tranquila e estar cercado pela natureza. Comece já a preparar a sua viagem!
Veja a seguir uma seleção de vídeos que mostram alguns passeios em pontos turísticos de Itamonte. Certamente você vai se inspirar ainda mais para marcar a sua viagem!
Nesse vídeo você vai acompanhar uma visita até a Cachoeira da Fragária. A trilha é um pouco íngreme e é preciso ter cuidado, mas a paisagem da cachoeira é realmente sensacional.
E que tal fazer uma trilha até a Pedra do Picu? Se quer visitar esta atração, não deixe de conferir os detalhes desse vídeo. O percurso pode ser um pouco cansativo, mas a aventura certamente vale a pena!
O bairro do Campo Redondo fica bem próximo a Cachoeira da Fragária. É um local bem tranquilo e pacato, um bairro típico do interior. Visitar o Campo Redondo é uma boa oportunidade para fazer uma caminhada e conhecer mais sobre a cultura local.
Estar em contato com a natureza é renovar as energias e esse destino é um lugar perfeito para fazer isso. Mas se você vai visitar Itamonte, conheça também 20 atrações fascinantes que você pode encontrar na Serra da Mantiqueira. Aproveite para desbravar o máximo dessa região mineira belíssima!