Por Bruno Mendes
O município mineiro de Jaboticatubas está situado ao longo da Serra do Cipó. Com belíssimas cachoeiras, lagos e vasta vegetação, o local é um excelente destino turístico para quem pretende fazer trilhas, tomar banho em quedas d’águas e apreciar um repertório paisagístico arrasador. Confira a seguir boas informações e elabore um roteiro de viagem nota 10 nesse paraíso!
Publicidade
Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Jaboticatubas fica a 60 km da capital de Minas Gerais. O deslocamento entre as cidades é feito pela via MG-020 em menos de 1h30 de viagem. Portanto, é fácil e rápido chegar a esse recanto, cujos principais pontos turísticos estão apresentados no tópico a seguir.
Chegou a hora de saber o que fazer nesse irresistível trecho de Minas Gerais. Então, anote as informações, pois com certeza você vai amar visitar cada um dos lugares abaixo:
Jaboticatubas abriga 65% da área do Parque Nacional da Serra do Cipó, uma unidade de conservação com exemplares diversificados da flora e da fauna. Com suntuosas montanhas, a Serra do Cipó conta com cachoeiras, piscinas naturais de águas transparentes e trilhas para contemplar o conjunto de belezas de pertinho. O parque abre todos os dias das 08h às 14h e a entrada é gratuita.
A Cachoeira do Sol é considerada uma das mais bonitas de Minas Gerais e é um dos destinos que precisam estar na sua programação. Sabe o que é melhor? O acesso é simples. Em poucos minutos você poderá tomar banho nas águas rasas e tirar fotos na cascata emoldurada por formações rochosas, as quais parecem ter sido esculpidas a mão, além disso possui uma vegetação preservada.
Localizada no distrito de São José da Serra, a 25 km da região central de Jaboticatubas, a Cachoeira do Senhor Dimas tem uma queda principal de 5 metros de altura, mas possui outras menores e o poço de água ótimo para banhos. Como os carros são estacionados a 500 metros, é muito fácil chegar à essa atração que tem estrutura para camping, refeitório e banheiros.
A Cachoeira de Braunas tem 65 metros de altura e a maior piscina natural da Serra do Cipó. A trilha de acesso é longa com cerca de 22 km ida e volta, com pequenas subidas e descidas e trechos onde é necessário ter mais atenção, pois o solo apresenta cascalhos soltos. Apesar dos desafios, é uma ótima ideia realizar a aventura no cenário de encher os olhos.
Publicidade
Que tal pedalar pelas matas da Serra do Cipó? Não deixe de fazer a trilha de bicicleta até a grandiosa Cachoeira da Farofa. Durante o caminho de 14 km ida e volta, você irá encontrar montanhas em meio ao verde e a fotogênica cachoeira, a qual é propícia para banhos.
O Cânion das Bandeirinhas é formado por paredões rochosos de 80 metros e se estende por 6 km. Acessado por uma trilha de 12 km, o atrativo está entre os mais concorridos pontos turísticos de Jaboticatubas e possui espécies raras de plantas e pequenas cachoeiras em seu entorno. Ao longo da caminhada até o cânion, é possível apreciar a Serra da Lagoa Dourada, mais um magnífico destino da região.
Por falar na Serra da Lagoa Dourada, vale conhecer a sua vizinha, a Serra da Contagem. Menos conhecida que outras atrações de Jaboticatubas, a montanha possui 1300 metros de altura. Na trilha, os viajantes irão se deparar com nascentes de cachoeiras e vegetação formada por campos rupestre. Um espetáculo que merece ser visto e fotografado!
Já consegue vislumbrar as andanças pela mata e os banhos de cachoeira nos dias de sol em Jaboticatubas? Em seguida, você vai conferir recomendações importantes na sua viagem.
Não há dúvidas de que viajar para Jaboticatubas é uma excelente decisão e, como ficou claro com a apresentação das atrações acima, a diversão é certa! De qualquer forma, para evitar contratempos, vale a pena conferir algumas dicas:
Com essas dicas a sua viagem será incrível. Continue a leitura para saber as melhores hospedagens perto dos pontos turísticos de Jaboticatubas.
Seja qual for a cidade escolhida para o passeio, é fundamental acertar na hora de fazer as reservas, não é mesmo? Na região de Jatoticatubas existem hospedagens para todos os gostos e bolsos, então veja a seguir algumas opções:
E aí, já escolheu a sua hospedagem? Escolha aquela a hospedagem que se adeque ao seu orçamento e estilo de viagem. Assim você irá aproveitar Jaboticatubas da melhor forma!
O que acha de convidar amigos ou familiares para pegar a estrada até o interior de Minas Gerais? Apresente ao pessoal as imagens abaixo e certamente eles vão pensar com carinho na sua proposta, olha só:
Publicidade
Quer mais flagrantes de cair o queixo? Continue a leitura, pois o ítem seguinte está recheado de surpresas.
Assista a seguir três vídeos que apresentam encantadoras imagens da natureza de Jaboticatubas, recomendações importantes e até novas dicas de passeios:
Os dois aventureiros acima percorrem um belíssimo caminho de bicicleta até a Cachoeira do Bené, que fica no povoado de Felipe. O vídeo traz dicas para realizar o trajeto com segurança, além de imagens do percurso e da cachoeira.
Nesse vídeo, a viajante Sabrina mostra o belo caminho para chegar ao Cânion das Bandeirinhas. Assita ao vídeo para conferir dicas importantes para aguentar a trilha com muita disposição!
O vídeo mostra a trilha até a Cachoeira de Braunas. Embora o percurso seja longo e exija preparo físico, as paisagens recompensam qualquer esforço. Com certeza você vai sentir vontade de se refrescar, mas tenha cuidado com as pedras perto da cascata, ok?
Se você vibrou com os encantos naturais de Jaboticatubas, inclua na sua lista de futuras viagens um passeio para o Alto Caparaó, um dos melhores lugares para ecoturismo em Minas Gerais.