Por Gabriella Soares
Jacarta é a capital da Indonésia e uma das maiores cidades do mundo. Ali, o visitante encontra uma mistura de metrópole moderna e internacional com os prédios e tradições históricas. Em Jacarta, é possível conhecer um pouco da cultura da Indonésia e aproveitar o mais moderno da vida contemporânea. Neste post você pode conferir tudo sobre essa encantadora cidade.
Publicidade
Localizada no sudeste asiático, Jacarta fica na costa noroeste da Ilha de Java, na Indonésia. É a cidade mais populosa do país, com cerca de 10 milhões de habitantes, e o idioma oficial é o indonésio, mas o inglês é muito difundido em todo o país.
Apesar de estarem localizadas na mesma ilha, Jacarta e outras duas famosas cidades daquela região, Bali e Kuala Lumpur, estão distantes por milhares de quilômetros.
Jacarta oferece uma grande diversidade de atrações para quem a está visitando. A mistura de culturas asiáticas e do Oriente Médio com a rica história indonésia garantem diversão para todos os gostos.
A Mesquita Nacional Istiqlal é um marco da cidade de Jacarta e de sua diversidade cultural. Essa é a maior mesquita do sudeste asiático e a terceira do mundo. Ela foi construída como uma forma de homenagem à independência do país, que foi colônia da Holanda por mais de 300 anos. Lá é permitido que os visitantes façam tour guiado como uma forma de aprender mais sobre a religião e a construção, que carrega diversos simbolismos.
Conhecida como Praça da Liberdade, Merdeka é um dos pontos turísticos mais procurados de Jacarta e fica no centro da cidade. Essa praça é considerada uma das maiores do mundo, com cerca de um quilômetro quadrado, e conta com uma grande área verde e lindos jardins. Além disso, concentra pontos importantes da cidade, como o lindo Palácio Merdeka.
O Monumento Nacional da Indonésia, chamado de Monas, é um obelisco de 137 metros de altura erguido para comemorar a independência do país. Inaugurado em 1972 e financiado por doações do povo da Indonésia, ele fica localizado na Praça de Merdeka. É possível visitar a parte interna do obelisco por uma entrada subterrânea. Para chegar ao topo do obelisco e ter uma visão única de Jacarta é preciso pagar 10.000 rúpias.
Publicidade
Taman Mini é um parque que permite ao visitante conhecer a Indonésia de uma forma diferente: em miniatura, incluindo todas as suas ilhas. Considerado um dos melhores passeios turísticos de Jacarta, o Taman tem ainda 33 casas em tamanho real que retratam as 33 províncias do país, tanto em suas arquiteturas quanto em seus costumes. Além disso, há também 15 museus e 11 parques dentro do complexo.
No mesmo lugar que dá acesso ao interior do Monas existe o Museu Nacional da Indonésia. Como existe desde 1868, o edifício do museu é uma construção antiga e bem tradicional, mas ele é ligado a um prédio mais moderno por um átrio de vidro. Nessas duas construções é possível as diferentes culturas, religiões que fazem parte da Indonésia, assim como o registro da história do país. O museu funciona de terça a domingo, das 8h às 16h e o ingresso custa 10.000 rúpias.
A Catedral de Jacarta é um marco da catolicismo no país por ter sido uma das primeiras igrejas católicas construídas na Indonésia, em 1899. Isso porque, antes do domínio francês sob a Holanda, a Igreja Católica era proibida em qualquer território dominado pelos holandeses. A Catedral tem um estilo neo-gótico e sua estrutura segue o padrão de uma cruz com lindas torres brancas com ao menos 60 metros de altura.
Pasar Baru é um mercado de rua muito popular em Jacarta. É um ponto famoso entre os turistas por concentrar, em suas barraquinhas, uma diversidade de produtos. Lá, você pode encontrar desde comidas típicas da Indonésia até lembrancinhas de sua viagem e produto chineses. É um paraíso e uma parada obrigatória para quem gosta de compras.
Kota Tua Jakarta, ou a Cidade Velha de Jacarta, é um bairro antigo que antes era conhecido com Batávia. Esse foi o primeiro assentamento dos holandeses na cidade e concentra alguns importantes locais históricos e construções. É em Kota que é possível observar mais claramente a influência europeia na capital asiática, assim como observar um pouco da história da região. Vale a pena a visita.
Quando se fala em parque de diversões em Jacarta é impossível não mencionar o Ancol Dream Park. Um complexo que reúne diversas atrações e até uma praia, o Ancol atrai milhares de pessoas, entre locais e turistas. Também é possível frequentar diferentes restaurantes que ficam dentro do parque. Cada atração tem um preço específico, então o melhor é tirar um dia para se divertir e aproveitar o melhor desse parque.
Assim como outras cidades da Ásia, Jacarta tem prédios superaltos e uma grande quantidade de bares concentrados nesses arranha-céus. E a maior concentração de pessoas e atrações nesses bares é durante o happy sunset, em que é possível ver o anoitecer da cidade de um ponto estratégico a partir das 16h. É uma visão de tirar o fôlego e que vale a pena conhecer.
Jacarta tem tudo para ser uma viagem incrível, com inúmeras belezas, culturas, história e muita diversão. Monte o seu roteiro e aproveite essa linda cidade asiática.
Como as atrações de Jacarta são espalhadas por toda a cidade, escolher o melhor local para se hospedar pode ser um pouco difícil. Mas para facilitar um pouco essa decisão, separamos cinco opções de hospedagem que garantem o conforto e a praticidade.
Publicidade
Se o que você deseja é ficar no centro de Jacarta, o Kempinski Hotel pode ser uma ótima escolha. Um serviço cinco estrelas e com uma localização estratégica próxima aos shoppings centers da cidade. Uma outra opção cinco estrelas, mas com um custo-benefício um pouco melhor é o Mandarian Oriental. O All Seasons Hotel é uma opção um pouco mais cara, não exatamente no centro da cidade, mas que oferece ótimas condições.
Já o Holiday Inn Express é um hotel que não está no centro da cidade, mas ainda assim tem um bom acesso às atrações turísticas e com um preço bem menor que os hotéis centrais. Outro hotel mais acessível é o Four Points by Sheraton. Apesar de seu menor preço, ele também está localizado na parte central da cidade.
A melhor dica para quem quer achar as acomodações ideais em Jacarta é pesquisar muito bem e fazer a sua reserva antes. Dessa forma, sua viagem ficará muito mais tranquila.
Em 2019, o mundo foi surpreendido pelo anúncio do governo da Indonésia de que pretendem transferir a capital de seu país. E isso porque, até 2050, a cidade de Jacarta estará submersa. Há décadas eles enfrentam problemas com inundações.
O motivo disso acontecer é a localização geográfica da cidade. Ela fica em uma região pantanosa com a interligação de 13 rios. Assim, é normal que com o tempo o solo perca sua sustentação, ainda mais em uma cidade tão populosa. O processo ainda vai levar décadas, então não é algo preocupante para os turistas, que ainda têm tempo para conhecer as belezas de Jacarta.
Abaixo reunimos as melhores imagens para que você possa conhecer um pouco mais de Jacarta e já preparar suas malas para sua próxima viagem.
Jacarta é uma linda cidade com uma grande diversidade cultural. Caso queira visitar outro importante ponto turístico da Indonésia, você pode conhecer um pouco mais sobre Bali.