Jalapão: guia completo com fotos e dicas para sua viagem ao Tocantins

Por
Atualizado em 06.09.22

O Parque Estadual do Jalapão, localizado no Tocantins, é um oásis natural com cachoeiras, formações rochosas, dunas e todos os atrativos do Cerrado brasileiro. Quer encontrar paz na natureza pura e preservada? Esse é o lugar perfeito! Para conhecer esse destino ainda pouco explorado no território nacional, confira este guia com informações e lindas imagens. Você vai se apaixonar!

Publicidade

Onde fica o Jalapão

Ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe, a região do Jalapão fica no Tocantins, no Norte do país. O parque estadual é formado por 8 municípios, e as cidades de Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponta Alta do Tocantins são as principais.

A região é bastante rústica e não dispõe de grandes hotéis, mas é garantido encontrar aquelas pousadas simples e confortáveis. Tenha certeza de que você se sentirá totalmente acolhido e agraciado pela grande protagonista de toda a área: a natureza.

Como chegar

IStock

O Jalapão está situado a 300 km de Palmas. A capital do Tocantins recebe voos diretos de São Paulo, de Goiânia e de Brasília. Quem mora em outras regiões precisará fazer conexões. Chegando ao aeroporto, o viajante poderá pegar um ônibus interestadual ou ir de carro até alguma das principais cidades do destino.

Atenção: as estradas são acidentadas, cheias de obstáculos. Então, se a ideia for percorrer as vias de carro, ele deverá ter tração nas 4 rodas, certo?

O que fazer no Jalapão: 8 atrações imperdíveis para incluir no roteiro

Conheça alguns dos principais atrativos da região tocantinense e prepare-se para momentos de muita diversão, contemplação e relaxamento!

1. Fervedouro

Situado em uma fazenda que fica a 45 km de Mateiros, o fervedouro é um tipo de lagoa formada por nascente subterrânea. Graças à mistura da areia à água, é possível boiar sem afundar. Pense nos seus momentos mais relaxantes nessas águas, longe de todos os problemas. Que tal?

Publicidade

2. Dunas do Jalapão

Se você já viajou para o Rio Grande do Norte, o Ceará ou outras regiões praianas, já deve ter apreciado algumas dunas de diferentes tamanhos. No Jalapão, há montanhas de areia com mais de 40 metros de altura, que surgiram após a erosão de rochas.

Elas ficam nas proximidades da Serra do Espírito Santo e dividem o espaço com uma linda vegetação e um lago. Dica: contemple o pôr do sol do seu ponto mais alto.

3. Morro do Gorgulho

As inusitadas formações rochosas do Morro do Gorgulho, que se igualam pelo tom avermelhado, são o destaque da região, que conta com vegetação exótica e excelentes espaços para trilhas. Foi a ação do tempo — com atividades da chuva e do vento — que desenhou a paisagem instigante. Não deixe levar o celular com carregador ou, preferencialmente, uma máquina fotográfica profissional para fazer vários registros.

4. Pedra Furada


Acessada por uma pequena trilha e situada a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, a Pedra Furada é um dos principais atrativos de toda a região. O local conta com arenitos em formato de arcos que lembram grandes portas, que foram moldados dessa forma devido à contínua ação de ventos e chuvas.

Lembra da recomendação anterior em relação aos veículos 4×4? Até chegar ao destino, o caminho por estradas de terra e areia é longo, portanto não deixe de seguir viagem com carros preparados. Recomendação extra: vá bem devagar para ir apreciando as plantações de eucalipto do entorno.

5. Serra do Espírito Santo

Localizada a 30 km de Mateiros, a Serra do Espírito Santo é a atração nota 10 para o turista que ama trilha e busca aventura durante a trip. São 8 km até o topo, o que inicialmente não parece ser muito. Mas não espere facilidade no percurso, pois há um quilômetro de subida íngreme e o clima quente também surge como obstáculo.

De todo modo, ao chegar ao topo, você será presenteado com uma belíssima vista. Observar a imensidão validará qualquer esforço!

6. Cachoeira da Fumaça

Ainda que o banho na Cachoeira da Fumaça não seja permitido por motivos de segurança, é uma ótima ideia ir ao local para tirar fotos, apreciar e absorver a energia que só lugares com tais riquezas naturais são capazes de promover.

Publicidade

Situada a 90 km da cidade de Ponta Alta, a cachoeira tem 45 km de queda d’água. Além da beleza visual, o visitante não ficará indiferente ao estrondo das águas ao se encontrarem com o solo.

7. Prainha do Rio Novo

A Prainha do Rio Novo fica perto da Cachoeira da Velha e é um excelente atrativo para o viajante que gosta de mergulho com máscara, seja para observar os peixes ou até mesmo se refrescar.

Considerado um dos principais pontos turísticos do Jalapão, a região recebe boa quantidade de turistas – que, nos dias ensolarados, também adoram sentar na areia e fazer piquenique. Passeio recomendadíssimo, só é preciso ter atenção com as correntezas ocasionais. Fique no raso, tudo bem?

8. Morro da Catedral

O Morro da Catedral certamente é o monumento natural mais imponente entre todos os pontos turísticos acessíveis da região. Recebeu esse nome porque a rocha tem formato similar ao de um grande templo.

Para chegar ao ponto mais alto, o viajante poderá passar por uma trilha para bicicletas e outros dois caminhos. Como em qualquer outra caminhada do tipo, recomenda-se ir com roupas leves e confortáveis, além de levar garrafinhas de água para a providencial hidratação.

A natureza desse destino é realmente exuberante, concorda? Prepare-se para ficar de boca aberta e querer voltar a esse paraíso tocantinense muitas vezes!

5 pousadas no Jalapão para você se hospedar com tranquilidade

Agora que você já conhece os lugares que não podem faltar no seu roteiro pelo Jalapão, que tal conferir boas sugestões de hospedagem por lá? Veja pousadas perfeitas para entrar no clima do estado:

  1. Jalapão Ecolodge: localizado em São Félix do Tocantins, base dos principais passeios pelo Jalapão, esse hotel é completamente integrado à natureza local, conta com 5 quartos e um restaurante. O estabelecimento ainda oferece aluguel de bicicletas e assistência completa para os passeios.
  2. Pousada Buritis do Jalapão: situada em Mateiros, cidade perto de ótimos pontos turísticos do Jalapão, essa hospedagem mescla simplicidade e muito conforto. Possui a estrutura certa para agradar a todos os tipos de viajantes.
  3. Pousada Águas do Jalapão: mesclando charme com a rusticidade do Cerrado, o estabelecimento fica em Ponta Alta do Tocantins, uma das principais regiões de acesso às maravilhas do Jalapão. Além das boas acomodações, o hóspede já estará em contato com a atmosfera única tocantinense.
  4. Pousada Cachoeiras do Jalapão: localizada no município de São Félix do Tocantins, dispõe de quartos simples e confortáveis para viajantes que irão ao Jalapão sozinhos, com amigos ou familiares.
  5. Pousada São Félix: situada em São Félix do Tocantins, essa opção de hospedagem disponibiliza aos hóspedes área de lazer com mesa de sinuca, piscina e bar.

Nada como hospedar-se com conforto para garantir que as energias estarão recarregadas para mais um dia de passeios, não é mesmo? Escolha a opção mais adequada para sua viagem e faça já a reserva!

10 fotos do Jalapão para você ficar com mais vontade ainda de conhecer

Para fechar este guia, abaixo você confere registros maravilhosos para se apaixonar de vez pelo Jalapão. Aprecie sem moderação!

1. Lindas cachoeiras preenchem o cenário

2. A recompensa ao fim de uma trilha

3. Prepare o seu 4×4

4. Ótimas corredeiras te esperam para a prática de rafting

5. Sempre-viva, planta típica do Cerrado

6. Ah… Essa imensidão!

7. Veja o belo contato da vegetação com as formações rochosas

8. Mais uma linda foto da Pedra Furada

9. Como não se encantar com o Morro do Gorgulho?

10. Este azul é um convite para o retorno!

Viajar para o Jalapão é ter a oportunidade de entrar em contato com paisagens preservadas e de múltiplas belezas. Conheça esse trecho encantador do cenário brasileiro e surpreenda-se! Para continuar explorando o estado, descubra também a Lagoa do Japonês, outro destino paradisíaco no Tocantins.