Por Mercia Souza Fagundes
Atualizado em 16.03.23
Está buscando dicas diferentes sobre o que fazer em SP? O Jardim Botânico faz parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, também conhecido como Parque do Estado. Se trata de uma grande área verde com 360 m² que abriga diversas espécies de árvores e de animais. Neste guia de visitação, fique por dentro de boas dicas para ter uma experiência incrível.
Publicidade
O Jardim Botânico de São Paulo fica situado no bairro Vila Água Funda, na Av. Miguel Estéfano, 3031. Fundado em 1928, o local é uma importante unidade de conservação ambiental. Costuma ser bastante visitado, principalmente em alta temporada.
Para chegar até o Jardim Botânico é preciso estar em São Paulo primeiro. O Aeroporto de Congonhas fica apenas 8 km do destino. Saindo de lá, utilize a linha 875A-10 até a Av. Jabaquara e depois é só pegar o ônibus 4742-10 até chegar ao local.
Já se você vem de outra região, basta pegar a linha de metrô São Judas ou Saúde e seguir pela linha de ônibus 4742-10. Pelo metrô Santa Cruz, é possível utilizar a linha de ônibus 475R-10.
O transporte público de São Paulo é bem rápido, mas lembre-se que sempre é possível chamar um táxi ou um motorista de aplicativo de corrida.
O Jardim Botânico desempenha um papel muito importante para a conservação de espécies, principalmente as ameaçadas de extinção. Para honrar sua visitação, considere as dicas a seguir:
Logo na entrada do Jardim Botânico você verá alguns mapas indicando a localização de cada atração. Observe esse mapa com atenção para não se perder durante a visita.
Publicidade
Existem diversas atrações no Jardim Botânico e o melhor é que você consegue fazer todas elas em um dia. A seguir, confira quais são as principais atividades:
O Jardim dos Sentidos abriga belas plantas aromáticas. Criado em 2003, o local proporciona uma experiência sensorial completa, pois o visitante pode sentir o aroma e tocar na textura das plantas. Além disso, o espaço conta com adaptações para receber PCDs.
A fim de aprimorar o conhecimento, o local possui várias placas com informações sobre a vegetação. Aproveite para conhecer as plantas nas estufas e nas outras dependências do parque.
Aprecie uma coleção com quase 700 espécies de orquídeas, distribuídas em aproximadamente 18 mil vasos com formatos e cores diferentes. A maioria das espécies são plantas nativas do Brasil, e muitas delas estão ameaçadas de extinção. Além disso, em alguns finais de semana ocorrem eventos para expor e vender orquídeas e bromélias.
O Túnel de Bambu forma uma pequena trilha no Jardim Botânico. Ao passar por ele, você experimentará uma grande sensação de paz e de conexão com a natureza. Ao final do túnel, você vai se deparar com o Lago das Ninfeias. Aproveite o passeio para fazer lindos registros da atração.
Inaugurado em 1942, o Museu Botânico abriga um acervo com coleções botânicas de São Paulo. Seu objetivo é registrar a flora do estado, despertando o interesse pela pesquisa. O museu funciona todos os sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Para a preservação do acervo, o museu não abre em dias de chuva.
Localizadas próximas ao Jardim de Lineu, as escadarias históricas se inspiram no Jardim Botânico de Upsala, na Suécia. Elas foram construídas em 1928 e se tornaram um importante ponto turístico do parque. Aproveite também para contemplar o Jardim.
Formado por um afluente do Riacho do Ipiranga, o Lago das Ninfeias abriga diversas espécies de plantas aquáticas. Entre elas, você pode observar as ninfeias amarelas, roxas e rosas. A flor é considerada um símbolo do Jardim Botânico, mas há muitas outras espécies no lago. Além disso, também é muito comum encontrar hortênsias e copos de leite na borda do lago.
As estufas abrigam diversos tipos de plantas nativas da Mata Atlântica. Em uma delas você encontrará plantas tropicais e na outra há algumas exposições temporárias, como a tradicional exposição de orquídeas que acontece uma vez por ano, geralmente no mês de novembro. As estufas são consideradas o marco inicial da construção do Jardim Botânico.
Publicidade
A Trilha da Nascente possui 350 m de extensão e é totalmente acessível para crianças, idosos e PCDs. Durante o percurso, você poderá observar as belezas da vegetação e da fauna da Mata Atlântica. A trilha termina em uma nascente do Riacho Ipiranga, lugar histórico onde foi proclamada a Independência da República. O horário de funcionamento é das 9h às 16h, de terça-feira a domingo.
O Jardim Botânico é o lugar ideal para fazer um piquenique sob as árvores. Você pode levar seus lanchinhos e bebidas favoritas. Um ponto propício para essa atividade é o gramado ao redor do Lago das Ninfeias. Também há alguns quiosques com cadeiras e mesas nas dependências do parque.
A fauna e a flora do Jardim Botânico de São Paulo são diversificadas. Entre os animais, você vai avistar facilmente alguns bichos-preguiça, roedores, macaquinhos e tartarugas.
Se você quiser fazer um ensaio fotográfico no Jardim Botânico de São Paulo, basta entrar em contato com a equipe através do site. A seguir, admire algumas imagens impressionantes para entrar no clima:
Que tal reunir um grupo de amigos ou familiares para experienciar a tranquilidade do Jardim Botânico? Além de apreciar de perto cada paisagem do lugar, você também pode tirar belíssimas fotos em grupo.
Certamente você já percebeu que o destino é enorme. Se você não gosta de contar apenas com o mapa, assista aos vídeos selecionados e se acostume com a geografia do local:
A paisagista Nô Figueiredo visitou o Jardim Botânico e compartilhou diversas dicas sobre as plantinhas do local. Nas estufas, você confere informações sobre os diferentes tipos de solo da Mata Atlântica. Além disso, ela também documentou o passeio pelo Jardim dos Sentidos.
Confira algumas imagens e informações básicas sobre o Jardim Botânico. Você pode ver a leve movimentação de pessoas e algumas das principais atrações, como o Lago das Ninfeias. Esse vídeo é ótimo para se acostumar com a geografia do local!
Que tal passar um dia nesse paraíso natural? Logo no início, você confere as placas informativas que ficam na entrada do Jardim Botânico. Além disso, veja algumas das peças expostas no Museu Botânico.
O Jardim Botânico de São Paulo fica próximo do zoológico. Isso significa que você pode emendar os dois passeios. Legal, né?