Por Gabriella Soares
Atualizado em 21.03.23
La Paz é a capital administrativa da Bolívia e uma das cidades mais vivas e movimentadas para se visitar. Com diversas atrações urbanas – como museus, bairros boêmios e praças – e outras naturais – como mirantes, montanhas, neve e vales -, é um dos melhores destinos da América do Sul, seja para viagens em casal, com amigos ou em família. Conheça e se apaixone por essa capital latino-americana!
Publicidade
Capital administrativa e a maior cidade da Bolívia, La Paz localiza-se no oeste do país e tem mais de dois milhões de habitantes. Uma de suas características mais marcantes é sua altitude que pode chegar a até 3,7 mil metros. A cidade fica encrustada em um vale cercado por montanhas.
Um dos problemas de La Paz se localizar em um vale é o grande volume de chuvas na cidade. No entanto, entre abril e outubro, as chuvas são mais raras e é possível aproveitar o melhor da cidade com um céu azul e ensolarado. Ainda assim, há momentos em que as temperaturas podem ser mais baixas, o que também é normal para essa localização.
Movimentada e extremamente cultural, a cidade de La Paz tem diversos pontos turísticos para se aproveitar. Seja para os mais aventureiros ou para os mais calmos, mais urbanos ou para quem curte ecoturismo, é possível ter uma viagem inesquecível. Conheça abaixo as principais atrações desta linda capital.
O Centro Histórico da cidade reúne uma amostra das contradições da região, principalmente na convivência dos prédios modernos com as construções históricas. Há diversas ruas apertadas com casinhas do século passado que são puro charme. Além disso, também existem diversas barracas com pratos típicos espalhados pelas ruas.
Sendo a principal e maior praça de La Paz, San Francisco concentra alguns dos pontos chave da cidade, como a Igreja e Convento de San Francisco e o Mercado Lanza, uma dos mais importantes da região. Além disso, é muito comum ter apresentações artísticas e competições esportivas na parte central da Praça.
A Catedral Metropolitana de La Paz fica na Praça Murillo, um dos pontos de referência do centro da cidade. A construção tem duas torres com sinos, uma das maiores desta praça. Além disso, a Catedral tem uma mistura de estilo barroco com neoclássico. Toda trabalhada em mármore, o que faz dela ainda mais impressionante.
Publicidade
Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Mercado das Bruxas ocupa um quarteirão inteiro e representa a pluralidade da cultura bolivariana. Um atrativo muito famoso do mercado são os itens místicos utilizados por povos indígenas, além de ingredientes para feitiços e rituais.
Com uma linda pista de esqui, o monte Chacaltaya é um ótimo lugar para aproveitar a neve. Em seu pico, é possível ter uma incrível vista, além de aproveitar toda a beleza do monte nevado. É o local ideal para quem gosta de aventuras e esportes radicais, mas também vale a pena para quem só quer aproveitar a linda paisagem.
Outro lado da cidade de La Paz é sua história e, para conhecê-lo, nada melhor do que as Ruínas de Tiwanaku. Este sítio arqueológico guarda o que restou de uma antiga civilização da região e de uma cidade que é uma das mais antigas do mundo.
Teleféricos são uma forma de transporte comum em La Paz. Graças a sua localização em um vale, é também uma ótima atração turística. Com apenas 6 bolivianos (B), é possível ter uma visão completa da cidade e de seus diferentes bairros e paisagens. As estações ficam abertas todos os dias, das 5h às 22h.
O Valle de Las Ánimas consiste em um cânion de formações rochosas de grande altura e formatos pontiagudos. O cânion é formado por arenito, o que dá um visual impressionante as rochas. Esta é uma das atrações mais impressionantes de La Paz e vale a pena a visita.
Uma forma de ter uma visão completa da impressionante La Paz é o Mirador Kili Kili. Este mirante fica na região da Praça Murillo, mas a caminhada até lá pode ser difícil por causa da altitude. No entanto, a paisagem que é possível apreciar vale a pena o esforço.
Famosa entre os viajantes mas aventureiros, a Estrada da Morte tem cerca de 70 quilômetros de um trajeto estreito e cheio de curvas. E o mais incrível? Tudo isso beirando um precipício. Sendo assim, é um grande atrativo para ciclistas que fazem o passeio chamado downhill por ali. Entretanto, cuidado: o nome Estrada da Morte não é uma brincadeira!
Parte do distrito de La Paz, El Alto é um dos melhores mirantes possíveis em razão de ser ponto privilegiado para observar o vale em que a cidade se encontra. Deste ponto, é possível ter uma visão completa das montanhas e bairros de La Paz. O melhor é visitar El Alto durante o dia para aproveitar por completo o mirante.
Uma das principais características da Bolívia é a sua plantação de coca. Este museu busca contar essa história. O Museu da Coca traz informações sobre o uso medicinal desta planta, assim como suas utilizações terapêuticas. Há ainda conteúdos sobre a sua produção. O Museu fica aberto de segunda a sábado, das 10h às 19h, e a entrada é 15 B.
Publicidade
Falando em museus, se você quer um contato mais profundo com a cultura desse país, Calle Jaen é o local ideal. Esta rua concentra diversos museus que, juntos, contam a história da Bolívia, além das próprias construções cheias de charme. A maior parte dos museus ficam abertos de terça à domingo, das 9h às 19h e os ingressos custam até 10 B.
Uma tradição em La Paz é a Luta das Cholitas, uma grande atração cultural de todo o país. A luta acontece com as mulheres vestidas a caráter, com saias volumosas e ponchos, além de tranças. Esta é uma tradição da época colonial e acontece principalmente em El Alto, às quintas e domingo, por cerca de 50 B.
O Valle de La Luna é um dos pontos turísticos mais visitados em La Paz e fica na saída da cidade. O Valle consiste em diversas formações geológicas de argila e arenito comparável a superfície da lua. A paisagem é inesquecível e realmente vale a pena a visita. O ingresso custa cerca de 15 B.
Todas estas atrações podem fazer da sua viagem a La Paz como uma das mais inesquecíveis viagens da sua vida. Só é preciso que você monte o seu roteiro e aproveite o melhor desta bela e diversa cidade.
Os visuais de La Paz são incríveis, seja sua vida urbana ou sua natureza exuberante e ainda mais com a junção das duas coisas. Suas atrações são diversas e é possível encontrar diversão para todos os gostos. As imagens abaixo comprovam exatamente isso. Confira:
É uma linda cidade, não é? É impossível não querer conhecer todas estes locais e a cultura de La Paz. Escolha os lugares que mais lhe impressionaram, monte seu roteiro e aproveite a sua viagem.
A melhor forma de conhecer os detalhes e as dicas sobre um destino é ver os vídeos sobre quem já fez essa viagem. Neste sentido, separamos os melhores vídeos sobre La Paz e suas diferentes atrações. Veja abaixo:
Neste vídeo do canal Novo Nômade, é possível conhecer os principais pontos turísticos de La Paz e as curiosidades sobre a viagem para uma cidade tão diversa e viva quanto essa. Vale a pena conferir esta experiência e pegar algumas dicas.
Já neste vídeo do canal Te Guiaremos, vemos como aproveitar a cidade em uma viagem mais rápida, como um dos destinos de seu mochilão. Há diversas dicas de o que fazer em um dia na cidade para aproveitar o melhor de La Paz.
Com esse vlog do canal Patricia Viaja, é possível conhecer os principais passeios pela capital administrativa da Bolívia e como aproveitar todas as nuances culturais dessa metrópole, além das tradições andinas.
Neste vídeo do Fui Viajar Não Sei Quando Volto é possível conhecer os detalhes e curiosidades sobre o Mercado das Bruxas, o mais importante da cidade. Além disso, há também alguns dos mistérios que cercam essa mística atração.
O canal Sou Mochileiro fez um vídeo detalhado sobre uma das melhores atrações da cidade, o Mi Teleférico. É possível conhecer os detalhes das linhas que formam esse transporte público, além das maravilhosas paisagens.
Prepare-se e curta a sua viagem a La Paz da melhor forma possível, com as melhores atrações para o seu gosto. Não deixe de aproveitar também para conhecer mais sobre este lindo destino e as curiosidades da Bolívia.