Por Gabriella Soares
Atualizado em 28.07.22
A Lagoa do Japonês é um lugar incrível e de beleza indiscutível em Tocantins, em meio ao Cerrado. O local conta com lindas águas turquesas que são ideias para o banho e para o mergulho, já que são também cristalinas. Além disso, na área é possível encontrar lindas rochas calcárias e até uma maravilhosa gruta. Conheça mais desse belo oásis!
Publicidade
Localizada a cerca de 240 quilômetros de Palmas, a capital do Tocantins, a Lagoa do Japonês fica também a cerca de 286 quilômetros de Gurupi. O centro municipal mais próximo do local é o de Pindorama, que fica a uma distância de 35 quilômetros da propriedade particular em que a lagoa se encontra, a Fazenda Sucuriú, na área rural da cidade e que pode ser de difícil acesso.
Para quem tem experiência em dirigir em estradas de terra, o percurso até a Lagoa do Japonês pode ser mais simples. Como a Fazenda Sucuriú fica na Zona Rural, partindo de Palmas, é possível pegar a via para Ponte Alta ou para Porto Nacional. Em qualquer uma delas, existem estradas que acumulam areia e, em dias chuvosos, lama.
Como esse é um local cada vez mais procurado por turistas, o melhor é que você se prepare com antecedência para a sua vagem. Com isso em mente, separamos algumas das informações que você precisa saber antes de visitar e aproveitar as belezas do local.
Preste atenção nesses detalhes quando estiver planejando a sua viagem até a Lagoa do Japonês e com certeza a sua aventura será exatamente como você deseja, além de ter toda a segurança possível. Esse é um daqueles destinos que garantem paisagens e emoções inesquecíveis.
Além dos pontos já elencados para se prestar atenção antes de ir até a Lagoa do Japonês, existem outras dicas que podem fazer com que o seu passeio até esse lindo oásis em meio ao Cerrado seja ainda mais maravilhoso. Abaixo reunimos algumas informações e dicas práticas para que você possa aproveitar ao máximo todas as belezas desse destino, incluindo as melhores atividades para fazer por lá. Confira:
Levando em consideração o acesso a Lagoa do Japonês e que as suas principais atividades envolvem aproveitar suas águas cristalinas e sua linda paisagem, o melhor é evitar a época de chuvas. Assim, procure fazer sua viagem entre os meses de maio e setembro. Além disso, se preferir evitar encontrar a lagoa cheia para aproveitar com mais tranquilidade, vá fora da temporada, como em feriados ou no mês de julho.
Para que você possa aproveitar ao máximo esse lindo destino, é preciso levar alguns itens. Não se esqueça de colocar em sua mochila tênis apropriados para caminhada, dinheiro para o restaurante e aluguel de equipamentos ou os próprios artigos esportivos e de proteção, caso não queira alugar. Já no que diz respeito a protetor solar e repelentes, é aconselhável não utilizar, para evitar a contaminação da água.
Publicidade
Apesar de relativamente pequena, a Lagoa do Japonês conta com um restaurante, já que é proibido entrar com qualquer tipo de alimento. Os pratos servidos são típicos do Tocantins e conta ainda com drinks, diferentes bebidas e petiscos, tudo com um clima tranquilo e rústico. Além disso, o local conta também com banheiros limpos e bem equipados para os visitantes.
Uma das principais atividades realizadas nesse destino é o mergulho, já que suas águas são cristalinas e existem diversos peixes no fundo da lagoa. Para quem não possui os equipamentos para fazer snorkel, é possível alugar no local. Além disso, também é possível contratar um passeio e barco para conhecer a linda gruta que faz parte da paisagem local.
Outra forma de aproveitar a área e as belezas naturais dessa região um pouco diferente do Cerrado, é com trilhas. Existem trajetos relativamente curtos e fáceis para se fazer e conhecer mais da natureza local. Além disso, a lagoa conta também com uma tirolesa de 300 metros de comprimento em que é possível ter uma visão linda de toda a área. A tirolesa custa cerca de R$ 30 por pessoa.
Para quem deseja uma experiência completa com a maior harmonia com a natureza possível, é possível ficar no camping da Lagoa do Japonês. Não existe uma infraestrutura muito maior do que a já mencionada, mas a ideia é que os visitantes levem a sua barraca e aproveitem ao máximo a linda área. E o melhor é que não é cobrado nada a mais para passar a noite.
Contratar um guia não é uma obrigatoriedade para quem vai curtir o dia na região, no entanto, para quem não está acompanhado com a prática de ecoturismo ou ainda com estradas de terra, essa pode ser uma boa ideia. Dessa forma, é possível aproveitar todas as atividades e a paisagem com maior tranquilidade. Existem diferentes empresas e guias particulares na região, com diferentes valores, para se contratar.
Não deixe de aproveitar todas as atividades e belezas da Lagoa do Japonês. Esse é um lugar que tem um pouquinho de tudo para fazer com que a sua viagem seja inesquecível, principalmente porque essa é uma parte diferente e encantadora do maravilhoso Cerrado brasileiro. Faça o seu roteiro e aproveite ao máximo essa pequena aventura pelo Tocantins e suas águas cristalinas.
Em uma viagem de ecoturismo, a preparação é uma etapa de extrema importância. E como as principais atrações da Lagoa do Japonês se concentram em meio a sua exuberante natureza, também é importante que você planeje com cuidado a sua aventura nesse belo destino. Pensando nisso, separamos abaixo alguns dos melhores vídeos com dicas e informações sobre essa viagem. Confira:
Nesse vídeo é possível conhecer em detalhes as belezas naturais da Lagoa do Japonês, além de ver um pouco mais sobre o restaurante do local e seus pratos.
Publicidade
Para quem deseja mergulhar e conhecer de pertinho todas as beleza das águas cristalinas, o pessoal do Canal do Mergulho reuniu diversas dicas e informações.
Com detalhes do caminho até a Lagoa do Japonês, esse vídeo do canal Caminho Traçado traz também informações de outras atrações que você pode aproveitar na região.
Esse rápido vídeo mostra um pouco mais da beleza desse local, além de dar dicas de outras atividades que você pode aproveitar na lagoa.
Já com esse rápido vídeo do canal Leve na Viagem, é possível conhecer melhor as paisagens da linda Lagoa do Japonês e suas águas cristalinas, inclusive com imagens aéreas.
Não deixe de levar em conta essas dicas e informações quando estiver preparando a sua viagem. E lembre-se que o mais importante é manter a segurança de todas as pessoas, assim como o respeito pelo local. Assim, sua viagem será realmente inesquecível.
Sem dúvida nenhuma, a principal atração da Lagoa do Japonês são as belezas naturais que os visitantes encontram. Afinal, não é à toa que esse lugar é chamado de oásis do Tocantins. Reunimos abaixo as melhores imagens de quem já aproveitou toda a exuberância natural desse destino. Confira e se encante:
Esse é realmente um lugar cheio de charme e com uma natureza que maravilha a qualquer um. E já que você já vai estar na região, não deixe de conhecer também outras partes maravilhosas do Tocantins, como o exuberante e inigualável Parque Estadual do Jalapão.