Por Liz Santana
Atualizado em 07.02.23
Lavras Novas é o lugar ideal para quem deseja fugir da correria das cidades e se aventurar pela natureza. O local é repleto de trilhas, cachoeiras e atrações maravilhosas para quem curte ecoturismo. Além disso, a culinária é saborosa e muito bem falada em todo o mundo. Ficou curioso? Então conheça mais um pouco dessa região.
Publicidade
O destino é um dos 13 distritos de Ouro Preto, em Minas Gerais. Ele fica localizado a 112,8 km de Belo Horizonte, capital do estado. A cidade é linda, possui casas antigas e coloridas, igrejas coloniais e restaurantes. Além disso, ela ainda é cercada de montanhas e de uma vegetação incrível, que dão um charme especial ao local.
Para chegar, o turista tem duas opções: de carro ou de ônibus. Confira cada um dos trajetos:
É muito importante também que você verifique a qualidade das estradas antes de ir, para não ter nenhuma surpresa. Além disso, verifique a previsão do tempo para evitar viajar num tempo chuvoso, certo?
A cidade possui poucas atrações além das trilhas e cachoeiras. Por isso, aproveite para comer bem, se aventurar pela natureza e descansar bastante. Separamos a seguir os principais pontos turísticos de Lavras Novas para você ocupar o seu tempo quando estiver passeando pela região.
O centro histórico é um dos melhores lugares para passear. As ruas desse distrito são charmosas e encantadoras, com suas igrejinhas, casas coloridas e casebres antigos. Por isso, muitos turistas aproveitam para caminhar a pé, tirar fotos nas portas das casinhas e visitar as lojinhas de artesanato que estão espalhadas pelas ruas de Lavras Novas.
O Pico do Itacolomi possui 1 772 metros de altitude e fica perto da Estrada Real, importante local de passagem do ouro em Minas Gerais. Essa unidade de conservação é bem preservada e abriga diversas espécies de plantas da Mata Atlântica e animais silvestres, alguns ameaçados de extinção. Por isso, contrate um guia turístico para te contar um pouco sobre a história local.
Publicidade
O Parque de Itacolomi é cheio de trilhas públicas, que atendem desde ao público mais preparado para longos trajetos, até aquele que só aceita caminhar em trilhas leves. A extensão territorial ainda abrange outras cidades, como Mariana, e os distritos de Ouro Preto, como Santa Rita, Santo Antônio do Salto e Lavras Novas. Então, é possível percorrer por todos esses lugares, caso você tenha mais dias de folga.
A represa surgiu após a construção de uma hidroelétrica em Lavras Novas. Para chegar, é necessário fazer uma trilha simples, de 1 hora, ou então ir um veículo 4×4. O local é lindo, perfeito para passar uma tarde relaxante, tirar fotos e fazer um piquenique nas margens do rio.
Esse é um dos lugares preferidos dos turistas que amam a natureza. O acesso é fácil, a paisagem é linda e ainda é possível escutar o barulho da cachoeira de longe. Algumas pessoas ainda realizam saltos de pára-quedas e rapel pela região. Então, aproveite para ficar o tempo que for preciso para recarregar as suas energias.
Quando estiver passeando pelo centro da cidade, dê um pulo para conhecer a Igreja Matriz de Lavras Novas. A igreja fica localizada no centro do distrito e possui uma pracinha bem agradável na sua frente. Sem dúvidas, um local perfeito para tirar fotos e aproveitar o ambiente tranquilo.
A Ponte da Caveira é outra atração interessante e que vale a pena descobrir em Lavras Novas. Você irá passar por ela quando estiver indo para o vilarejo, então faça uma parada rápida para conhecer o lugar e tirar uma foto.
Ir ao vilarejo e não conhecer a Pedra do Equilíbrio é inevitável. Ela fica localizada no início da cidade, numa curva, e chama a atenção de muitos visitantes por conta dessa peculiaridade. Por isso, contemple e desfrute dessa obra prima da natureza.
O vilarejo de Santa Rita fica bem pertinho de Lavras Novas e também merece um pouquinho da sua atenção. Você poderá fazer um bate-volta e desfrutar da natureza do local. Além disso, vale salientar que existe um posto de gasolina instalado pelas redondezas, caso você precise de algum suporte ou combustível para o seu veículo.
Além desses pontos turísticos que mencionamos, Lavras Novas ainda possui cachoeiras encantadoras, como:
Publicidade
A maioria dessas cachoeiras são de difícil acesso, por isso, o recomendado é contratar um profissional que conheça o caminho. Além disso, não esqueça de levar água e lanches para a trilha e de recolher o seu lixo quando retornar à pousada, combinado?
Lavras Novas é um distrito simples e sem muita estrutura. Por esse motivo, você deve ter alguns cuidados antes de viajar para esse local.
Com todas essas orientações, sua viagem será muito mais proveitosa e você poderá tomar as medidas certas, caso algum imprevisto aconteça.
Lavras Novas possui um pouco mais de 30 pousadas pela sua região. Ou seja, você encontrará locais simples, como também hotéis luxuosos e requintados. Por isso, listamos algumas opções para te ajudar.
Mas lembre-se de escolher locais que estejam próximos aos pontos turísticos e restaurantes da cidade. Assim você não irá andar muito toda vez que precisar sair da hospedagem.
E por falar em restaurantes, Lavras Novas é um local que possui uma gastronomia espetacular e uma comida caseira inesquecível. O local dispõe de diversos bares, botecos e cantinas, que também são parada obrigatória. Conheça alguns:
Vale salientar que a maioria dos restaurantes fica na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, que é a principal do distrito. Aliás, a maioria desses locais funcionam à noite e oferecem um cardápio maravilhoso, além de música ao vivo.
Lavras Novas é incrível, repleta de verde, águas limpas e ar puro em todos os locais. Mas se você está curioso para saber mais um pouco sobre esse destino, veja essa seleção de imagens maravilhosas que fizemos para te animar.
Viajar para Lavras Novas vai te deixar renovado e mais apaixonado ainda pelas paisagens mineiras. E para que seu passeio seja mais completo, descubra também o que fazer em Ouro Preto durante as suas férias.