Por Bruno Mendes
Atualizado em 02.08.22
Cada vez vais desenvolvida após sua entrada na União Européia, a Lituânia é uma grata surpresa do Leste Europeu. Cheia de edificações históricas e com natureza exuberante, o país é um ótimo destino turístico para aquele viajante que ama descobrir lugares menos famosos, fora dos roteiros mais badalados.
Publicidade
Confira algumas curiosidades e saiba o que fazer nas principais cidades da Lituânia. Prepare-se para momentos de aprendizados e muita diversão!
Integrando os Países Bálticos, a Lituânia faz fronteira com a Letônia, Estônia, Bielorrúsia e com o exclave russo de Kaliningrado. O seu território contempla inúmeros lagos pequenos, pântanos e uma vasta área plana. Os aeroportos de Vilnius e de Kaunas são os mais importantes do país.
A língua oficial da Lituânia é o lituano. Contudo, alguns outros idiomas também são muito falados no país, como o russo, o polonês e ucraniano.
O euro é a moeda utilizada na Lituânia.
A população na Lituânia é de cerca de 2.8 milhões de habitantes.
Publicidade
A capital lituana é Vilnius.
O cristianismo é a principal religião da Lituânia, mas há uma minoria de protestantes e adeptos da Igreja Ortodoxa.
A culinária da Lituânia é de ótima qualidade, portanto, você irá amar o tour gastronômico pelo país. Grande parte dos pratos têm carne de porco, batatas, coalhada e os temperos são fortes, pois há muito alho. Na sobremesa, as receitas com semente de papoula e mel são muito comuns por lá.
Se você não resiste a uma cervejinha, vai gostar bastante de ir aos bares lituanos. A bebida é muito popular no país e as cervejarias já ganharam prêmios. Só para ter uma ideia, em 2015, 16 marcas de cerveja lituanas ganharam o World Beer Award, mais importante premiação do mundo.
Ao longo dos séculos a Lituânia passou por várias guerras e atualmente a independência do país é comemorada duas vezes: no dia 16 de fevereiro, quando o país se libertou do domínio alemão após a Primeira Guerra Mundial, em 1918; e no dia 11 de março, data da celebração da restauração da independência.
A Lituânia talvez seja o único lugar do planeta com uma essência nacional. Conhecido como “Fragrância da Lituânia”, o perfume possui notas de gengibre, almíscar, flores selvagens e framboesa.
O ato de assobiar é inofensivo no Brasil, mas na Lituânia é considerado rude e muitos acreditam que atrai espíritos.
Ficou com vontade de conhecer os aspectos mais interessantes e inusitados da Lituânia? Então, agora chegou o momento de saber o que fazer nas três principais cidades do país. Vamos lá.
A capital da Lituânia possui o mair centro histórico em estilo barroco do velho continente. Repleta de áreas verdes e cortada por rios limpíssimos, Vilnius conta com igrejas de distintos estilos arquitetônicos, castelos, ruas grafitadas e incrível atmosfera.
Publicidade
Veja quais são os pontos turísticos mais bacanas desse recanto que respira história e cultura:
Construído no final do século XIII, em cima de uma colina esse castelo tinha o objetivo de proteger Vilnius de ataques inimigos. A construção conta com três torres e um palácio gótico.
É uma ótima ideia visitar as ruínas do palácio e a torre ocidental para conhecer um pouco da história da Lituânia e observar Vilnius por uma perspectiva diferenciada. Aproveite para registrar os parques, montes arborizados e as deslumbrantes edificações históricas do entorno.
A igreja de Santa Ana tem mais de 500 anos e durante o período em que as tropas de Napoleão Bonaparte invadiram a Lituânia, ela foi transferida para as forças da cavalaria francesa.
De todo modo, mesmo com as instigantes passagens, a construção mantém-se preservada até hoje e é um dos principais símbolos de Vilnius. Sem dúvidas, uma obra prima do estilo gótico.
Erguida entre 1503 e 1522, a Porta da Madrugada é um ponto turístico famoso em toda a Europa e é um dos principais monumentos históricos da Lituânia.
Vale mencionar que no século XVI Vilnius era murada e tinha alguns portões de acesso. Esse é o único que ainda está preservado e recebe milhares de visitantes todos os anos, os quais também não deixam de contemplar as demais edificações do centro histórico.
Para observar de perto a mais rica coleção do patrimônio cultural da Lituânia, o viajante precisa visitar esse museu que conta com mais de 200 mil itens.
No prédio inaugurado em 1952, o visitante irá observar esculturas que representam o folclore e a arte popular do país, pinturas contemporâneas e de tempos antigos, joias, pedras raras e etc.
O Palácio dos Grão-Duques foi reconstruído após a sua demolição no século XIX e hoje recebe turistas de diversas partes do mundo. Vale escolher um dia para admirar a imponência desse local que foi um relevante centro cultural e político da Lituânia do século XV ao XVII.
Ao visitar os principais pontos turísticos de Vilnius e caminhar pelas charmosas ruas da cidade, você irá conhecer capítulos interessantes da história da Europa. Mas o seu passeio pela Lituânia não acaba por aqui.
É hora de conhecer um destino tão especial quanto a capital lituana.
A segunda maior cidade da Lituânia está situada na região central do país e fica a 102 km de Vilnius. Ainda que tenha as marcas clássicas da capital, Kaunas também dispõe de atmosfera jovial e elementos mais modernos. Listamos os principais atrativos, veja só:
O Monastério e Igreja Pažaislis são um grande complexo arquitetônico e formam o mais impressionante monumento barroco da Lituânia. Visitado por artistas e peregrinos, o atrativo também é apreciado por turistas de todas as partes do mundo que se interessam pelas festividades religiosas e festivais de arte que geralmente ocorrem no verão.
A Câmara Municipal de Kaunas fica no coração do centro histórico e foi construída no século XVI. Parecido com uma igreja, o prédio funciona como um museu e conta com peças arqueológicas, uma velha cela de prisão, além de exposições temporárias e algumas outras surpresas.
Situado em uma praça ampla – cercada por restaurantes e outras belas construções – o prédio ainda tem uma torre de onde se pode ter um visual esplêndido da cidade.
Localizado no trecho sul da cidade, o Jardim Botânico de Kaunas é o segundo maior da Lituânia. Atração certa para o visitante que deseja dar uma pausa nas visitas aos museus e sentir toda a energia de um parque com vasta área verde e diferentes flores coloridas.
Vai bater perna pela região central? Então saiba que a Laisves Aleja é uma das melhores vias de Kaunas para o visitante fazer umas comprinhas, provar algumas delícias da gastronomia da Lituânia e também observar belíssimas paisagens e as construções em estilos góticos e renascentistas.
O Nono Forte é um ilustre monumento arquitetônico que foi utilizado como campo de concentração pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Por lá, é viável conhecer alguns armamentos utilizados em guerras, ver exposições sobre conflitos históricos e três magníficas esculturas de 32 metros do artista Alfonsas Ambraziūnas. Um lugar para o viajante aprender história.
Kaunas é uma cidade receptiva e muito fotogênica. Com certeza, a sua rotina de lazer por lá será bem movimentada.
Pensou que acabou? Pensou errado. Selecionamos mais uma cidade que você não pode deixar de fora do roteiro turístico na Lituânia.
Situada a apenas 28 quilômetros de Vilnius, Trakai é uma das cidades preferidas pelos turistas que visitam a Lituânia. É o local mais interessante para passeios ao ar livre, e também, é claro, apreciar os tão importantes monumentos históricos.
Dica: faça um bate volta e volta entre a capital lituana e esse recanto bucólico cheio de boas surpresas.
O Castelo de Trakai está entre os destinos turísticos mais concorridos da Lituânia. Situado em uma ilha, ele foi erguido no século XV, mas foi destruído em conflitos no século XVII e só foi completamente reconstruído em 1962.
Hoje o local abriga o Museu Histórico de Trakai e é o endereço de vários eventos culturais que ocorrem todos os anos.
Trakai é conhecida como a “cidade dos Lagos”, pois lá existem mais de 200 deles. E o Castelo de Trakai fica localizado no encantador Lago Galvé, que é uma atração nota 10 para quem gosta de fazer passeios de barco, praticar esportes náuticos ou apenas apreciar um belo dia de sol nas margens.
Considerada uma das mais exuberantes mansões da Lituânia, a Užutrakis Manor fica nas margens do Lago Galvé e foi construída em 1895. Se você tem apreço por construções antigas e luxuosas, vai amar a atmosfera clássica desta residência onde um conde viveu com sua esposa no final do século XIX.
Ah, não deixe de passear pelo enorme jardim que conta com mais de 100 tipos de árvores.
O voo de balão de ar quente é uma atividade turística famosa não apenas em Trakai, mas também em Vilnius e em outras regiões da Lituânia. Portanto, caso você queira contemplar castelos, mansões e os lagos desse destino pelo melhor de todos os ângulos, vale agendar um passeio.
Vamos finalizar esta lista indicando um lugar que vai te deixar com água na boca. Esse museu tem quatro salas com exposições de lindas esculturas de chocolates. Tudo é belo, e certamente vai dar vontade de saborear as obras de arte.
Programe já uma visita a estes e outros lugares especiais de Trakai. A natureza e as marcas históricas vão te conquistar e as boas lembranças vão ficar guardadas por muito tempo.
Curtiu as imagens e os pontos turísticos da Lituânia? Então, veja com atenção estes dois vídeos sensacionais feitos por quem amou a passagem pelo país.
Visita ao mercado, passagem pelas áreas históricas, mostras artísticas e boas informações sobre Vilnius em um dia frio. O vídeo vai te ajudar a elaborar um roteiro sem defeitos pela capital da Lituânia.
Lindas imagens do Castelo de Trakai e do Lago Galvé, passeios no pedalinho, caminhadas pela área verde. Seja bem vindo à cidade que parece ter saído de um conto de fadas.
Olha o frio de volta! Tenha boas impressões sobre esta cidade cheia museus, prédios históricos, mas que também apresenta uma atmosfera jovem e bem charmosa. Não se assuste com a neve, ok? Se você estiver bem agasalhado vai conseguir bater perna e se divertir tranquilamente.
Provavelmente você já tem boas ideias dos vídeos que irá gravar quando viajar para a Lituânia. Não é difícil ser criativo diante de tantos cenários de cartão postal, né?
Depois de ler todo esse guia deu para perceber que há lugares lindos que merecem ser visitados por lá, concorda? Então, veja mais algumas fotos e tenha a certeza de que será uma decisão sábia seguir para a região báltica nas suas próximas férias.
É ou não é um país fotogênico?
Caminhe pelos centros históricos, viaje de trem de uma cidade para outra, passeie de balão e descubra todas as surpresas possíveis. Você precisa conferir as maravilhas da Lituânia de perto. Boa viagem!