Por Pablo Mingoti
Atualizado em 27.03.23
Londres possui diversos pontos turísticos canônicos, como a London Eye, o relógio Big Ben, as cabines telefônicas e a ponte sobre o Rio Tâmisa. Porém, essas são apenas algumas das atrações, pois há palácios, museus e até mesmo pubs interessantes. Londres é assim: apaixonante em todos os sentidos e uma das cidades mais belas do mundo, perfeita para incluir em seu roteiro pela Europa. Confira um guia para visitar esse lugar incrível.
Publicidade
Você sabia que o modelo de self-service nos caixas de supermercados são comuns em Londres? Para agilizar a vida, as pessoas utilizam terminais para passar as próprias compras, embalar e escolher a forma de pagamento. Além dessa informação, confira algumas dicas que te ajudarão a se programar para a viagem:
Para fechar o tópico de dicas, o fuso horário de Londres em relação ao Brasil é de três horas a mais do horário de Brasília. Por isso, não deixe de ajustar o relógio quando desembarcar.
Londres é uma cidade do continente europeu, a capital da Inglaterra e do Reino Unido e a sede da monarquia britânica. Os países e cidades que ficam pertinho do destino são Edimburgo Escócia com 5h de trem, capital do País de Gales com 2h de trem e Paris com 2h de trem.
A Latam e o British Airways oferecem voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro, mas outras empresas aéreas oferecem opções com conexão, como a TAP e Lufthansa. Se você já estiver na Europa e quer ir para Londres, utilize as companhias Low Cost, EasyJet, Ryanair e Vueling.
O trem é um meio de locomoção comum na Europa, pois os países estão próximos um do outro. Por fim, dirigir carros pode ser um pouco desconfortável devido à mão inglesa, mas é possível alugar um ou solicitar um veículo com a carteira de motorista brasileira e cartão de crédito internacional.
Existem 6 aeroportos em Londres, o mais perto do centro é o London City. Os voos diretos do Brasil pousam no aeroporto Heathrow ou Gatwick. Para quem já está na Europa, é possível desembarcar nos aeroportos London City, Luton, Stansted ou Southend.
Publicidade
Heathrow é o principal e mais movimentado aeroporto da Europa. Quando chegar, pegue o trem Heathrow Express e faça um trajeto de 20min com partidas a cada 15min para chegar até o centro de Londres. É possível sair do aeroporto com o trem Heathrow Connect, com uma duração de 30min até o centro. O metrô também é uma forma e demora 45 min.
Já Gatwick é o segundo aeroporto mais importante de Londres. Para sair dele, use o trem Gatwick Express, empresa oficial do aeroporto. Outras empresas de trem operam o trajeto até o centro, como a Southern Railway e a First Capital Connect.
Os demais aeroportos também contam com trens oficiais ou empresas que operam o trajeto até o centro. Lembre que essa é a forma mais barata de se locomover.
Fundada pelos romanos, Londres tem mais de 2 mil anos de história, com muitos altos e baixos. No século XIX, uma epidemia de doenças fez muitas famílias perderem parentes. A cidade também sofreu com a Segunda Guerra Mundial, pois foi bombardeada diversas vezes, inclusive atrações turísticas foram devastadas e reconstruídas. Hoje, Londres é conhecida por uma população educada, paisagens de tirar o fôlego e, claro, as bandas de rock Beatles e Rolling Stones.
Londres possui diversas atrações canônicas e a maioria se concentra no Queen’s Walk. Confira abaixo e se organize para visitar todas elas:
A roda-gigante mais icônica de Londres permite uma vista perfeita de toda a cidade. O passeio dura 30min para uma volta na cabine, que gira lentamente. A dica é escolher bem o dia do passeio, já que em dias nublados e chuvosos a vista lá do alto perde um pouco o encanto. É possível comprar uma experiência mais romântica que inclui champanhe, chocolate e cápsula privativa. Espere filas para entrar na atração.
A torre do Big Ben ou Elizabeth Tower possui 96m de altura, considerado símbolo da capital da Inglaterra devido ao segundo maior relógio do mundo e do sino de 14 toneladas. O Big Ben passou por reformas recentemente, cerca de 5 anos até o término das obras e agora somente moradores da Grã-Bretanha podem subir ao topo. O passeio até a torre é para fotografar a fachada, então aproveite as cabines telefônicas vermelhas nos arredores para deixar seu registro.
Já o Palácio de Westminster é a sede do parlamento britânico e já foi moradia da família real na idade média. Hoje, é reconhecido patrimônio mundial pela Unesco e é possível fazer visitas guiadas no interior. Você passa pelas salas Westminster Hall, St Stephen’s Hall, House of Commons e House of Lords. O palácio está do ladinho do Big Ben, então vale a pena emendar o passeio.
Esse suntuoso monumento fica perto do Big Ben, considerado cenário para coroação de reis e rainhas da monarquia britânica, inclusive da Rainha Elizabeth. Além disso, foi onde aconteceu o casamento do Príncipe William e Kate Middleton. O estilo gótico no interior é algo que encanta e as filas começam cedo, pois é um dos edifícios mais visitados de Londres.
Publicidade
Se trata da residência oficial da família real desde 1837, onde a Rainha Elizabeth morava até falecer. A fachada e os jardins ao redor rendem ótimas fotos. Visite algumas peças no interior, como os Apartamentos de Estado, a Galeria da Rainha ou o Estábulo Real, mas saiba que a entrada só é permitida em algumas épocas do ano. É no palácio que acontece a cerimônia da troca da guarda real acompanhada de uma banda militar. O ato acontece diariamente às 11h e chegue cedo para pegar um lugar.
Essa rua com casinhas coloridas se tornou uma atração de Londres após o filme ‘Um Lugar Chamado Notting Hill’, com Julia Roberts. Aliás, a livraria que aparece no longa existe e fica na Blenheim Cresent, nº13. Porém, o bairro é muito mais que um cenário, é ali que está a Portobello Road Market, uma feirinha com artesanatos e comidas que acontece aos sábados.
Os filmes do Harry Potter foram gravados nos estúdios da Warner Bros em Leavesden, a 30 km do centro de Londres. Com o fim das filmagens, o local foi aberto ao público para um tour por cenários icônicos. É possível acessar o ‘quarto’ de Harry Potter, o Salão Principal, o Beco Diagonal, a plataforma 9 ¾ com o trem de Hogwarts e a maquete gigante do castelo.
A Tower of London foi residência real, prisão e fortaleza. Era lá que existia a Torre do Terror, onde pessoas contrárias ao governo eram presas e torturadas. O visitante pode fazer um tour passando por um salão, a antiga Torre Branca, o Palácio Medieval com artigos de luxo, a Capela de São Pedro e salões que remetem à época que a estrutura era utilizada como fortaleza.
A Ponte de Londres conecta as duas margens do rio Tâmisa. Foi inaugurada em 1894 para passagem de navios, visto que se trata de uma região portuária. Para saber os horários de quando as passarelas se levantam, veja o site oficial. Por fim, é possível fazer um tour para saber a história do local. O passeio começa na base da torre, subindo um elevador, seguido de um filme, passarela e uma réplica do maquinário que faz a ponte se levantar.
A famosa rede de museus de cera, Madame Tussauds, possui uma unidade em Londres, sendo a primeira em todo o mundo. As exposições dividem-se em área vip com celebridades do cinema, a zona de esportes e de líderes mundiais, a área de pintores e artistas famosos e um espaço dedicado à realeza britânica. A lotação é constante, então chegue cedo para conseguir tirar fotos.
O Sea Life tem unidades em vários lugares do mundo, inclusive em Londres, onde está o maior aquário da Inglaterra com mais de 500 espécies, divididas em 3 andares. Há vários espaços ao longo da estrutura e a mais visitada é a Ocean Tunnel, um túnel de vidro.
O Museu Britânico fundado em 1753 e é considerado um dos museus mais antigos do mundo. Hoje, conta com sete milhões de objetos, o Átrio no centro é um dos destaques. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 10h às 17h30. Já o Museu de História Natural é uma das atividades para crianças. Se prepare para enconrar esqueletos, fósseis e plantas. Há a área dos dinossauros, dos mamíferos e uma zona interativa para ensinar sobre vulcões e terremotos. A entrada também é gratuita e funciona das 10h às 17h30.
O palácio foi residência da monarquia britânica, a Princesa Diana morou lá. A atração principal é o tour pelos principais cômodos com algumas exposições, como o Memorial da Princesa Diana de Gales. Os jardins reais do lado externo convidam os visitantes para fazer piqueniques e alugar cadeiras para passar o fim da tarde. Os jardins contam com um playground para crianças com uma estátua do Peter Pan, já que o criador morava por perto.
Considerado o prédio mais alto de Londres e do Reino Unido, com 95 andares, que guarda o Hotel Shangri-la, apartamentos, restaurantes e escritórios. Os andares que os turistas mais procuram são do 68 a 72, onde está o mirante chamado The View, com um terraço aberto e uma vista de Londres. O prédio é duas vezes maior que a London Eye.
Suba em um barco para fazer um passeio diferente. As partidas saem do Embankment Pier, Westminster Pier ou London Pier, com trajetos diferentes. Alguns passeios incluem bebidas e petiscos. O barco passa pelo Rio Tâmisa, que já foi conhecido como ‘Grande Fedor’ devido à poluição, sendo necessária uma despoluição iniciada em 1958 e continua até hoje. Por fim, aproveite e faça uma caminhada nos arredores do rio, pois há muitos lugares dignos de foto.
Você pode acessar dois centro de compras em Londres. O primeiro fica na Oxford Street, abrigando produtos mais acessíveis e até marcas famosas, como Zara, H&M e River Island. O outro centro fica na utra Regent Street, ofertando variedades de lojas de marcas, como Apple, Levi’s, Hugo Boss, Timberland, Nike e L’Occitane. Se procura um shopping, o Westfield Stratford City é o maior da Europa.
Londres nunca dorme, pois os bares, pubs, restaurantes e discotecas são as atrações principais à noite. As melhores regiões e bairros são as luxuosas Mayfair e South Kensington e as alternativas Soho e Camden. Os melhores pubs de Londres são The Pilot, The Bear & Staff e The Red Lion. Por fim, a Picadilly Circus, a Times Square de Londres, rende ótimas fotos devido aos painéis iluminados.
O bairro Greenwich possui esse nome pois é ali que os hemisférios do oriente e ocidente se encontram. Há uma linha no chão indicando o lado que você está do globo e fica no Observatório Real, local onde está também uma espécie de museu da cartografia. O bairro também conta com um mercado e uma atração curiosa, o Cutty Sark, o último navio de chá. Você pode visitar o interior por £16.
Londres é possível ser vista de diferentes ângulos, mas o teleférico Emirates Air Line oferece uma experiência diferente. Ele leva esse nome devido à famosa companhia aérea que pagou metade da construção. Você sobe em cabines que comportam até 10 pessoas e atravessa o Rio Tamisa. O transporte conecta as estações North Greenwich e Royal Victoria Docks.
Além dessas atrações, faça passeios por cidades próximas de Londres, como Windsor, Bath, Bristol e Cambridge.
Prefira viajar na primavera, entre março a junho, ou outono, entre setembro a novembro. O clima é agradável, não há tantos turistas e os preços são um pouquinho mais em conta. Além disso, o sol pode dar uma aparecida, mas a partir das 4 da tarde o sol já está sumindo por lá, principalmente no inverno. O Natal e o verão são períodos de alta temporada, então espere movimentação intensa. Confira como é o tempo em Londres para planejar o seu roteiro:
Já para a mala, separe roupas leves para o verão, mas no inverno sua mala precisa ter casacos pesados de lã, luvas e cachecóis.
A cidade está dividida em 9 zonas, sendo a 1 mais central e a 9 a mais distante. Se hospedar longe dificulta locomoção para as atrações e você gastará mais com o transporte público. Por isso, confira as 4 principais regiões com ótimos hotéis:
O bairro abriga as principais atrações de Londres, como o Palácio de Buckingham, o Palácio de Westminster e o Big Ben. Caso escolha aqui, dê uma olhada no Mandarin Oriental Hyde Park, que conta com restaurantes 2 estrelas no Michelin e fica a 2min da estação de metrô. O The Guardsman possui quartos para a família e o The Clermont London é puro luxo. Por fim, o Conrad London St James tem decoração moderna e o Urbany Hostel London é uma opção econômica.
Essa região fica perto do centro, com ótimos restaurantes e bares, além de ser seguro e recheado de lojas de grife. Escolha entre o Covent Garden Hotel, um dos mais bem avaliados pelos hóspedes e a 5min do Royal Opera House. Radisson Blu Edwardian Mercer Street Hotel é uma opção mais simples, mas confortável. Já o Middle Eight possui uma excelente localização. Por fim, a decoração do Fielding Hotel lembra o século retrasado.
Considerado o bairro mais valorizado e tranquilo de Londres e próximo das principais atrações. O The Ampersand Hotel e o The Queens Gate estão perto da Estação de metrô South Kensington. O Park Grand London Kensington é uma hospedagem 4 estrelas. Já o Ashburn Hotel fica na famosa rua Cromwell Road.
King Cross é onde fica a estação de mesmo nome e os preços costumam ser mais baratos. Dê uma olhada no Pullman London St Pancras, hotel econômico e parecidos com hospedagens perto do aeroporto. Outra opção é o Great Northern Hotel é um hotel barato que vale a pena. Já Southbank e Lambeth são regiões que também atraem pelo valor das hospedagens, inclusive nessa última área há hotéis que ficam perto do Big Ben. Escolha entre o Park Plaza County Hall London e Park Plaza Westminster Bridge London, ideais para lua de mel. Ainda veja o Park Plaza London Riverbank, ideal para famílias.
Além disso, pesquise Airbnb em Londres, pois você consegue achar outras opções mais econômicas, sendo uma ótima maneira de poupar para outras atrações e objetivos.
A culinária britânica guarda ótimas tradições. Por exemplo, o café da manhã é chamado de ‘pequeno almoço’ (brunch), pois o prato é farto. O jantar é a refeição mais importante e costuma acontecer entre as 16h e às 18h. Assim, prepare o paladar para experimentar os pratos mais famosos:
Por fim, os restaurantes normalmente incluem uma taxa de serviço de 12,5% e o costume é pagar.
Você conhece a origem da expressão ‘Keep Calm and Carry On’? Ela surgiu em 1939, pelo ministério da comunicação. A frase servia de aviso para que as pessoas ficassem tranquilas em meio a Segunda Guerra Mundial. Além dessa informação, fique por dentro de dicas e curiosidades extras nos vídeos a seguir:
Acompanhe uma viagem de 4 dias em Londres e veja quais são as atividades que você deve priorizar para esse tipo de roteiro. Além disso, confira como é o desembarque na plataforma 9 ¾ do Harry Potter e saiba como é o passeio. Por fim, veja um pouquinho da London Eye, Big Ben Tower e Tower Bridge.
O roteiro de 1 dia é perfeito para viajantes que desejam fazer um intensivo na Europa. Por isso, saiba o que é possível fazer em 1 dia de passeios pela cidade. Saiba que será corrido, mas o esforço valerá a pena.
Além das atrações, esse vídeo também dá bastante atenção à gastronomia de Londres, com dicas de onde comer e o que pedir. Você também confere sugestões de onde ficar e fará um passeio pelas ruas e cenários deslumbrantes da cidade. Não deixe de acompanhar!
Londres também é a terra dos shows, pois bandas e artistas fazem mais de 17 mil shows por ano na cidade. Por isso, pesquise se sua banda favorita não está se apresentando por lá bem nos dias da sua viagem.
Impossível listar todas as atrações da cidade. Por isso, aprecie fotos de outros passeios e atividades que não foram listados até agora, mas vale a pena pesquisar e incluir no seu roteiro:
E se você ainda tem dúvida se vale a pena visitar essa cidade, veja motivos para visitar Londres que vão te inspirar na hora de tomar a decisão.