Por Bruno Mendes
Atualizado em 26.07.22
O verão não é a melhor estação do ano para MUITA gente. Então, se você não é lá muito fã da combinação praia e calor, e é do grupo que se incomoda com o sol de mais de 35º graus, pois sempre sente aquela agonia por ver o suor descer pelo corpo nos dias em que as ruas parecem um forno, saiba que existem lugares muito bacanas para fugir dessas situações.
Publicidade
É claro que são mínimas as possibilidades de brincar com a neve durante o verão brasileiro, mas o tempo em algumas cidades é bastante ameno, algo excelente para os viajantes que adoram um vento fresquinho ou, ao menos, clamam por uma presença mais tímida do sol. Quer agilizar a programação? O Viajali apresenta 8 destinos interessantes para quem quer escapar das altas temperaturas.
Campos do Jordão conserva aspectos bucólicos e charmosos de uma cidadezinha européia, mas apresenta uma série de atrações para quem pretende organizar uma trip movimentada e alto astral. Dentre diferentes opções, você poderá fazer o passeio gratuito de trem para a Vila Inglesa, provar bons pratos e tomar uns drinks nos restaurantes e bares da turística Vila Capivari e contemplar a beleza natural dessa cidade montanhosa e inspiradora em seus aspectos arquitetônicos.
A temperatura média no verão de Campos do Jordão fica em torno de 20ºC, um presentaço para quem pretende viajar na época mais quente do ano.
A cidade do Rio de Janeiro é quente e abafada para o deleite de muitos e incômodo de outros tantos. Por outro lado, a região serrana fluminense tem cidades muito bacanas para quem busca outro tipo de clima e por todas as suas qualidade, Petrópolis não pode ficar de fora dessa lista.
A cidade imperial tem uma série de construções históricas bem conservadas, como o palácio Quitandinha, o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont e também é agraciada por uma natureza de pura beleza. Em média, a temperatura de Petrópolis no verão é de 23ºC.
Curitiba é uma cidade super elogiada por muitos fatores, sobretudo pela organização das vias urbanas e os belos (e muitos) parques, cujo verde contribui para deixá-la com o clima agradável no verão. É uma boa decisão ir à capital paranaense e conhecer o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e observar a graciosa mescla das construções modernas com o verde, do alto dos 110 metros de altura da Torre Panorâmica, um concorrido ponto turístico.
Sem deixar de aproveitar a vida noturna e a deliciosa culinária dessa cidade com excelente qualidade de vida, onde a temperatura no verão pode até chegar aos 30ºC, mas a média é de 23ºC e onde as quatro estações do ano aparecem em um mesmo dia (uma piadinha do povo curitibano, já que, muitas vezes, chove, faz sol e venta tudo em um único dia).
O distrito de Penedo, situado no Parque Municipal de Itatiaia, é outro ponto turístico que merece ser visitado por quem vai ao estado do Rio e não tem lá aquela vontade de passar o dia na praia de Copacabana ou Ipanema. O local foi colonizado por imigrantes da Finlândia e é um paraíso para quem ama o contato com a natureza, afinal existem belíssimas cachoeiras e áreas para trilhas.
Publicidade
Há bons atrativos urbanos, dentre os quais um lindo Shopping com decorações e estruturas arquitetônicas típicas de uma pequena cidade finlandesa, o Pequena Finlândia.
Ainda que em alguns dias do verão a temperatura possa passar dos 30ºC – ótima oportunidade para ir às cachoeiras – a média fica em torno de 24ºC.
Ok, o Nordeste é a região do sol o ano inteiro e concentra algumas das cidades mais quentes do Brasil, mas em pleno interior pernambuco há uma cidade linda, conhecida como a Suíça Brasileira, que foge à essa regra. Garanhuns é limpa, organizada e com pontos interessantes para visitações, como o Cristo de Magano – em ponto à 1030 metros de altitude, de onde é possível observar toda a área urbana e rural – o relógio de Flores, o palácio Celso Galvão e muito mais.
No verão, a temperatura média em Garannhuns fica em torno de 22ºC. Vale o passeio!
Gramado tem o clima agradável durante todos os meses do ano , portanto, seja qual for a temporada, desponta como um dos melhores destinos turísticos do Brasil. Será muito agradável caminhar e aproveitar as diferentes opções da Avenida XV de Março e todas as maravilhas naturais de uma cidade brasileira e com atmosfera europeia.
A temperatura de Gramado no verão fica em média em torno de 25ºC.
Considerado o município com o inverno mais rigoroso do Brasil, Urupema é uma cidade alta com serras, cachoeiras e tem todo aquele jeitinho interiorano que encanta os viajantes apaixonados por tranquilidade e ar puro. Pescar, descer rios em botes e andar a cavalo estão entre as principais atividades de lazer, mas deitar numa rede ou sentar numa cadeira confortável e ficar até altas horas conversando com amigos já valerá muito a pena!
Nos meses mais quentes do ano, a temperatura média de Urupema é de 18ºC, ou seja, sem chances para dores de cabeça com o calor.
A segunda maior cidade do Paraná é desenvolvida e mesmo com toda a urbanização, conserva as belezas naturais como poucas localidades desse porte. É válido visitar o Parque Estadual da Mata dos Godoy, contemplar o Salto Apucaraninha (cachoeira com 116 metros) e visitar os diferentes museus.
Publicidade
Curtir essas e outras atrações londrinenses no verão é um barato, pois a temperatura média está um pouco acima de 25ºC. É claro que um tempinho agradável faz a diferença, concorda?
Viu como não é necessário ficar em casa com o ar condicionado ligado direto? Se você não quer saber de verão, mas ainda assim quer viajar e se divertir, qualquer uma das oito escolhas será sensata. Aproveite.