Por Bruno Mendes
Atualizado em 29.04.24
Há muitos lugares para fugir do inverno brasileiro (entre Junho e Agosto) por aqui mesmo e em alguns países das Américas e da Europa, portanto, caso você seja desses que por não gostar nada de frio, descarta a ideia de passear com casacos de lã, montar bonecos de neve ou qualquer outra atividade parecida e quer visitar lugares ensolarados, fique atento nessa lista elaborada pelo Viajali.
Publicidade
Se você gosta de paisagens montanhosas, cachoeiras, grutas e suntuosas cachoeiras nem precisa sair do Brasil para encontrar um destino perfeito. A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, reúne um cenário com estas e outras maravilhas da natureza e dispõe de áreas perfeitas para trilhas a pé ou de bicicleta.
No período do inverno no Brasil a temperatura na chapada fica em torno de 25ºC, ou seja, nada de frio mas nem aquele calor excessivo que pode incomodar. Uma dica boa: mão deixe de apreciar a cachoeira véu de noiva, que tem mais de 80 metros de queda livre.
A capital do Rio Grande do Norte tem a fama de ser enrolada em 300 dias no ano e por mais que possa chover e os dias ficarem nublados em Julho, a temporada de inverno com certeza é preenchida por muitas manhãs e tardes ensolaradas e altas temperaturas. E as várias praias de água morninha ( característica muito comum no nordeste brasileiro) com dunas e as falésias serão muito apreciadas por todos os viajantes que não querem nem saber de casaco.
Além da praia de Ponta Negra – que tem o famoso Morro do Careca – o passeio de bugre em Genipabu e a visita aos mercados de artesanato também são passeios recomendados para se fazer em Natal. A temperatura média durante o inverno fica em torno de 26ºC
Pode até parecer lugar-comum, ok, talvez seja, mas não há como fugir da evidência: na Bahia a atmosfera é efervescente o ano inteiro, e o clima propriamente dito, também é quente durante o inverno em Porto Seguro, uma cidade com lindas praias e de muita riqueza histórica.
Tomar um banho de mar na praia do Curuipe e curtir a noite na passarela do álcool são algumas das atividades recomendadas na cidade em que a temperatura média no inverno é de 21ºC, embora em VÁRIOS dias passe dos 30ºC pela manhã e tarde.
E já que você parou na Bahia (será?) que tal dá uma passadinha em Salvador? Na capital baiana a temperatura média no período mais frio do ano é de 23ºC, mas da mesma maneira que Porto Seguro, ela facilmente pode passar dos 30, deixando o dia livre e favorável para você ir a praia da Barra, do Flamengo, Itapuã ( e tirar fotos no farol) e caminhar com roupas leves pelo pelourinho.
Publicidade
Não deixe de fazer umas comprinhas no Mercado Modelo, subir e descer no histórico Elevador lacerda e saborear o famosíssimo acarajé da Cira, um xodó gastronômico da cidade.
Aracaju tem menos apelo turístico que Salvador, Recife e Fortaleza, por exemplo, mas precisa entrar nessa lista por ser muito agradável, cosmopolita e ter temperaturas amenas/altas, mesmo no período do inverno: o termômetro na capital sergipana marca em média 24ºC na estação.
Algumas das boas ideias para aproveitar Aracaju ao máximo: ir à passarela do caranguejo e saborear o delicioso crustáceo, ficar o dia e a tarde inteira no Bar Parati – famoso e confortável restaurante de frente para o mar localizado na praia do Refúgio – e fazer compra nos mercados de artesanato do centro da cidade.
Localizado no município baiano de Cairu, o Morro do São Paulo é um arquipélago com 26 ilhas, mas somente 3 delas são habitadas. Embora tenha apenas 6 mil habitantes, o local é muito visitado por turistas do Brasil inteiro, que vão para apreciar a beleza idílica das praias de água cristalina e o vasto repertório natural de um lugar que mesmo cheio, nunca deixa de ter a atmosfera relaxante.
As pousadas e hotéis do arquipélago ficam lotados o ano inteiro em razão da não existência de temporadas frias: é difícil os termômetros marcarem 20 graus, mesmo pela noite.
O país insular situado na região oriental do Caribe é um desses lugares convidativos para praticamente todos os tipos de viajantes que gostam de sol, brisa fresca e paisagens bonitas. As praias são aquelas de foto de cartão postal: areias claras e águas azuladas e transparentes, e o país também esbanja riqueza cultural, animação e é um show a parte na variedade de temperos gastronômicos.
A temperatura média por la fica em torno de 22ºC durante o inverno brasileiro, embora entre Junho e Novembro as chuvas costumam ser mais intensas o que pode frustar o turistas que quer praia todo dia. Mas olha essa boa notícia:a ilha não está na rota das tempestades que são comuns em muitas partes do Caribe.
Barcelona é uma das cidades mais vibrantes do mundo e ainda que tenha atrativos para viajantes de todas as idades e dos mais distintos interesses, pode ser perfeitamente indicada para os mais jovens, pois a vida noturna é um verdadeiro espetáculo. Não deixe de bater pela pelas ruas do bairro gótico, passear de bicicleta nas ciclovias, assistir um jogo do Barça no Camp Nou e muito mais.
No período que faz mais frio no Brasil a temperatura média na cidade é de 29ºC, e entre uma balada e outra ou um programa cultural, você poderá colocar a espreguiçadeira na areia para relaxar e minutos depois dar um mergulho no mar do Mediterrâneo. Sua agenda com as programações vai tá lotada, pode apostar!
Publicidade
A cidade de Nice está situada na região da Costa Azul do litoral francês, e é a segunda cidade que mais recebe turistas do país( perde apenas para Paris). Da mesma forma que Natal, por lá o sol aparece em média 300 dias por ano e as praias de cascalho( no lugar da areia) atraem milhares de turistas todos os anos, inclusive os brasileiros que buscam o conforto dos dias mais quentes em um lugar sofisticado.
Vale a pena fazer caminhadas, comprar lembrancinhas, andar de bicicleta ou provar as delícias da culinária local enquanto observa o lindo pôr do sol nesse paraíso banhado pelo mar Mediterrâneo, cuja temperatura pode chegar a 28ºC entre Junho e Setembro.
Algarve é um dos destinos turísticos preferidos dos europeus, em razão das temperaturas amenas que podem ser apreciadas durante muitos meses do ano. Situada no sul de Portugal, a região tem praias paradisíacas como a Armação de Pera e Praia da Luz e muitas grutas de calcário, que emolduram um cenário também marcado por belíssimas construções.
Dentre os lugares para fugir do inverno brasileiro, a região de Algarve – da qual fazem parte 16 municípios – é indicada, é claro, para quem não tem pleno domínio de outros idiomas e não quer passar perrengues, e para os mais jovens, afinal há muitas baladas nesse cenário cuja temperatura pode chegar aos 35ºC no verão europeu. Coloque o protetor solar na mala!
Voltando um pouco ao Brasil! Se você tem o apreço por lugares selvagens e MUITO verdes, pode visitar a região de Jalapão no Tocantins, pois é o melhor destino. A área de preservação tem cachoeiras, espaços para trilhas, montanhas para ver o cair da noite e toda a diversidade natural que somente os lugares bem preservados podem oferecer.
A temperatura fica entre 22ºC e 25 grauºC no inverno e como o período mais chuvoso ocorre entre Maio e Abril, o “estação fria” é a melhor época para a visita.
Mallorca é a principal ilha do arquipélago de Ballares na Espanha e a capital é Palma de Mallorca, e assim como as menores cidades do interior, merece ser visitada no período do inverno brasileiro. Banhar-se nas águas azuis do Parque Nacional del Archipiélago de Cabrera, visitar o castelo de Castelo de Bellver, e como verão banho de mar nunca é demais, fazer um tour pelas praias da costa leste, são algumas das sugestões nesse irresistível recanto espanhol.
A temperatura por lá entre Junho e agosto fica entre 22 grausºC e 25 grausºC , mas é claro que sempre há dias mais quentes.
A capital do Amazonas é caracterizada pelo clima seco e por chover bastante. Nos meses mais frios do ano a temperatura média é de 23ºC, o que não atrapalha em nada a diversão de quem quer escapar do inverno brasileiro. E há boas atrações turísticas em Manaus: desde apreciar os deliciosos pratos da culinária local( tucupi, tacaca, Caboquinho, etc), ir ao Teatro Amazonas, Mercado Municipal, e fazer o passeio pela floresta amazônica.
Se você optar por esta última opção ou também quiser entrar em contato com tribos indígenas, não deixe de pesquisar por passeios em agências da cidade.
A Costa do Sauipe, situada no Município de Mata do São João, é um dos lugares mais visitados do badalado litoral baiano. Com resorts espetaculares para quem não abre mão de conforto, o lugar é facilmente identificado pelas lindas praias e os vastos coqueiros que ornamentam ainda mais o cenário.
Se você não pode passar o alto verão nesse paraíso em razão de compromissos pessoais não se preocupe, pois a temperatura em Sauípe não fica menor que 24ºC em nenhum mês do ano.
Como última opção dessa lista, indicaremos um país inteiro: a Croácia. O país que recebe mais 800 cruzeiros turísticos no verão, tem uma série de opções de lazer tanto para quem ama a natureza, quanto para quem prefere conhecer monumentos históricos, passear por praças movimentadas de turistas do mundo inteiro, provar a culinária ou cair dentro nas baladas, porque não?
Não deixe de ir à praia de Praia de Srebrna, localizada na ilha de Vis, à praia Punta Rata, que fica na região de Brela ou ao indescritível parque nacional de Plitvice Lakes. Se a ideia for fazer atividades urbanas, a capital Zagreb não deixará a desejar. A temperatura no país varia bastante entre uma região e outra, podendo chegar à 15ºC e até 35ºC nas regiões costeiras.
E aí, já sabe qual desses lugares é mais a sua cara para fugir do inverno brasileiro? Pode acreditar que qualquer uma das escolhas será a correta. É só colocar as roupas leves na mala e partir!