Por Bruno Mendes
Exuberantes construções históricas dividindo espaço com edifícios modernos, mostras culturais variadas e deliciosa gastronomia são alguns dos aspectos interessantes de Manila, capital das Filipinas. Confira um guia bem bacana sobre essa cidade que você precisa conhecer.
Publicidade
Do Brasil saem voos para Manila de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. O tempo de viagem até o Aeroporto Internacional Ninoy Aquino é de aproximadamente 30 h e o preço varia de acordo com o período da viagem e o local de embarque, mas costuma ficar entre R$ 3 mil e R$ 8 mil ida e volta. Para pagar menos, vale viajar na baixa temporada ou ficar atento às promoções lançadas ocasionalmente.
Alegre e cheia de gente, Manila é a típica cidade que o visitante vai amar bater perna para conhecer os pontos turísticos e observar de perto as distintas nuances culturais. Destacamos alguns lugares bem bacanas para você conhecer por lá.
Considerado o pulmão de Manila, o Parque Rizal tem ampla área verde com muitas árvores, lindos jardins, espaços para caminhada e aquele providencial descanso entre um passeio e outro. O local conta com a estátua de José Rizal, herói que lutou pela independência das Filipinas.
A igreja católica de San Agustin fica situada em Intramuros, importante área história de Manila, e teve sua construção concluída em 1607. Declarada como Patrimônio Cultural pela Unesco em 1993, a edificação pode parecer simples no lado exterior, mas por dentro é decorada com requinte e é muito querida na cidade.
O Museu Nacional das Filipinas, que fica bem perto do Parque Rizal, contempla diferentes museus; o Museu Nacional de História Natural, Museu Nacional de Belas Arte, o Planetário e o Museu Nacional de antropologia. Essa construção do início do século XX recebe variadas exposições ao longo do ano e sua entrada é gratuita.
Com 5,5 hectares, o zoológico de Manila possui mais de 800 animais e enorme coleção de plantas de distintos lugares das Filipinas. Além de ter um espaço maravilhoso para aquele passeio relaxante, o local é uma ótima atração para o viajante que ama observar de perto rinocerontes, elefantes, girafas, orangotangos e outros animais.
Publicidade
Vários arranha-céus, restaurantes luxuosos, parques, lojas e uma vida noturna para lá de animada tornam a cidade Makati City um destino atraente para quem visita Manila. A distância entre ambas as cidades é de menos de 10 km, portanto, vai ser tranquilo fazer um bate e volta e se divertir nesse recanto ultra moderno com ares de Nova York.
Quando você estiver em Intramuros, não se esqueça de conhecer o Forte Santiago. Essa cidadela, construída em 1596, era utilizada como estrutura de defesa de Manila e hoje abriga calabouços, um museu, o magnífico Santuário de Rizal e um convidativo espaço arrodeado por árvores tropicais.
A Baía de Manila, o porto natural da cidade, é o melhor destino para o visitante tirar as fotos mais bonitas da tour e curtir uma atmosfera aprazível. De lá, é possível ver picos vulcânicos e algumas ilhas não exploradas da região. Nas valorizadas imediações existem bons restaurantes e algumas empresas oferecem passeios de barco pela baía. Boa ideia para observar Manila por uma perspectiva nova.
Turísticas ou não, a maioria das cidades do mundo contam com movimentados mercados urbanos, onde são vendidas especiarias, artesanatos, comidas e mais uma série de itens presentes em cada cultura. Situado em Makati, o mercado de rua Salcedo é um ótimo exemplar das Filipinas.
A chinatown de Manila – região que também é conhecida como Binondo – não é tão diferente de outras chinatowns espalhadas pelo mundo, mas há um diferencial importante: essa aqui é a mais antiga do planeta. No bairro há construções do século XVI, um templo budista aberto ao público e ruas sempre abarrotadas de gente, onde são vendidas ervas medicinais e comidas exóticas. Ao passar por cada via, você vai notar as diferenças entre a cultura chinesa e filipinas e chegar à conclusão de que a cultura do oriente não é nada homogênea.
Utilizado como cemitério no início do século XIX, o Parque Paco é atualmente um atrativo bem bacana para a contemplação da natureza, ou mesmo para aquele piquenique matutino ou de fim da tarde.
Como Manila é uma cidade cheia de surpresas, vamos deixar uma dica pertinente: além de conhecer esses pontos turísticos famosos, visite lugares pouco conhecidos e caminhe bastante pelas ruas e avenidas. Boas descobertas surgirão!
E aí, ficou interessado em passear pelos principais atrativos turísticos e também conhecer os recantos menos óbvios de Manila? Antes de embarcar, veja algumas curiosidades da capital das Filipinas:
Prepare-se para conhecer não uma, mas muitas Manilas.
Publicidade
Para finalizar, mais algumas imagens de Manila por diferentes perspectivas.
Não tenhas dúvida, a sua viagem será animada e o aprendizado cultural vai ser intenso. Mas se na próxima visita ao país asiático você quiser sair dos núcleos urbanos, dá uma olhada nestas inspiradoras imagens das Filipinas feitas por drone. O que acha de pegar um bronze em algumas das praias mais bonitas do mundo?