Por Juliana Trinci
Viajar para o Mar Morto é a pedida certa para quem procura um lugar diferente para relaxar o corpo e a mente. Localizado no Oriente Médio – mais precisamente no vale do rio Jordão ao sul de Israel, o lugar, que já foi citado em passagens bíblicas, hoje é muito procurado por turistas do mundo todo.
Publicidade
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o destino, além de te mostrar algumas fotos de cair o queixo.
Mar Morto, na verdade não é um mar e sim um lago, com alta concentração de sal. Tem esse nome porque nenhuma espécie de vida aquática pode se desenvolver ali, mas em contrapartida, traz propriedades terapêuticas, além dos seus sais serem muito usados para preparação de cosméticos.
Isso mesmo, você leu direito. Se viajar para o Mar Morto e não ficar boiando enquanto lê um livro, sua viagem estará incompleta. Você boia ao invés de afundar por conta da quantidade de sal na água. Será preciso tomar alguns cuidados: não tente nadar por lá, e evite ficar na água por mais de trinta minutos.
Você já deve ter visto em filmes, no meio do deserto, um lugar incrível, rodeado de vegetação: esta vista é o que te espera quando chegar no Ein Jedi Beach. Localizado ao oeste do Mar Morto, por lá você poderá fazer um mergulho nas águas cristalinas e experimentar a famosa lama negra, que tem propriedades cosméticas. Um luxo só!
Destino cada vez mais procurado por turistas da região do Mar Morto, o deserto da Judeia é um lugar de cair o queixo. Por lá, você pode fazer um passeio pelas falésias com veículo 4×4 e acampar para passar uma noite sob o céu estrelado do deserto. Com certeza, algo que você jamais esquecer.
Para quem visita um lugar cheio de história como o Mar Morto, passar em um museu é uma parada obrigatória. No Dead Sea Museum, você vai encontrar peças milenares, mosaicos, vasos e muita memória da região. O museu é um lugar pequeno e simples, mas está localizado em um ponto estratégico, que vai te deixar de frente a uma paisagem estupenda. Por lá, você também vai encontrar um café bem gostoso, além de uma loja de souvenir, com peças bem interessantes para levar de recordação da sua viagem.
Inspirado na passagem bíblica do Bom Samaritano, este museu fica localizado bem perto da região do Mar Morto, entre Jerusalém e Jericó. Seu ponto forte são os mosaicos raros (é um dos únicos museus deste tipo no mundo). Lá você também vai encontrar cisternas e artefatos de antigas Sinagogas. Uma verdadeira viagem ao passado.
Essa fortaleza foi construída pelo rei Herodes e depois serviu de abrigo para judeus que fugiam da invasão romana. Hoje, você pode conhecer as ruínas se locomovendo a partir de um bondinho, ou ainda, a pé (a travessia será bem mais difícil, por conta da subida íngreme e calor do lugar). No final do passeio, pode comer para matar aquela fominha na praça de alimentação que tem no lugar.
Publicidade
Uma experiência única, a visita nas ruínas deste museu milenar é algo encantador e, com certeza, não vai sair da sua memória. Se prepare para uma visão espetacular no mirante, de todas as montanhas do deserto da Judeia. Aproveite também para conhecer as criptas funerárias, igrejas e canais de água.
Para quem gosta de esportes radicais, esse passeio é uma boa pedida. Você consegue contratar uma excursão para realizar rapel de forma segura sobre a antiga cidade de Qumran, em um Cânion onde você terá toda a vista do Mar Morto e depois também conhecer as antigas ruínas. No pacote está incluso o serviço do guia, equipamentos de rapel e segurança e também um café e chá típico do deserto.
Se hospedar em um SPA em qualquer lugar do mundo já é uma delícia, imagina se hospedar em um SPA que fica a um passo dos sais e lamas do Mar Morto. Localizado em Kibbutz Ein Gedi, no Synergy Spa você recebe o que há de melhor em tratamentos estéticos e também se deleitar nas piscinas que tem por lá — uma coberta de água salgada, e uma de água doce ao ar livre. Aproveite também as saunas secas e banhos turcos que o lugar pode te proporcionar.
Navegar pelo Mar Morto, apreciando toda a vista costeira, como as estalactites, se deparando com fontes de água doce, é um marco na sua vida. Esse passeio pode ser feito para todas as tribos, desde de quem quer curtir com a família, a quem quer se aventurar com os amigos. Não esqueça de passar protetor solar e levar sua garrafinha de água potável.
Para fazer uma viagem legal, sem muitos contratempos, veja nossas dicas a seguir:
Anotou direitinho? Então vamos para o próximo passo.
Se ainda resta alguma dúvida se deve ou não incluir Mar Morto no seu roteiro de viagens, ela vai cair por terra depois dessas quinze imagens:
Mar Morto com certeza será um dos destinos mais incríveis da sua vida!
Publicidade