20 melhores cidades do mundo para você estudar

Por
Atualizado em 23.02.24

Se você está interessado em fazer um intercâmbio para estudar no exterior, a lista abaixo é indispensável para escolher o melhor lugar para ir. Criada pelo site Top Universities, a seleção leva em conta não só as universidades disponíveis, mas também a qualidade de vida do local, as possibilidades de se conseguir um emprego, o custo de vida e dados econômicos e sociais colhidos diretamente com alunos que passaram pela experiência. Confira as 20 melhores classificadas:

Publicidade

1. Paris, França

Paris está há alguns anos no topo do ranking das melhores cidades para estudantes, principalmente por conta do grande número de universidades disponíveis, com qualidade de ensino acima da média. A cidade oferece ótimas opções de turismo e lazer e tem boa qualidade de vida.

Apesar de ser um local de custo de vida muito alto, o valor gasto com ensino (com matrículas, mensalidades etc.) costuma ser mais baixo do que a média de outros lugares do mundo. Dentre as 18 melhores avaliada da cidade, de acordo com o ranking do Top Universities, a mais bem colocada é a Escola Normal Superior de Paris, que aparece como a 23ª melhor do mundo.

2. Melbourne, Austrália

Esta é apenas a primeira cidade australiana que aparece no top 20 de melhores cidades para se estudar no mundo. Entre suas melhores universidades estão a Universidade de Melbourne, Universidade MOnash e o Instituto de Tecnologia Royal Melbourne.A cidade é conhecida como a capital cultural do país e tem uma das melhores qualidades de vida de todas as cidades do ranking. Apesar do alto custo de se viver por lá, o estudante vai desfrutar de muitos eventos e atividades para fazer, além de belas praias para visitar.

3. Tóquio, Japão

Pixabay

Pixabay

Cidade grande, cosmopolita, movimentada, permeada pela tecnologia e ainda assim cheia de tradições: assim é Tóquio, a terceira colocada na lista. São 13 universidades rankeadas entre as melhores do mundo e um dos destaques da cidade é proporcionar boas oportunidades também no âmbito profissional que vai além da sala de aula, com bons programas de treinamento e estágio. Outros pontos positivos são segurança e qualidade de vida.

4. Sydney, Austrália

A cidade mais conhecida da Austrália também aparece bem posicionada no ranking da Top Universities, com cinco universidades no ranking mundial. O quarto lugar geral é garantido porque Sydney oferece muitas oportunidades para que seus estudantes estrangeiros possam se misturar aos habitantes locais. Apesar de ser mais um local de alto custo de vida, a cidade australiana também tem muitas oportunidades de emprego para que você consiga se manter bem durante o período de estudos.

5. Londres, Inglaterra

Londres é a casa de duas universidades que estão no top 10 mundial – a UCL (University College London) em 7º lugar, e a Imperial College London, em 8º. Além disso, são mais 17 centros acadêmicos bem posicionados no ranking e uma excelente infraestrutura para seus estudantes, com bibliotecas, museus, cena artística vibrante e muita história. A cidade também está entre os principais locais para se trabalhar com mídia e arte. Todos estes aspectos são importantes na hora de se fazer um contraponto com o alto custo de vida inglês.

6. Cingapura, República de Cingapura

Pixabay

Pixabay

Cingapura é um centro acadêmico que vem crescendo muito nos anos recentes, especialmente por conta das universidades National University of Singapore e Nanyang Technological University, 12ª e 13ª colocadas no ranking mundial, respectivamente. Além das possibilidades de estudo, os baixos índices de criminalidade e desemprego fazem com que a cidade apareça bem colocada no ranking geral. Um destino ideal para quem adora viver em uma selva de pedra, com muitas construções arquitetônicas, mas que pode facilmente fugir para uma paisagem tropical, já que fica perto de países como Indonésia, Camboja e Vietnã.

7. Montreal, Canadá

Montreal é uma cidade com três universidades de certificação internacional – sendo a McGill University a 2ª do mundo e a 1ª colocada no ranking canadense – e que tem muito a oferecer aos seus estudantes. A cidade tem um ambiente cultural pulsante, sendo uma cidade de língua francesa e com muitas levas de imigração de todo o mundo. Lá, você também vai encontrar muitas opções de contato com a natureza e de entretenimento, com ótimos festivais de música, teatro e comédia.

Publicidade

8. Hong Kong, China

Estudar em Hong Kong significa estar em um dos maiores centros financeiros do mundo. São sete universidades no ranking da Top Universities, sendo algumas delas as melhores do continente asiático. Por lá, o estudante vai encontrar uma cidade muito movimentada e com boas oportunidades de emprego. A grande diversidade de sua população também é um ponto positivo, com alunos de todo o mundo, garantindo maiores chances de uma boa adaptação, mesmo em uma cultura tão diferente como a chinesa.

9. Berlim, Alemanha

A capital alemã é um centro de cultura incrível e que tem em suas ruas e construções as marcas de um passado recente que mudou a forma como vemos o mundo. Berlim, que já foi dividida ao meio por duas ideologias políticas totalmente diferentes, tem três universidades entre as melhores do mundo. Um de seus pontos mais positivos em relação à educação é que muitos lugares não cobram para estudar, mesmo que seja um aluno estrangeiro. Além disso, a cidade de um custo de vida baixo para os padrões das outras opções desta lista.

10. Seul, Coréia do Sul

Apesar de não ser uma opção muito popular entre alunos de todo o mundo, Seul se destaca na seleção das 20 melhores cidades por ter, além de ótimas universidades, um bom campo de trabalho para os estudantes que desembarcarem por lá. São mais de dez opções de centros universitários dentro da seleção do site em uma cidade que tem muito a oferecer aos amantes de tecnologia, games e vida na madrugada, com restaurantes e bares abertos para você não só estudar, mas também se divertir.

11. Munique, Alemanha

Munique é a terceira maior cidade da Alemanha e reúne uma série de qualidades que a colocam na 11ª posição da nossa lista. Por lá, o estudante não pagará mensalidade para estudar em universidades públicas, mesmo que seja de outro país – assim como em Berlim. Munique também oferece ótima qualidade de vida e você vai gastar menos do que em outras cidades da Europa. Para arrematar, o estudante ainda estará na capital mundial da cerveja, para curtir a popular Oktoberfest e entrar em contato com turistas e universitários de todo o planeta.

12. Zurique, Suíça

Pixabay

Pixabay

Em Zurique, você vai encontrar a nona instituição mais qualificada do mundo para estudar, a ETH Zurich. A cidade, que é famosa por seus milionários, pode ser um ótimo destino para quem busca um lugar seguro, limpo e com ótima qualidade de vida. Esses aspectos acabam levando a um custo de vida um pouco mais alto, mas, por outro lado, as taxas das universidades são baixas e, na ponta do lápis, você acaba gastando menos do que em destinos como Londres e Sydney, por exemplo.

13. Toronto, Canadá

Pixabay

Pixabay

Toronto é mais um destino canadense entre as 20 melhores cidades do mundo para estudantes. Além de ter três universidades entre as mais qualificadas, a maior cidade do país traz um combo de pontos positivos: cena cultural vibrante e vida noturna vibrante, ótimas paisagens naturais por perto e excelentes opções de estudo e desenvolvimento. Além da vida acadêmica, você vai se encantar por sua arte, moda, culinária e também vai encontrar pessoas de todas as nacionalidades.

14. Vancouver, Canadá

Pixabay

Pixabay

Mais uma opção para quem deseja concluir seus estudos no Canadá, Vancouver está tecnicamente empatada com Toronto e a 15ª colocada, Boston. Assim como a vizinha citada no tópico anterior, os alunos devem encontrar estudantes de várias nacionalidades e contam com muitas opções de entretenimento e turismo de natureza, o que pode engrandecer ainda mais a experiência de se estudar fora do país. Entre as melhores universidades do mundo estão a University of British Columbia e a Simon Fraser University.

15. Boston, Estados Unidos

Pixabay

Pixabay

Boston abriga, nada mais, nada menos, do que as duas primeiras universidades no ranking mundial 2015/2016 do Top Universities: a Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard University, respectivamente. Além disso, é por lá que o estudante vai encontrar uma cidade rica em história, cultura e política, e também um ambiente muito atrativo para quem busca estudar e trabalhar ao mesmo tempo. A razão pela qual Boston não está no topo da lista, mesmo com suas universidades de peso, é o custo das mensalidades das instituições, que podem facilmente ultrapassar a soma de US$ 40 mil por ano.

16. Viena, Áustria

Pixabay

Pixabay

Viena, na Áustria, é uma das cidades com melhor custo de vida no ranking, além de estar também entre as melhores para se viver. Com isso, uma das capitais mais históricas da Europa, garante seu lugar na lista de melhores cidades do mundo para estudantes, mesmo com apenas duas universidades entre as melhores do mundo – que só aparecem depois da 150ª posição. A cidade que teve as primeiras apresentações de Mozart e Beethoven e que abriga o museu Sigmund Freud vive e respira arte e coloca seus habitantes e visitantes dentro deste clima envolvente.

Publicidade

17. Camberra, Austrália

Apesar de ser a cidade australiana menos conhecida dessa lista, Camberra é a capital do país e vem subindo no ranking de melhores cidades para estudantes desde o primeiro ano em que apareceu, em 2014. Assim como os outros destinos do país, ela se destaca por oferecer ótima qualidade de vida, muito entretenimento e intercâmbio com estudantes de todo o mundo e paisagens naturais incríveis. É lá que fica a Australian National University, a melhor universidade do país e a 19ª no ranking geral.

18. Auckland, Nova Zelândia

A maior cidade da Nova Zelândia apareceu pela primeira vez no top 20 da Top Universities neste ano. Suas maiores pontuações estão nas categorias de qualidade de vida, possibilidade de entrar no mercado de trabalho e uma comunidade estudantil bastante diversificada e tolerante. Além disso, Auckland está entre as cidades menos corruptas do mundo. Entre as melhores universidades do planeta estão a University of Auckland e Auckland University of Technology.

19. Brisbane, Austrália

Brisbane não está somente entre as melhores cidades do mundo para se estudar, mas sim entre as melhores cidades do mundo para se viver. Este outro destino australiano tem três universidades de alta qualidade e uma população acadêmica grande e diversificada. Cultura, entretenimento e vida noturna pontos altos de lá, mas quem optar por este destino ainda fica perto de belíssimas praias do litoral da Austrália e poderá visitar santuários de coalas e cangurus.

20. Nova York, Estados Unidos

Pexels

Pexels

Fechando o top 20 está uma das cidades mais conhecidas do mundo. Na 20ª posição, Nova York está entre as cidades mais desejadas pelos estudantes e conta com 11 universidades bem posicionadas no ranking global. Estudar lá coloca você em um dos maiores centros de negócios e entretenimento do mundo. Apesar dos custos de vida relativamente baixos, assim como em Boston, o posicionamento no ranking é prejudicado pelos altos valores pagos pelo ensino nos Estados Unidos. Ainda assim, vale a experiência de encontrar conhecimento e pessoas de todo o mundo dentro da Grande Maçã.

O Brasil não tem nenhuma cidade no top 20. São Paulo é a melhor colocada do ranking, na 63ª posição. Ainda assim, listamos abaixo as universidades mais bem colocadas na lista mundial, com destinos nacionais para quem busca estudar em locais de referência no Brasil. Confira:

1. São Paulo-SP (USP e UNESP)

São Paulo é a única cidade brasileira que aparece no ranking geral, na 63ª colocação. Isso se dá, principalmente, por conta de suas seis instituições que colaboram para alavancar a nota geral da capital. Entre suas principais instituições estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Estudar lá significa estar em uma das maiores cidades das América Latina, entre cultura, movimento, entretenimento, arte e caos.

2. Campinas-SP (UNICAMP)

Campinas é uma cidade no interior do estado de São Paulo que, apesar de grande, ainda carrega muito do jeito mais pacífico fora da grande capital. É lá que fica o principal campus da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), uma instituição que é referência em cursos de tecnologia, saúde e ciências humanas. O ambiente universitário é propício aos estudos e também para conhecer gente que vem de todo o Brasil.

3. Rio de Janeiro-RJ (UFRJ)

Pixabay

Pixabay

Apesar de ter campus em 11 diferentes municípios fluminenses, é na capital Rio de Janeiro que fica a sede principal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das melhores brasileiras colocadas no ranking geral da Top Universities. Indispensável dizer que se mudar para o Rio para estudar vai exigir muita disciplina para dispensar as belezas naturais da cidade e se manter focado nos estudos. Uma cidade histórica, cheia de atrativos e belas paisagens.

4. Belo Horizonte-MG (UFMG)

Pixabay

Pixabay

A Universidade Federal de Minas Gerais está distribuída em mais dois municípios além de Belo Horizonte. Fundada em 1927, ela tem seu principal campus no bairro da Pampulha, na capital mineira, local que concentra a maioria dos cursos e prédios da instituição. Ao estudar em Belo Horizonte, o aluno vai encontrar receptividade e muitas opções de explorar o turismo na região, principalmente pela proximidade com as Cidades Históricas do estado.

5. Porto Alegre-RS (UFRGS)

Nossa lista é finalizada com a cidade de Porto Alegre e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das mais antigas do país, com 120 anos de fundação. Uma mudança para o sul do país pode representar um choque cultural muito interessante, já que a capital do Rio Grande do Sul tem costumes e gírias muito particulares, que fazem com que a cidade seja ainda mais interessante.