Por Sheila Almendros
Atualizado em 15.03.24
A Aurora Boreal, um dos espetáculos mais bonitos da natureza tem lugar certo para ser assistido. Se isto está na sua lista de X coisas para fazer antes de morrer, anote aí os seus possíveis destinos:
Publicidade
Os melhores lugares para assistir ao fenômeno por lá são as cidades de Tromsø e Ersfjorden.
A vila de Abisko e sua região montanhosa é o ponto ideal para acampar e esperar a aurora boreal chegar.
Por lá você terá diversas opções: a ponte Paatsjoki, região repleta de hotéis com tetos de vidro, na vila de Nellim, Muonio e Kilpisjarvi.
A Islândia tem quase todo o seu território coberto pela aurora boreal. A Glacier Lagoon, em Jokulsarlon, é o local preferido dos fotógrafos, já que o fenômeno reflete no gelo do lago, deixando o cenário ainda mais perfeito.
O acampamento Aurora Village, em Yellowknife, oferece cadeiras aquecidas para seus visitantes, pois as temperaturas costumam ser bem baixas na região.
Você pode conhecer a Aurora Astral na Ilha Stewart. O Parque Nacional Rakiura é uma boa opção também, apesar das constantes chuvas. Alguns pontos isolados em Queenstown também oferecem uma boa vista.
O melhor ponto para ver a aurora boreal nos EUA é o Alasca. Em Fairbanks é onde tem o maior número de aparições. O povoado de Talkeetna, no Parque Nacional Denali e no Parque Nacional Kenai Fjords também são boas opções.
Conhecido como “o fim do mundo” Ushuaia é o único lugar da América do Sul onde é possível assistir à aurora austral. A cidade argentina fica 17 horas na escuridão durante o inverno, facilitando ainda mais a visão deste fenômeno.
Apesar de ser a época mais perigosa e cara para viajar, o inverno da Antártida é recheado de auroras boreais e não é a toa, já que os pólos terrestres são os melhores locais para assistir o fenômeno, porque o céu é mais limpo e as luzes são mais visíveis.
Na cidade de Kangerlussuaq são 300 dias de céu limpo ideais para assistir ao evento e entre outubro e abril é a época que mais tem excursões para a região.
Nas raras noites claras do inverno escocês, é possível assistir ao espetáculo da natureza em Aberdeen, a Ilha de Skye e as terras altas do norte.
A península de Kola possui um inverno congelante, mas bem recompensado pela vista, pois está situada quase toda acima do Círculo Polar Ártico.
Entre a Escócia e a Islândia fica a Ilhas Faroe, pertencente ao território da Dinamarca. Essa região fundada por vikings possui uma bela vista quando o clima ajuda, e a aurora boreal se mistura à belíssima paisagem do local.