Por Juliana Almeida
Atualizado em 16.03.23
Não falta o que fazer em SP, mas um dos passeios mais clássicos é conhecer o Mercado Municipal. Conhecido como ‘Mercadão’, o local está cheio espaços gastronômicos e quitandas de frutas, legumes e verduras fresquinhas. Neste guia, confira detalhes sobre este passeio movimentado e tão famoso na cidade de São Paulo.
Publicidade
O Mercado Municipal de São Paulo fica no bairro Mercado, que é mais conhecido como o antigo Várzea do Carmo. Ele está situado em uma região próxima ao rio Tamanduateí, no Parque Dom Pedro II e a Rua 25 de Março, no Centro Histórico de São Paulo.
Você consegue chegar a São Paulo de diversas maneiras, como ônibus, carro ou avião. Inclusive, o aeroporto de Congonhas fica entre 14 e 18 km de distância do Mercadão, sendo um bom ponto de partida para turistas que desejam explorar essa região.
A partir do momento que você já estiver em São Paulo, é possível visitar o Mercado Municipal de metrô, ônibus ou por meio de um aplicativo de viagens. A estação São Bento (linha 1- azul) ou a estação da Luz são as melhores opções para chegar. Porém, também é possível pegar linhas de metrô que levam até o Terminal Mercado, que fica bem próximo e permite chegar lá com alguns minutos de caminhada. Já com ônibus, basta escolher uma rota que passe pelo centro. As tarifas de ônibus e metrô possuem valor de R$ 4,40 por passageiro.
Também é possível chegar de carro, moto ou bicicleta, basta seguir as sinalizações que levam até o Centro Histórico de São Paulo. Existem vagas no estacionamento do Mercadão gerenciadas por uma empresa privada, mas você pode parar fora do local também. Para quem vai de bicicleta, existem 22 vagas de paraciclo que podem ser usadas gratuitamente, mas não se esqueça da corrente e do cadeado.
Todos os meios de locomoção te levarão ao Mercado Municipal de São Paulo. Este destino tem diversos atrativos e vale muito a pena passar por lá. Abaixo, confira a história do Mercadão e outras dicas interessantes nos próximos tópicos.
O Mercado Municipal Paulistano é conhecido popularmente como ‘Mercadão’ e nasceu de um projeto realizado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, no ano de 1926. Sua inauguração aconteceu em 25 de janeiro de 1933 e a estrutura ocupa 12.600 m², abrigando cerca de 1.500 funcionários que movimentam, em média, 350 toneladas de alimentos todos os dias.
Publicidade
Os vitrais exuberantes (ao todo são 32 painéis) que enfeitam este ponto comercial foram criados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, responsável pelos vitrais de 300 igrejas brasileiras, incluindo a Catedral de Sé.
O Mercadão passou pela sua primeira reforma em 2004, na qual o arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva renovou os depósitos, restaurou alguns vitrais e construiu um mezanino. Em 2006, o mezanino ainda inaugurou o Mercado Gourmet, que possui uma cozinha completa para realização de eventos gastronômicos. Além disso, há muitas atrações que se apresentam todos os anos, como shows, peças de teatro e até feiras de artesanato.
O local foi administrado pela Prefeitura de São Paulo até agosto de 2021, e os direitos dos lojistas para atuar no local eram representados por uma associação sem fins lucrativos. Após vencer uma licitação aberta em 2019, a concessionária Mercado SP SPE S.A. teve permissão para iniciar um modelo privado de administração pelos próximos 25 anos.
Existem algumas dicas importantes que você precisa saber antes de conhecer o Mercado Municipal de São Paulo. Por isso, confira o tópico abaixo e considere essas informações na hora de montar o seu roteiro:
Com essas dicas básicas, a sua experiência no Mercadão de São Paulo vai ser ainda melhor. E agora que você já está ciente de como fazer esse passeio da melhor maneira possível, siga para o próximo tópico e descubra o que você consegue encontrar neste centro comercial tão movimentado.
É praticamente impossível visitar São Paulo e não passar no Mercadão. Este ponto turístico está cercado de boas comidas e quitandas interessantes que valem sua atenção. Para se programar, confira o que você vai encontrar por lá:
Uma das primeiras coisas que você vai notar no Mercado Municipal de São Paulo é sua arquitetura impressionante. Com estilo eclético, a construção somada às diversas decorações encanta quem o visita. Não deixe de apreciar os vitrais, pois eles criam sombras e tonalidades interessantes que modificam a luz do local. Se você gosta de turismo arquitetônico, vai adorar conhecer o Mercadão e toda sua história bem preservada.
Existe uma variedade de restaurantes gourmet dentro do Mercadão cuja visita e apreciação valem a pena. Você pode encontrar lanchonetes, padarias, cafeterias, choperias e outros tipos de restaurantes. O Bar do Mané, que fica na rua E – box 14, é muito conhecido por seus famosos sanduíches de mortadela com variadas opções de recheio complementares. Outra opção muito elogiada é o Café Jardim Espresso, que está na rua E – box 10, um local ideal para tomar um bom café da manhã ou da tarde.
Se você vai até o Mercadão em busca de alimentos naturais, saiba que você vai encontrar diversos produtos por lá. O local é repleto de lojas – ou boxes, como são popularmente conhecidos – com as mais variadas opções de alimentos. Além de produtos fresquinhos, você ainda vai encontrar diversas frutas exóticas e alimentos diferentes que você não encontra em mercados convencionais. Então, separe sua ecobag e explore as quitandas de lá!
Publicidade
A banca do Juca (Rua I – box 23 e 25) é famosa por ter feito participação na novela ‘A Próxima Vítima’ e é uma ótima opção para adquirir frutas, verduras e legumes. Outra opção mais focada em frutas é o estande Frutas Exóticas k23 (rua K – box 23), onde você encontra as mais diversas opções de frutas exóticas do Mercadão. Inclusive, sempre pergunte se pode experimentar, pois muitos locais permitem a degustação de produtos.
Com toda certeza você vai encontrar carnes de diversos tipos no Mercadão. Bovinos, suínos, aves e peixes são os itens mais famosos e fáceis de encontrar no local. Uma opção com variedade de carnes é o estande dos Irmãos Gaspar (rua A – box 41), onde você pode encontrar o que procura em um só lugar. Se desejar itens mais específicos, a peixaria Atlântida (rua A – box 28) pode ser uma ótima opção para encontrar peixes. Já o Frango Feliz (rua F – box 29) é focado em aves.
Algo muito comum de encontrar no Mercadão são os empórios e, acredite, são de todos os tipos possíveis! Temperos, artesanais de laticínios, de carne, de massas, decorações e muitos outros tipos de produtos específicos você encontra por lá. Os temperos são muito famosos no Mercado Municipal de São Paulo e não é à toa que muitos chefs de cozinha adoram visitar o local para renovar seus estoques.
Se você gosta de culinária e adora dar sabores aos seus pratos, não deixe de conferir os estandes presentes por lá. Visite o estande Temperos Brasileiros (rua E – box 20 e 24) e o Empório Chiappetta (rua G – boxes 8, 12 e 14). Este último foca em diversos itens como bebidas importadas, variedades de queijos, condimentos secos e molhados, conservas, antepastos, cafés e doces. Já o Empório Cruzília (rua E – box 16) foca em apenas quatro tipos de produtos: nuts, queijos, especiarias e vinhos.
Já deu para perceber o que te espera por lá, não é mesmo? Depois das compras nas quitandas não deixe de explorar os restaurantes gourmets. Abaixo, confira os pratos mais famosos que precisam fazer parte da sua degustação.
O Mercadão, de fato, oferece diversas opções de alimentos. Além dos pratos, é possível saborear deliciosas cervejas artesanais. Então escolha sua bebida favorita e peça os pratos abaixo:
O Mercado Municipal de São Paulo é um destino muito interessante para conhecer no centro histórico da cidade. Por isso, não deixe de reservar um período do dia para conhecer este local. Quer conhecer mais locais na região paulista? Aproveite para passear entre as variadas opções de museus em São Paulo e divirta-se!