Por Sheila Almendros
A cidade de Mérida pode não ser um destino muito popular entre os turistas, mas encanta qualquer viajante apreciador de uma boa história. Cercada por ruínas e edifícios antigos, o local preserva suas construções de origem romana que se tornaram grandes atrativos para todos que passam por lá.
Publicidade
Neste guia completo de Mérida você conhecerá um pouco da história da cidade, suas principais atrações e os melhores restaurantes da região que não podem faltar no seu roteiro.
Índice do conteúdo:
Nas margens do rio Guadiana está Mérida, a cidade capital da comunidade autônoma da Estremadura, na Espanha. Ela fica apenas 75 km de distância de Cáceres, município que também faz parte da rota de viajantes que percorrem a região, podendo ser acessada de trem (a opção mais rápida), ônibus ou carro (a escolha mais econômica). Certamente é um destino que, entre tantos outros, merece ser desbravado.
Mérida foi fundada em 25 a.C. por ordem do imperador Octavio Augusto, durante a ocupação romana da capital da Lusitânia, e batizada de Emerita Augusta. A ideia era transformar o local em um abrigo de soldados, mas logo o município foi urbanizado com casas, teatros, foros, templos e termas. Muitas dessas construções existem até hoje, fazendo parte de um conjunto arqueológico que se tornou Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Os melhores meses para visitar Mérida são de junho a setembro, quando as temperaturas, apesar de elevadas, garantem pouquíssimas possibilidades de chuva. Neste período de verão o clima é quente, seco e de céu quase sem nuvens, ideal para conhecer todos os pontos históricos sem surpresas meteorológicas. Já no inverno, mesmo que a temperatura seja amena, é comum o céu ficar parcialmente encoberto.
Com atrações históricas surpreendentes, Mérida oferece o que há de melhor em sua narrativa. Conheça as opções que não podem faltar em seu roteiro:
Construído pelo cônsul Agripa em 15 a.C., o Teatro e Anfiteatro Romano de Mérida é um dos mais bem conservados do mundo, e foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1993. Desde então alberga o Festival de Teatro Clássico, responsável por recuperar a sua função original. O edifício já passou por várias remodelações e reformas, sendo as mais importantes realizadas ao final do século I (na época do imperador Trajano, que ergueu a atual frente do palco) e outra entre os anos 330-340 para supostas restaurações.
Publicidade
Quer uma atração melhor para conhecer a história de um destino do que um museu? O National Museum of Roman Art não só possui uma arquitetura esplêndida como também abriga centenas de artigos encontrados durante escavações e explorações em Mérida, como mosaicos romanos, artefatos e esculturas. O edifício está localizado no limite da antiga cidade, junto às ruínas do teatro.
As 38 colunas de 25 metros de altura e 830 metros de extensão são o que sobrou de uma ponte de aqueduto, construída para fornecer água à antiga colônia romana de Emerita Augusta, a partir de um reservatório chamado Lago de Proserpina. Mesmo em ruínas, a edificação atrai centenas de turistas, principalmente por sua arquitetura histórica e atípica.
O Templo de Diana foi um importante edifício no período romano, utilizado para veneração e culto imperial, já que os imperadores e seus familiares eram considerados deuses naquela época. Sua estrutura datada do século I é toda feita de granito, e incorporada ao templo está o esqueleto de um palácio renascentista, pertencente ao Conde de los Corbos. Algumas apresentações podem ser assistidas diante desta atração – é só ficar de olho na programação.
O Pórtico del Foro Municipal, construído no século I, faz parte de um complexo de edifícios de Emerita Augusta, que ainda inclui o Templo de Diana, o Templo de Marte, uma basílica e as fontes termais. Hoje as ruínas contam com várias colunas e estátuas, e durante uma restauração realizada no século XX algumas relíquias históricas foram encontradas – hoje estão expostas no National Museum of Roman Art. Uma atração obrigatória para ser conhecida durante a sua passagem pela região.
Em meio a diversas atrações há a Alcáçova de Mérida, também conhecida como Alcazaba Árabe. Ela consiste em uma fortaleza construída no ano de 835 para proteger os muçulmanos contra as revoltas locais. Na época contava com muros compactos e 25 torres, hoje restam pouquíssimos elementos de sua estrutura original. Mas ainda é possível atravessar um pequeno arco em formato de ferradura, que dá acesso a uma réplica da inscrição cúfica que marca a data de sua construção. Você ainda poderá encontrar vestígios da arquitetura original passeando pelo interior das ruínas, como uma cisterna intacta que fornecia água para a fortaleza e os restos de uma antiga casa romana.
A pequena basílica de Santa Eulalia é dividida em duas atrações: no edifício principal há o “Hornito”, um oratório revestido de mármore dedicado a Santa Eulalia. Sua arquitetura rústica é o principal chamariz do edifício, que apesar de simples, possui inúmeros pormenores que valem ser explorados. A segunda atração é a Cripta, que abriga diversas sepulturas de épocas distintas e são sinalizadas com placas, mosaicos e pinturas. O local não possui informações em inglês, mas vale a experiência!
A Basílica de Santa Lucía del Trampal é, na verdade, as ruínas de um antigo mosteiro que fica em um local isolado da cidade. Não é fácil chegar até lá, mas caso queira adicionar um pouco de aventura e fugir da rota turística popular de Mérida, vale incluir esta atração no seu roteiro. O local está passando por restaurações e não há guia turístico e nem placas de informações a respeito de sua história, mas é ideal para os amantes da arte visigótica.
A Casa del Mitreo está localizada fora das muralhas da cidade e sua estrutura conta com ruínas da propriedade de uma suposta família emeritense de grande relevância para a sociedade da época. Por lá você poderá encontrar não só vestígios de sua construção, mas também mosaicos e pinturas que comprovam a classe social de seus moradores. No local ainda há uma área que era utilizada pelos romanos como espaço funerário.
Com tantas preciosidades antigas, a sua viagem à Mérida será preenchida por uma bagagem histórica inesquecível!
Publicidade
Em Mérida você encontrará centenas de opções de bares e restaurantes com preços e gastronomia variados. Confira algumas sugestões:
Com cardápio inspirado nas gastronomias internacionais e locais, o Café Joplin reúne o que há de melhor: comida boa por um precinho bem baixo, seja no café da manhã, almoço ou jantar. Aproveite a oportunidade para experimentar as tradicionais tapas e crepes, assim como a deliciosa berinjela com pasta de amêndoas.
Para garantir uma refeição leve e saborosa, aposte no NATURA Gastroart. Este pequeno e charmoso restaurante oferece opções de comida natural bastante autênticas por um preço bastante acessível. Os pratos mais recomendados do menu por quem já passou por lá são as anchovas defumadas ou a salada de quinoa.
Experimente o melhor da cozinha mediterrânea, espanhola e europeia no Rex Numitor, como o gazpacho, tataki, croquetes e sobremesas diferenciadas (como o espetacular mil folhas de pistache com doce de leite). O restaurante oferece também opções vegetarianas, veganas e sem glúten.
Com ambiente aconchegante e charmoso, o De Tripas Corazon oferece o melhor de Mérida – isso porque você pode saborear uma bela carne e um excelente vinho apreciando a vista para o Templo de Diana. Legal né? A sugestão dos clientes assíduos é: não vá embora sem antes experimentar o mojama de atum.
No Capriccio Italiano você encontrará opções de pizzas feitas em forno a lenha, massas, carnes, frutos do mar e risotos, feitos com muita qualidade e ingredientes saborosos. O terraço oferece o melhor ambiente para os dias mais quentes e o atendimento é muito elogiado. Ao pedir a conta, não deixe de saborear o cafezinho da casa.
Seja qual for a quantidade de dias que sua viagem durará, a certeza é que sua experiência gastronômica em Mérida será inesquecível.
Apaixone-se pelas imagens de Mérida e surpreenda-se com a grandiosidade de suas ruínas históricas:
Ao visitar a Espanha, não deixe de incluir Mérida em seu roteiro: sua bagagem voltará cheia de conhecimento e lembranças inesquecíveis de uma cidade cheia de encantos!