Por Liz Santana
Se você precisa de tranquilidade, certamente vai amar conhecer Miguel Pereira. A cidade possui um dos melhores climas do mundo e chuvas bem distribuídas durante todo o ano. Por isso, viajantes que amam natureza, atmosfera de interior e passeios bucólicos vão se apaixonar por esse destino.
Publicidade
Miguel Pereira fica localizado a 117 km da capital do Rio de Janeiro, na região centro-sul. O município também fica bem perto das cidades de Vassouras e Paty de Alferes, ou seja, o visitante poderá fazer um bate-volta e conhecer a região vizinha.
Chegar em Miguel Pereira é muito simples. Basta ir de carro pela via Dutra. Mas se você estiver fora da capital, é melhor que vá ao Rio de Janeiro e de lá pegue um transfer ou ônibus da rodoviária até o município.
A viagem costuma ser rápida e tranquila. Além disso, os horários de saída são variados, então verifique com antecedência esse detalhe. A passagem de ônibus custa de R$ 26 a R$ 35,80.
O melhor momento para conhecer Miguel Pereira é entre abril e setembro. Isso porque nesses meses as temperaturas estão mais altas, então você poderá aproveitar melhor os rios, cachoeiras e lagos. Porém, é possível viajar durante o restante do ano e passear tranquilamente pela cidade.
A região já foi habitada por índios coroados, que foram catequizados após 1700. Além disso, a história da cidade se confunde com a dos municípios de Paty do Alferes e Vassouras. Quando se trata da cultura cafeeira, essa região do vale fluminense ganhou um grande destaque, sobretudo por causa das fazendas que funcionavam como produtoras de café.
Miguel Pereira possui opções de diversão para todos os gostos. O local é repleto de museus, atividades voltadas ao ecoturismo, lagos e cachoeiras incríveis. Além disso, o visitante ainda poderá visitar as lojinhas pela cidade e comprar queijos, doces e cachaças e experimentar as delícias dos restaurantes. Gostou? Então confira seus principais pontos turísticos.
Publicidade
Se você ama o clima do interior, certamente vai amar o passeio pela Fazenda Santa Cecília, em Miguel Pereira. O local é lindo, possui diversas paisagens apaixonantes e um delicioso café no estilo colonial ou chá da tarde. Além disso, o visitante poderá fazer caminhadas e conhecer a sua história. Porém, para chegar é necessário pegar uma estrada asfaltada. Aliás, as visitas devem ser agendadas com antecedência.
Outro ponto turístico bastante procurado é o Viaduto Paulo de Frontin. O local nos convida a contemplar a natureza, observar as paisagens e tirar fotos maravilhosas. Essa atração foi construída em 1897 e possui uma altura de 25 metros, o que é perfeito para os aventureiros que aproveitam para fazer saltos de rapel. Vale salientar que é possível parar o carro ao lado e percorrer toda a sua extensão.
A atração está localizada na Estação Ferroviária de Miguel Pereira e possui diversas fotografias e objetos que remetem à estrada de ferro. O museu foi criado pela prefeitura da cidade nos anos 90, após a estação ser vendida e comprada logo em seguida. O local ainda possui um acervo que conta a história do município e também é bastante visitado pelos turistas.
A Igreja Matriz fica localizada no centro da praça principal de Miguel Pereira. O local é muito bem cuidado e em época de festa costuma ficar cheio de barracas com comidas e bebidas ao seu redor. Por isso, mesmo que você não seja religioso, separe um tempinho para visitar esse ponto turístico.
A Cachoeira do Poção é um local ideal para quem deseja desestressar e entrar em contato com a natureza. Embora a estrutura seja simples, o local possui bar, churrasqueira e um espaço para sentar. No entanto, evite ir aos finais de semana e feriados, pois o balneário fica lotado de moradores e turistas que vão se refrescar nas águas do rio. Ou seja, sempre vá nos dias de semana.
Se você está em busca de um roteiro cultural, visite o Museu Francisco Alves. Ele recebeu esse nome em homenagem ao cantor Francisco Alves e abriga no seu acervo instrumentos musicais de época. Sua estrutura é bem pequena, então rapidamente o visitante conseguirá percorrer toda a sua extensão.
A Cachoeira Monte Líbano faz parte de um circuito de cachoeiras, que contempla a do Poção de Vera Cruz. Segundo os visitantes, essa é uma das melhores atrações naturais da região e também a maior em questão de profundidade. Porém, quem possui algum problema de locomoção pode ter dificuldade de chegar ao local, já que não é possível chegar de moto, carro ou bicicleta.
Essa atração é ótima para levar as crianças. O local possui uma boa infraestrutura, pedalinhos e a possibilidade de fazer passeios a cavalo e de charrete. O visitante ainda poderá fazer uma caminhada de 3 km ao redor do lago, que é bastante seguro. Sem dúvidas, você vai adorar passar uma tarde curtindo esse lugar.
Ao chegar em Miguel Pereira, você pode optar por contratar um guia turístico para te acompanhar nos passeios. Porém, se preferir visitar todas essas atrações por conta própria, faça um pequeno roteiro contemplando as atrações que mencionamos aqui, certo?
Publicidade
A cidade de Miguel Pereira é encantadora e rende boas fotos em suas atrações. Por isso, listamos algumas dicas para você aproveitar melhor o seu passeio e se inteirar sobre essa região.
Gostou das curiosidades sobre Miguel Pereira? Outra dica que damos é que você converse com os moradores antigos e donos dos estabelecimentos. Sem dúvidas, essas é uma das melhores formas de conhecer a cidade por completo.
E por falar em dicas, você precisa de uma hospedagem bacana, que receba você e sua família com conforto e a um preço acessível? Então confira quatro opções de hotéis para ficar em Miguel Pereira.
Como já mencionamos, você ainda poderá optar por ficar num hotel fazenda, que oferece uma experiência diferenciada ao visitante. Mas, independente da sua escolha, Miguel Pereira é mesmo uma cidade cheia de opções maravilhosas para ficar.
Preparado para ver os cenários naturais mais belos dessa região do Rio de Janeiro? Então acalma o coração, pois as imagens que mostraremos a seguir são arrebatadoras e vão te deixar admirado.
Também ficou com vontade de conhecer as belezas de Miguel Pereira, não foi? Aproveite também para desbravar Vassouras, cidade histórica do Vale do Café, localizada no interior do Rio de Janeiro.