Por Marta Stegani
Atualizado em 17.02.23
Conhecido por suas ruas com nomes de pássaros e indígenas, o bairro de Moema (SP), é considerado um dos melhores da cidade para se viver. A região tem ruas tranquilas e arborizadas, lojas de rua que são o paraíso para quem ama compras e vai cair no gosto de quem aprecia a alta gastronomia, com restaurantes para todos os paladares e barzinhos animados com cervejas e petiscos famosos.
Publicidade
Se você ainda não conhece o bairro, listamos abaixo algumas atrações que vão te convencer a colocar Moema em seu roteiro por São Paulo!
Índice do conteúdo:
Moema é um bairro nobre da Zona Sul de São Paulo que está bem próximo ao Aeroporto de Congonhas e faz limite com importantes vias, como a Avenida dos Bandeirantes e a Santo Amaro. O bairro é conhecido por suas ruas com nomes de pássaros e índios e por possuir um dos aluguéis mais caros da cidade. Moema ganhou recentemente uma estação de Metrô que pertence à linha 5-Lilás, que liga o Capão Redondo à Chácara Klabin.
Para quem vem de outros estados, Moema está localizado bem pertinho do Aeroporto de Congonhas. Ao desembarcar, deixe as malas no hotel e escolha o que fazer.
O Shopping Ibirapuera foi o segundo a ser construído na cidade e até hoje é um dos mais importantes centros de compras de capital. Oferece uma grande variedade de lojas, que vai desde marcas de grife até as populares, e uma grande praça de alimentação. Para conforto dos frequentadores, dispõe de um lounge com estrutura para quem quer descansar ou até mesmo trabalhar e Espaço Criança. Aproveite que o local é pet friendly e leve seu cãozinho para passear com você!
O Parque das Bicicletas é um refúgio em meio a uma movimentada região da cidade. Apesar do nome, o local recebe também quem quer andar de patins, skate, patinete, caminhar, correr, utilizar a academia ao ar livre e ter momentos de descanso pertinho da natureza. É um espaço muito bom para crianças darem as primeiras pedaladas e para pessoas de todas as idades. O parque é seguro, tranquilo e o melhor de tudo: gratuito!
Reúna os amigos ou a família para uma atividade divertida e que coloca à prova a inteligência de todos os participantes. O Escape 60 é um jogo indoor que possui salas temáticas e repletas de mistérios na qual os participantes são trancados e tem uma hora para decifrar códigos, achar itens escondidos e resolver enigmas para encontrar a saída. É possível escolher a sala e agendar um horário pelo site.
Publicidade
Assistir a shows de stand up comedy faz parte da rotina de quem vive em São Paulo para relaxar e se divertir. O Beverly Hills é considerado o primeiro bar de comédia stand up do Brasil e berço de humoristas como Rafinha Bastos e Danilo Gentili. O clube é pequeno e tem decoração inspirada no estilo retrô e clima intimista, que aproxima o artista da plateia. Por se tratar de um bar, é possível saborear porções, lanches e bebidas enquanto se dá boas risadas.
Entre as avenidas Cotovia e dos Eucaliptos está a Rua Normandia, uma ruela de apenas um quarteirão, mas cheia de charme. Antigamente, ela era conhecida por sua decoração de Natal, mas hoje, o destaque são casas de estilo europeu com árvores frondosas na frente e diversas lojinhas.
Intercale os programas com uma parada para uma boa refeição em um dos restaurantes abaixo.
O forte de Moema são os restaurantes. Tem hamburgueria diferentona, comida mexicana, peruana, japonesa e muito mais. Olha só!
Se você gosta de hambúrgueres simples e tradicionais esqueça essa opção. Mas se você é do tipo que gosta de lanches fartos, o O Burguer vai te surpreender com hambúrgueres artesanais recheados e perfeita harmonização entre carnes, queijos e temperos, sem falar na apresentação extravagante e cardápio criativo. O carro chefe é o The Loop, feito com pão de brioche, hambúrguer e, no meio, um furo preenchido com creme de queijo derretido e batatas fritas. Os drinks também são inusitados. Um deles é servido de cabeça para baixo e a pink lemonade leva algodão doce.
Com seis décadas de existência, o Windhuk é um restaurante para degustar os principais pratos da culinária alemã: joelho de porco, beef tartare, páprika schnitzel, entre outros. O local ocupa um enorme e aconchegante chalé em estilo alpino com capacidade para 280 pessoas. Como manda a tradição, as porções são muito bem servidas e podem ser compartilhadas. Para acompanhar, o visitante pode optar por chopp ou cervejas alemãs.
O Sí Señor é uma rede de restaurantes tex-mex que atrai os apaixonados pelos sabores mexicanos. É a parada certa para saborear burritos, tacos, nachos, quesadillas e também drinks típicos. Os visitantes ainda podem optar por opções veganas e escolher o nível de pimenta. O ambiente é descontraído, com luz baixa, decoração colorida e ao fundo uma playlist composta por rock e blues.
O Djapa é um rodízio japonês que atrai os paladares mais exigentes. No cardápio, um verdadeiro festival de sabores, com mais de 40 tipos de pratos circulando pelo salão, com destaque para as ostras gratinadas, casquinha de siri, lula, camarão, sem contar as opções vegetarianas e as sobremesas. O ambiente é aconchegante e sofisticado e o atendimento impecável é elogiado pelos frequentadores.
Provavelmente você já salivou com a imagem de um macarrão sendo preparado dentro de uma peça de parmesão. Esse é o Spaghetti al Formaggio, obra do La Nonna di Lucca. Só esse prato já seria motivo suficiente para te levar ao restaurante, mas e se eu te disser que da cozinha saem receitas clássicas da Itália com ingredientes típicos de Minas Gerais? Para acompanhar, nada melhor que um bom vinho, e o restaurante não desaponta com uma carta com rótulos de diversos países. Para criar um clima ainda mais aconchegante, às segundas, quartas e quintas acontecem apresentações de música ao vivo.
Publicidade
O Hannover é o único restaurante a ter um cardápio composto apenas por fondue, além de ser o espaço mais romântico do bairro, com ambientes temáticos para tornar seu jantar inesquecível! No menu estão as mais variadas opções de fondues de carne servidos à la carte e em rodízio, além dos sabores doces. A melhor combinação para um fondue a dois é o vinho, e a casa dispõe dos melhores rótulos de vários países.
Considerado um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil, o Rinconcito Peruano começou bem pequeno e hoje é referência em São Paulo, com diversas unidades espalhadas pela cidade. O cardápio é formado por pratos típicos à base de peixe e frutos do mar, mas o carro-chefe é o ceviche. Para acompanhar, vá de Pisco Sour, bebida tradicional do Peru. Além do menu premiado, as porções são generosas e podem ser tranquilamente compartilhadas, mas o melhor de tudo é o precinho camarada.
Aposto que você ficou com água na boca com tanta comida deliciosa!
Escolha entre o melhor filé à Parmegiana e a melhor feijoada da cidade. Difícil? É porque você ainda não viu as outras opções…
Eleito o melhor boteco de São Paulo pelo Datafolha, o Bar do Juarez é aquele cantinho para encerrar o dia da melhor maneira: na mesa com os amigos e um bom chopp à disposição. O local tem cara de boteco e decoração inspirada nos bares do centro antigo. Além das porções de petiscos tradicionais, a casa também tem pratos que servem duas pessoas, mas a atração principal é a picanha no réchaud, cortada em fatias bem finas e coberta por uma generosa camada de alho. O bar tem quatro unidades na capital paulista e mantém o bom padrão de atendimento em todas elas.
O Bar do Alemão tem história para contar. Tudo começou em 1902, cidade de Itu, quando um imigrante alemão abriu com seu filho uma padaria para apreciar com seus amigos as cervejas de sua terra natal. De lá para cá muita coisa mudou, menos a paixão pela boa comida e bebida e pelo convívio entre amigos. Histórias à parte, a casa serve pratos tradicionais alemães e tem uma carta de cervejas com rótulos de diversos países, mas a estrela do cardápio é o filé à Parmegiana, considerado um dos melhores da cidade. Não deixe de experimentar!
A fama do Bar Original é audaciosa: o bar é dono do melhor chopp de São Paulo e já recebeu oito vezes o prêmio de melhor da cidade pela Veja Comer e Beber. O sucesso do cardápio é a coxinha, mas há também sanduíches, petiscos tradicionais e pratos com muita fartura. Tudo isso é servido em um ambiente sem frescura e acolhedor, com garçons simpáticos que te chamam pelo nome e não deixam o chopp faltar na mesa.
O Armazén Paulista é aquele típico bar paulistano com clima aconchegante para petiscar e apreciar bons drinks ao lado da família ou dos amigos. O bar tem dois ambientes: o salão principal e uma disputada varanda. A caprichada feijoada servida aos sábados é a estrela da casa. Para o happy hour, experimente a picanha e o croquete de carne com gorgonzola empanado com cabelo de anjo. Em dias de jogo, um telão é colocado no bar para quem quiser acompanhar a partida.
O Bar do Giba é o tipo de boteco pé sujo, mas que ostenta o título de melhor feijoada de São Paulo pelo guia Comer e Beber. Para começar, peça os tradicionais pasteizinhos e uma cerveja, servida em copo americano. O diferencial do bar é o fato de não possuir cardápio – o que pode incomodar muitos clientes. Para conhecer as opções e valores é necessário perguntar aos garçons que sabem tudo na ponta da língua.
Sem dúvida você vai encontrar o boteco que vai se tornar seu cantinho preferido na cidade!
Com a vida corrida de uma grande metrópole, muitas sutilezas passam despercebidas. Pare para observar alguns detalhes do bairro que muitas vezes nós nem percebemos, mas que estão diante dos nossos olhos.
Caminhando pelas ruas de Moema você vai conhecer o charme do bairro e entender o porquê de ele ser um dos queridinhos da cidade.