Por Nicole Dias
Atualizado em 21.03.23
Uma cidade em que o velho e o novo se combinam, assim como o rio encontra o mar. Montevidéu, capital do Uruguai, é um dos melhores destinos da América do Sul. Acessível para os brasileiros, tanto pela proximidade quanto pelo idioma semelhante, trata-se de um local que reúne turistas em todas as temporadas, o ano inteiro.
Publicidade
Quer conferir as principais dicas para uma viagem tranquila, saber quais são as atrações, os locais para fazer compras e as praias que devem ser visitadas? Então continue lendo este post e prepare-se para se encantar com o charme uruguaio.
A capital do Uruguai está localizada na zona sul do país, ao lado do Rio de la Plata (Rio da Prata). Muitos turistas vão até esse destino através de companhias aéreas, mas quem vive no Rio Grande do Sul e arredores pode fazer a viagem de ônibus ou carro com facilidade.
Quem gosta de estar em contato com a natureza vai amar Montevidéu. E os apaixonados por passeios mais culturais também. Na verdade, são diversos tipos de atrativos para os turistas. Confira algumas sugestões!
Em plena Ciudad Vieja, praticamente coladinho com a Plaza Independencia, fica o imponente — e lindo — Teatro Solís. Principal casa de espetáculos de Montevidéu, o local já foi o prédio mais alto da capital. A visita guiada ocorre diariamente (menos segunda-feira) e é paga, mas vale cada peso investido.
Que tal ter uma vista incrível de Montevidéu? Dirija-se até o Mirador De La Intendencia, que fica na Soriano. No 22º andar, a mais de 80 metros de altura, é possível ver o topo dos prédios e admirar a arquitetura local. Aberto todos os dias, das 10h às 16h.
Praças, monumentos e prédios históricos; quem gosta desse tipo de atração não deve deixar de ir até à parte mais antiga de Montevidéu, a Cidade Velha. O mercado Del Puerto, a Plaza Constitución, a Catedral Metropolitana de Montevidéu e a Puerta de la Ciudadela estão nessa região — e todas as atrações são próximas umas das outras. Reserve um dia da sua viagem e faça esse passeio a pé!
Publicidade
Esqueça as exposições interativas ou repletas de tecnologia. Os museus de Montevidéu são um verdadeiro retorno ao passado. Entre as várias opções, os mais populares são o Museu Andes 1972, Museo Historia Del Arte MuHAr, Museu Municipal de Belas Artes “Juan Manuel Blanes”, Museu Nacional de Artes Visuais e o Museo del Fútbol.
Há quem diga que o Mercado del Puerto é imperdível. Outros, acham que é um “caça turista”. Do jeito que for, é inegável que o clima por lá é incrível. Cheiro de comida boa pelo ar, música, gente conversando e bebendo vinho… Se você não for almoçar lá, vá simplesmente pela visita. Vale muito a pena.
Sabe os calçadões do Rio de Janeiro? As ramblas são a versão uruguaia! Trata-se de um ótimo lugar para fazer uma caminhada, contemplando o rio de um lado e a cidade de outro. A dica é sentar em algum cantinho e ver o dia se despedindo, tomando um mate ou uma boa cerveja.
Além da vista para lá de marcante, o pôr do sol no Rio de la Plata é daqueles de ficar na memória. Vale aguardar a chegada do final do dia para conferir o espetáculo que rola no céu. A melhor parte? O ingresso é gratuito.
Assim como quem viaja a Paris precisa de uma foto na frente da Torre Eiffel, quem vai a Montevidéu precisa um registro no letreiro da cidade. Ele fica no bairro de Pocitos, na Rambla República del Peru. Geralmente há filas de turistas esperando para registrar o momento. Tenha paciência!
Mais uma daquelas atrações que não custam nada e fazem bem para a alma: um bom passeio no parque. Não faltam opções de espaços verdes por Montevidéu, e é nesses locais que moradores e turistas descansam, passeiam com seus cães ou praticam esportes. Não deixe de conhecer o Parque Rodo, Plaza del Entrevero, Parque Batlle, Parque del Prado e o Parque Rivera.
Os produtos uruguaios são uma gostosura, e a dica é procurar por casas especializadas ou se aventurar entre as gôndolas dos supermercados. Compre vinho, doce de leite, chocolates, alfajores e, se quiser experimentar, a erva para mate. Você não vai se arrepender.
As praias de Montevidéu são diferentes das brasileiras. A água é um encontro do Rio de la Plata com o Oceano Atlântico — uma mistura interessante do doce com o salgado. Preparado para o mergulho?
Mais frequentada por pescadores e praticantes de esportes marítimos, essa praia é conhecida devido ao Puerto de Buceo. É um bom espaço para relaxamento e contemplação, seja por conta do belíssimo mar, seja pelos inúmeros barcos, veleiros e lanchas que por lá se encontram. O cenário te surpreenderá.
Publicidade
Essa praia fica mais afastada das demais, mas merece muito uma visita. Ela fica junto do bairro de Carrasco, o mais sofisticado de Montevidéu. Além do mar, o espetáculo fica por conta do cassino, das casas luxuosas e das inúmeras opções de gastronomia que estão pela região.
Para quem procura por mais agito e movimento, essa é a opção ideal. A Praia de Pocitos é a mais popular e tem boas opções de quiosques e barzinhos. É ali perto que está o famoso letreiro de Montevidéu. Sugestão: faça uma caminhada por ali ao final do dia. É um encanto!
Ótima para quem ama praticar esportes e rodeada por vegetação, essa praia tem aroma de mar e de eucalipto. Fica na zona oeste da capital do Uruguai. Cerro é a palavra uruguaia para “morro”, e esse nome não é por acaso. Há realmente um morro nessa área da cidade, de onde se pode ter uma vista fantástica.
Sabe aquelas fotos maravilhosas da costa de Montevidéu? Nessa praia é possível ver essa vista com seus próprios olhos — e câmeras! Além do visual, Malvín é uma boa opção para windsurf e jet-ski. É uma praia com um gostoso clima urbano.
Bem perto da Avenida 18 de Julio, a Praia Ramírez tem águas tranquilas do Rio da Prata e uma paisagem encantadora, que mistura o verde dos parques com o visual de restaurantes e do Palácio Mercosul. O pôr do sol visto da rambla é sensacional.
Pretende conhecer Montevidéu em breve? Não deixe de passar por outros destinos que ficam pertinho, como Punta del Leste e Colonia del Sacramento.