Uma viagem cultural em Mossoró, um destino do Rio Grande do Norte

Por
Em 07.06.23

“Cidade do sal” ou “Capital Cultural Potiguar”: é assim que muitas pessoas se referem a Mossoró, município na região semiárida do Nordeste. Ela é a maior cidade em tamanho do Rio Grande do Norte depois de Natal, mas tem uma vibe do interior. Lá, a vida passa devagar. É lar de uma das melhores festas juninas do Brasil e abriga águas termais. Confira um guia desse destino pouco explorado e que vai te encantar!

Publicidade

Onde fica Mossoró

O oeste do Rio Grande do Norte (RN) é recheado de cultura. Fica a 280 km de Natal e a 245 km de Fortaleza. Mossoró é a maior cidade do RN em tamanho e o litoral está do ladinho, a 50 km pela estrada.

Como chegar

Se você vem de longe, a melhor maneira é pousar no Aeroporto Dix-Sept Rosado, a 3 km de Mossoró, com voos regulares da Azul. Porém, há mais opções de trajetos para os aeroportos de Natal, Fortaleza ou Maceió, capitais mais próximas. O principal acesso é pela BR-304. O ideal é alugar um carro ou utilizar um traslado, mas há também companhias de ônibus que fazem o trajeto até a rodoviária central.

É comum encontrar estradas de terra pelo caminho. Em dias de chuva, mantenha a atenção redobrada.

O que você precisa saber antes de viajar

Mossoró é uma das melhores cidades para se viver no Nordeste, com uma economia que advém da extração de petróleo em terra firme e das salinas. A infraestrutura é perfeita para curtir as férias no estilo nordestino. Confira estas dicas antes de desembarcar:

  • Clima: faz calor no Nordeste e Mossoró fica em uma região semiárida. A temperatura varia entre 25° C e 35° C. Porém, o período chuvoso ocorre entre março e abril.
  • Quando visitar: a melhor época para visitar é o período sem chuva, ou seja, todo o ano menos março e abril. Porém, visite em junho se quiser curtir a Festa Junina da cidade, que é muito elogiada.
  • Infraestrutura: a cidade possui uma ótima infraestrutura para férias, com altos prédios e bons serviços.
  • Praia mais perto de Mossoró: não tem praia em Mossoró, mas pegue 40 km de estrada para chegar à Praia de Tibau, que fica no município de Areia Branca.
  • Segurança: pode-se dizer que a cidade é segura, mas há relatos de assaltos e roubos. Fique atento ao anoitecer.
  • Quantos dias ficar: é possível conhecer a cidade e regiões próximas em um final de semana.

O nome da cidade é indígena. Mossoró, na língua dos monxorós, significa vento forte que sopra do norte. Agora que você já sabe dessas informações, veja abaixo pontos turísticos da cidade para incluir no seu roteiro de viagem.

O que fazer em Mossoró para adentrar a cultura nordestina

Se divertir com as atrações culturais e conhecer cidades próximas são algumas das atividades que o viajante pode fazer em Mossoró. Confira onde vale a pena visitar para uma imersão na cultura potiguar.

Publicidade

1. Águas termais

O Hotel Thermas Mossoró, no Parque Aquático Planeta Água, é o destino certo para quem busca por águas termais no Nordeste. O horário de funcionamento do parque é das 10h às 23h e o preço começa em R$ 45 para adultos. É possível comprar o day use por R$ 90 e ter acesso a outros espaços da hospedagem.

2. Salinas

O Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de sal do Brasil e Mossoró guarda salinas espalhadas pela cidade. A Salina de São Camilo é a principal empresa da região. Para chegar até lá, coloque o endereço a seguir no GPS: Estrada da Raiz, s/n, Km 20, Zona Rural, Mossoró-RN. Há partes fechadas ao público, mas você pode dar uma olhada de longe.

3. Memorial da Resistência Mossoroense

Em 1927, o famoso cangaceiro Lampião tentou invadir a cidade, porém a população resistiu. Por conta disso, nasceu o Memorial da Resistência Mossoroense, de 3 andares, com peças e telas interativas. Elas contam um pouco da história do cangaço na cidade.

4. Igreja de São Vicente

O Lampião deixou rastros pela cidade. A Igreja de São Vicente serviu como abrigo à população, uma espécie de trincheira contra os cangaceiros. A construção ocorreu em 1915, em um forte período de seca e, por isso, também se tornou um símbolo da cidade.

5. Praça da Convivência

Uma praça rodeada por casinhas coloridas é o ponto de encontro de moradores e turistas. É comum acontecerem feiras e shows por lá. Além disso, você ainda pode experimentar comidas rápidas em food trucks no local.

6. Museu do Petróleo

A antiga estação ferroviária se transformou no Museu do Petróleo, que conta a história da extração na região. Você vai conhecer peças e ver painéis que contam um pouco da importância do “ouro negro” para Mossoró. Pode ser que a estrutura esteja fechada. Acompanhe a abertura oficial na página da prefeitura.

7. Pico do Cabugi

Essa é uma atração que fica entre Mossoró e Natal. O Pico do Cabugi é uma parada obrigatória para quem curte trilhas e contato com a natureza. Contrate um guia, caso queira chegar até o cume, ou aprecie de longe. Uma curiosidade: esse monte é conhecido por ter sido um vulcão extinto no Brasil.

Não deixe de visitar em junho e aproveitar a Festa Junina, que acontece o mês inteirinho, na Estação das Artes. Um arraiá é montado com comes e bebes, além de haver shows regionais.

Publicidade

Hotéis e pousadas em Mossoró

É claro que a segunda maior cidade do RN também oferece excelentes hospedagens. Você encontra diversas opções confortáveis. Confira onde ficar em Mossoró:

  • Hotel Ibis Mossoró – $$: se você não quer se arriscar, reserve uma diária no tradicional hotel da marca Ibis, perto do centro comercial e dos pontos turísticos da cidade. A hospedagem é econômica e pet friendly.
  • Garbos Trade Hotel – $$: a localização a 3km do centro é estratégica. Os quartos são espaçosos e a hospedagem tem tudo o que o turista precisa. Uma pequena academia complementa a estrutura.
  • Hotel Villa Oeste – $$: hospedagem econômica, mas confortável para o viajante. Piscina, salão de jogos e calçadão estão entre as atrações do hotel, que possui quartos amplos.
  • Hotel Thermas – $$$: a melhor opção em Mossoró com restaurantes. Um pouco mais caro, porém com mais atrações. O parque aquático é aberto também para não hóspedes.

Além disso, considere ficar em Areia Branca, cidade litorânea. Então, separe um dia da sua viagem para fazer um bate e volta até Mossoró.

Restaurantes e bares em Mossoró

Há opções de restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos, desde as mais sofisticadas até buffet para toda a família. Confira uma lista de onde comer em Mossoró:

  • Restaurante Onsen – $$: opção dentro do Hotel Thermas que serve sushi e frutos do mar. O horário de funcionamento é das 12h às 23h. É uma experiência mais sofisticada em Mossoró.
  • La Goccia Blu – $$: um restaurante italiano com um toque do Nordeste brasileiro. A abertura é de terça a domingo, a partir das 18h. É uma opção para quem não quer se arriscar com comidas diferentes.
  • Hacchi Rofftop – $$: o topo do Oitava Rosado Mall é o lar desse estabelecimento, que abre para almoço e jantar. Comida japonesa e frutos do mar são servidos lá.
  • Tábua de Carne – $$: um restaurante tradicional que possui unidades em Mossoró, João Pessoa e Natal. Você vai encontrar carnes e comidas regionais no menu.

Por fim, o Partage Shopping conta com um praça de alimentação e opções mais tradicionais, típicas de cidade grande.

10 fotos encantadoras de Mossoró para curtir cada momento

Acompanhe outros pontos turísticos famosos da cidade que valem a pena ser fotografados. Anote essas dicas abaixo e prepare o celular para muitas fotos:

1. Mossoró é a “Capital Cultural Potiguar”

2. O Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia promove apresentações teatrais

3. A Estação das Artes Elizeu Ventania é conhecida como o “Corredor da Cultura”

4. A Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, guarda história e religião

5. A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte possui uma arquitetura histórica

6. O Hotel Thermas é o local para curtir as águas termais

7. É no Partage Shopping Mossoró que fica o famoso restaurante Tábua de Carne

8. A Praia do Ponta do Mel em Areia Branca é uma opção de passeio bate e volta

9. Areia Branca vai te encantar

10. Visite o Parque Aquático do Hotel Thermas

Mossoró é uma cidade curiosa. Há sítios arqueológicos por perto e até fontes de águas termais. Por falar nisso, não deixe de visitar o post sobre os destinos com águas termais no Brasil, para viajar e relaxar.