Por Ana Beatriz Cardo
Atualizado em 17.03.23
Conhecida como o destino mais romântico da Grécia, a ilha de Santorini é de fato um lugar que todos deveriam ir conhecer ao menos uma vez na vida. Com casinhas pintadas de branco e azul, as cores da bandeira grega, o local é supercharmoso e oferece paisagens encantadoras, já que está cercado por águas azuis cristalinas. Confira 15 motivos que te mostrarão que essa pequena ilha é o destino perfeito para viagens em casal.
Publicidade
Com 73 km² de área, a ilha de Santorini é um dos cantos de um vulcão – ainda ativo – e se originou e assumiu sua forma atual depois de uma de suas maiores erupções, que aconteceu em 1680 a.C.
Os grandes destaques são as casinhas brancas com telhados azuis localizadas nos penhascos em Oía, além de suas paisagens surpreendentes e românticas (perfeitas para um momento a dois).
Para se apaixonar em um cenário paradisíaco, não deixe de subir no mirante do Castelo Antigo, localizado em Oía, onde você encontra ruínas de uma fortaleza com vista privilegiada para o espetáculo da natureza. São 250 degraus que com certeza vão valer a pena no final!
O pôr do sol de Santorini é um dos mais famosos e prestigiados do mundo, considerado mágico, imperdível e inesquecível, simplesmente aquela boa recordação para guardar para o resto da vida. Quando estiver em Oía, aprecie esse momento especial acompanhado de um bom vinho local.
Fira (ou Thira) é a capital da ilha e centro de tudo que você for fazer por lá, com boas opções de restaurantes, bares, baladas, mercados e lojas. Para caminhar por suas ruas, será necessário bastante força nas pernas e disposição, já que são verdadeiros labirintos ligados por rampas e escadarias, onde você pode se perder sem medo e desbravar cada cantinho dessa ilha tão maravilhosa.
Para ter uma vista ainda melhor do Mar Egeu, onde está localizada a ilha, suba até o ponto mais alto de Fira, onde além das casinhas características gregas, você encontrará um cenário de brilhar os olhos. Na hora do pôr do sol, o mar fica ainda mais apaixonante, com tom azul celeste ao fundo. Imperdível!
Para quem pretende viajar para este paraíso porém precisa dar uma segurada nos gastos, a melhor alternativa é se hospedar em Fira, já que Oía é considerada a parte mais famosa da ilha com os hotéis mais sofisticados, que a tornam uma região bem mais cara.
Além de todas as maravilhas que Santorini oferece, saiba que lá você também pode fazer a festa na hora das compras, pois em Fira você encontra a maior concentração de comércios do local, com variadas opções de lojas de artesanatos, joalherias e roupas em geral.
Publicidade
Para ir até o Porto Velho, você tem duas opções: utilizar o famoso teleférico ou, se preferir, fazer o caminho montado no lombo de burrinhos, um clássico dos clássicos em Santorini.
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum os cruzeiros incluírem a tão admirada ilha em seus roteiros, onde grupos de pessoas lotam as ruas estreitas para aproveitar cada segundo no local.
Se estiver com ideia de fazer alguma atividade, como mergulho por exemplo, não deixe de informar a agência sobre a data e hora de sua chegada, assim como a hora da partida do navio, para assim reservar o seu horário com antecedência e não correr o risco de perder o programa.
A baía de Amoudi é simplesmente encantadora: um dos cantos mais tranquilos e mágicos da ilha, onde você pensa até que está dentro de um filme com cenas paradisíacas. Além do lindo mar azul com águas cristalinas, onde você pode nadar a vontade, o local oferece ótimos restaurantes que vendem frutos do mar fresquinhos.
Uma das praias mais interessantes para conhecer em Santorini é a Red Beach localizada aos pés de uma encosta ao sul da ilha, famosa por suas águas verdes e areias pretas com nuances avermelhadas. A composição de cores neste cenário dá a impressão de que você está em Marte, principalmente devido às falésias de cor vermelha ao seu redor.
Na ilha de Santorini você encontra muitos paredões, recifes e cavernas onde se pode fazer mergulhos e claro, também na famosa Caldeira do Vulcão. São diversas opções de profundidade para agradar qualquer mergulhador, tanto os iniciantes como os profissionais.
Após a explosão do vulcão, se formou um enorme lago com águas salgadas, onde se localiza no centro a ilha de Nea Kameni, extremidade superior do cone ainda ativo no vulcão. É possível pegar um dos cruzeiros diários que saem de Santorini para visitar o local e também se aventurar e escalar o vulcão em apenas 30 minutos.
Para os amantes de vinho, saiba que no rico solo vulcânico de Santorini são cultivadas mais de 36 variedades de uvas, que produzem vinhos deliciosos. Além disso, a ilha conta com um museu do vinho exclusivo, localizado a 8 metros de profundidade, com túneis que mostram a história da produção da bebida em Santorini.
Para os adeptos ao nudismo, a praia de Vlichada é o local onde os moradores locais e turistas relaxam, tomam um sol e curtem o dia completamente sem roupas.
Publicidade