Por Pablo Mingoti
Atualizado em 26.05.23
Uma torre em formato de olho é a construção que mais chama a atenção no Museu Oscar Niemeyer (MON), também chamado de Museu do Olho. A atração de Curitiba tem 35 mil metros quadrados de área construída e 14 mil obras divididas em exposições permanentes ou temporárias. Confira um guia completo desse ponto turístico construído pelo arquiteto que projetou Brasília.
Publicidade
Se você pensava que o Museu Oscar Niemeyer fica em Brasília, estava enganado(a). A atração localiza-se em Curitiba, no Paraná, na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. O ponto turístico está a 4 km do centro histórico e do Largo da Ordem e a 5 km do Parque Tanguá e do Jardim Botânico. Confira abaixo uma vista do exterior da obra:
O ônibus é a melhor maneira de chegar se você não estiver de carro. O museu faz parte da Linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba. Você pode comprar uma cartela com 5 tickets, o que dá direito a 4 embarques, e os horários de saída estão disponíveis no site oficial. Lembrando que Curitiba é referência nacional no transporte público e o ônibus da Linha Turismo é de dois andares – uma atração à parte.
Com certeza, esse é um dos museus em Curitiba para colocar no seu roteiro pela capital paranaense. Confira uma lista de dicas importantes para saber antes de planejar seu passeio:
O que está esperando? Compre o ingresso na bilheteria ou on-line e visite esse famoso e imperdível ponto turístico em Curitiba.
O prédio onde hoje é o Museu Oscar Niemeyer (MON) ou Museu do Olho foi projetado em 1967 para ser sede do Instituto de Educação do Paraná. O espaço se transformou em um museu de arte apenas em novembro de 2002, após 2 anos de negociação, mas o nome do ponto turístico deveria ser Novo Museu. A mudança da obra para o modo como os visitantes a conhecem hoje em dia só foi acontecer depois da construção da torre, que tem o formato de um olho.
Publicidade
O MON ou Museu do Olho possui um prédio principal dividido em térreo, primeiro piso e subsolo, além da famosa Torre do Olho. São cerca de 12 salas com exposições permanentes e temporárias. Confira o que fazer no Museu Oscar Niemeyer.
O mais indicado é começar pelo subsolo, pois é lá que estão as principais exposições permanentes do museu. O Espaço Niemeyer é um deles e está em funcionamento desde 2002. O visitante pode ver obras e maquetes que contam a história do arquiteto que projetou Brasília e esse museu de Curitiba, que não pode faltar no seu roteiro.
É também no subsolo que estão 18 esculturas permanentes do museu. As peças foram produzidas por artistas de diferentes estilos e ficam em um vão ao ar livre. Além disso, os visitantes podem tocar nelas e há legendas em braile.
Ainda no subsolo, pegue um túnel que leva até uma torre com formato de olho e que dá o nome ao museu. A fachada – ou seja, a vista pelo lado de fora – é muito mais bonita e ideal para fotos, mas o interior guarda salas de exposição e o Espaço do Visitante. É na Torre que fica a exposição “Poty, entre dois mundos”, com peças do artista Poty Lazzarotto.
No primeiro piso, conhecido como Salão Principal, estão 9 salas expositivas, e uma delas guarda essa mostra que conta com 3 mil obras de arte asiáticas. O visitante pode aprender mais sobre o período do colonialismo desse continente que guarda grandes histórias. Há esculturas, vasos e pinturas pelo espaço, que fica na sala 5.
A sala 4 apresenta essa exposição com 1700 obras de arte africana. Máscaras, cabeças de bronze, objetos do cotidiano, instrumentos musicais e bustos são apenas algumas das peças encontradas pelo espaço. Aliás, todas foram doadas por Ivani e Jorge Yunes, donos de coleções de artes.
Caminhe pelos jardins do Museu Oscar Niemeyer para visitar esse espaço inédito. A administração criou o projeto MON sem paredes, que consiste em esculturas do lado externo do prédio. É o ponto ideal para fechar o passeio com chave de ouro.
Já é comum uma atração turística estar acompanhada de uma lojinha para incentivar compras de lembrancinhas. Por lá, procure livros de arte e peças decorativas antes de deixar o Museu Oscar Niemeyer. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h.
Bebidas quentes ou geladas, além de doces e salgados, são servidas nesse café que fica do lado da bilheteria. O legal é que não é preciso de ingresso para acessar o local. Escolha uma mesa externa e aproveite para relaxar antes de terminar o passeio. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 19h. Confira o menu e já vá pensando no cardápio.
Publicidade
Pertinho do Museu Oscar Niemeyer, fica esse Bosque que é um dos pontos turísticos interessantes para visitar em Curitiba. A localização é na Rua Euclides Bandeira, e o diferencial é que o parque oferece aos visitantes a experiência de estar em uma antiga aldeia.
A inauguração foi em 1980 e as casas da Polônia dão um toque final ao espaço. O nome do bosque não é por acaso: o Papa João Paulo II visitou o espaço e a casa onde ele entrou se transformou em uma capela. Lá, fica uma imagem de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia.
A dica final é prestar atenção às exposições. Como a maioria delas é temporária, é possível encontrar modificações no dia de seu passeio. Visite o site oficial para saber as mostras que estão em funcionamento no momento.
Um museu de arquitetura, arte e design sempre rende ótimas sequências de fotos para as redes sociais, e o Museu Oscar Niemeyer não poderia ser diferente. Confira imagens que vão te convencer a colocá-lo em seu roteiro por Curitiba!
O Museu Oscar Niemeyer é ou não um ponto turístico imperdível para conhecer em Curitiba? Você também pode descobrir mais lugares lindos no Brasil, incluindo paisagens naturais magníficas e obras construídas por mãos humanas.