Por Sheila Almendros
Atualizado em 24.10.22
Nagoya é um destino que pode abranger dois mundos distintos: de um lado, uma agitada região, parecida com a famosa Tóquio; de outro, características culturais marcantes, assim como Kyoto. Conheça as principais atrações da cidade, informações importantes para a sua comodidade durante os seus passeios, e fotos que irão te surpreender e aumentar a sua vontade de viajar!
Publicidade
Situada a leste de Tóquio (a 350 km), e a oeste de Kyoto (128 km de distância), Nagoya é a capital da província de Aichi, e o quarto centro urbano mais populoso do país, com cerca de 2 milhões de habitantes. Seu centro econômico é agitado pela indústria automobilística e também por seus portos, um dos maiores da região, tornando-se a terceira cidade mais rica do Japão.
Saiba como chegar em Nagoya partindo do Brasil ou de outras cidades japonesas:
Independentemente do transporte que escolher, uma coisa é certa: o trajeto até Nagoya já será uma experiência inesquecível!
O clima de Nagoya é subtropical úmido, sem restrições de épocas para as chuvas. Porém, as tempestades ocorrem mais durante o verão, quando os termômetros chegam a marca de até 30 graus. O período com maior fluxo de turistas é durante a primavera (de março a junho), época em que as cerejeiras florescem, deixando a paisagem encantadora.
Tome nota das principais atividades turísticas de Nagoya que merecem entrar em seu roteiro:
Publicidade
O Castelo de Nagoya é o principal cartão postal da cidade, construído em 1525, e servindo de moradia ao filho de Tokugawa Ieyasu a partir de 1610. Durante a Segunda Guerra Mundial, um incêndio destruiu quase por completo toda a estrutura interna e adornos do edifício, sendo restaurando somente em 1959. Aproveite para conhecer essa histórica construção e as obras de arte que foram salvas do incêndio a qualquer dia, das 9h às 16h30.
Localizado no interior de um bosque, o Santuário de Atsuta é um templo xintoísta tradicional, que ficou conhecido depois que o samurai Oda Nobunaga procurou o local para fazer a oração da vitória antes da batalha de Okehazama. Aos finais de semana e feriados, há a disposição dos turistas guias voluntários que contam histórias interessantes sobre a espada de Kusanagi e a Cerca de Nobunaga, doada pelo ilustre visitante citado.
A antiga antena de TV analógica da cidade oferece uma vista panorâmica incrível de Nagoya, e você pode apreciá-la nas duas plataformas de observação que ficam em seu interior, juntamente com o restaurante e uma galeria. O horário mais disputado pelos turistas é durante o pôr do sol, mas a visita vale a pena a qualquer momento. A atração fica aberta todos os dias, das 10h às 19h.
Inaugurado em 1992, o Aquário de Nagoya fica no porto da cidade, e possui cerca de 500 espécies de criaturas marinhas, além de um museu que abriga uma coleção de mais de 500 mil artigos dessa temática. Há diversas atrações imersivas, que ensinam adultos e crianças sobre a vida dos animais. Os ingressos variam entre JPY 500 a 2000 e a atração funciona todos os dias, das 9h às 17h (em julho e agosto o funcionamento vai até às 20h).
A Toyota é uma das inúmeras empresas da indústria automobilística que possui sede em Nagoya, e claro que não podia faltar por lá um museu que contasse a história de uma das principais e mais famosas marcas japonesas desse setor. O acervo do museu conta com mais de 160 veículos de diferentes épocas e nacionalidades, narrando a história do automóvel desde a sua concepção.
Osu Kannon é um templo budista, eleito como um dos três locais sagrados da divindade da misericórdia do Japão. Além de conhecer um pouco mais sobre a cultura oriental, o turista ainda poderá ver de perto a Estátua de Hotei e a Biblioteca Shinpukuji com seus velhos manuscritos. O local fica aberto todos os dias, das 6h às 19h, com entrada gratuita.
Passear por Nagoya é fazer uma imersão à cultura japonesa de uma forma única!
Diferente de outras cidades japonesas da rota turística, a gastronomia de Nagoya é conhecida por ser mais caseira e saudável, mas que ainda oferece uma experiência diferenciada. Os pratos mais conhecidos por lá são o goheimochi, um grelhado feito de mochi com calda doce de missô vermelho, o miso-katsu, uma carne de porco empanada servida com salada de repolho e arroz, o tenmusu, um onigiri recheado com tempura de camarão, entre outras especialidades.
Para conhecer todas essas especialidades, você terá que escolher bastante entre as inúmeras opções espalhadas pela cidade (e acredite, são muitas mesmo!). O Atsuta Horaiken Matsuzakaya é uma opção sofisticada para quem deseja ter um jantar mais caprichado, e que não abre mão de um rápido e bom atendimento. Já no Miyakishimen Jingu é possível experimentar os famosos lamens no almoço ou brunch. E para quem procura por uma refeição baratinha, o Sumiyoshi JR, na Station Shinkansen Down Line Platform pode ser incluído na lista a qualquer dia de sua viagem.
Publicidade
Conheça um pouco mais do que Nagoya te reserva, dessa vez com imagens ainda mais caprichadas desse destino asiático:
Além de Nagoya, você também poderá incluir outras cidades japonesas em seu roteiro, como Tóquio e Osaka. Assim, sua viagem ficará ainda mais completa.