Por Vanessa Herrmann
Atualizado em 23.09.22
Nápoles é a terceira maior cidade da Itália, ficando atrás apenas de Roma e Milão. Ela está situada no sul do país e conta ao mesmo tempo com belezas naturais e agitação. Você pode se apaixonar pelas vielas da parte histórica, a cor azul do Mar Tirreno, as ruínas do Vesúvio e até mesmo pelo centro movimentado e cheio de cafeterias.
Além de tudo isso que foi citado ali em cima, você ainda pode conferir uma grande quantidade de obras arquitetônicas que vão de teletransportar para o passado, como os castelos, as igrejas e outras construções incríveis.
Outro ponto que chama bastante atenção para a cidade é a sua gastronomia, sendo a pizza de lá uma das mais famosas da Itália.
Publicidade
Nápoles é uma cidade com um clima mediterrâneo, por isso, sua temperatura é amena praticamente o ano todo, mas os meses mais agradáveis para visitar este destino são os da primavera, que vai de março a junho, e no outono, de setembro a dezembro. Esses são os períodos que contam com uma menor quantidade de chuva e dias quentes.
Já no outono e inverno, os dias ficam mais chuvosos e a temperatura mínima pode ser de até 4 °C, mas nada que te impeça de fazer uma viagem durante esse período.
Nápoles conta com seu próprio aeroporto, o Capodichino, que fica a 7 quilômetros do centro da cidade. É possível pegar um ônibus direto que faz esse trajeto.
De algumas cidades da Itália, como Roma, Sorranto, Herculano e Pompéia, você pode pegar um trem que para na Estação Napoli Centrale, ou um ônibus que para na Piazza Garibaldi. Já na Stazzione Marittima chegam ferries boats vindos de outras regiões, como Ilha de Capri, Sicília e Sardenha.
Nápoles é uma cidade que conta com atrações para diferentes tipos de turistas, já que por lá é possível conhecer belas paisagens, uma importante parte da cultura italiana, cenários incríveis e ainda se deliciar com a famosa pizza local.
O Centro Histórico de Nápoles é o local ideal para andar sem rumo e se perder pelas ruelas da cidade, que são super charmosas e ainda mostram um pouco do caos da região. Para conhecer um pouco mais sobre obras de arte, a sugestão é andar pelas igrejas, como a Capela de Sanseverano ou a Capela de Pio Monte della Misericordia.
Algumas das ruas mais famosas são a Spaccanapoli e a Via San Gregorio, essa última conta com muitas lojas que vendem presépios. Outro ponto histórico importante é a Napole Soterrana, com suas diversas galerias subterrâneas. Uma boa dica é contratar um tour para esse passeio.
O Museu Arqueológico Natural de Nápoles conta com uma grande quantidade de afrescos e outros objetos que foram recuperados de Herculano e Pompeia. Além disso, lá também é possível encontrar uma enorme coleção de objetos artísticos que fazem parte da história do país.
Essa praça é um ótimo ponto de partida para quem quer visitar diversos prédios históricos presentes em Nápoles. Isso porque em volta dela estão várias dessas construções, como, por exemplo, o Palácio Real, que atualmente é um museu, e a Basilica San Francesco di Paula.
Em Nápoles você encontrará alguns castelos. São eles: Castel dell’Ovo, o mais antigo da cidade, mas que se encontra em uma ilha no mar Tirreno. A parte mais interessante dessa visita é ver a construção rodeada pelas águas, já que seu interior não conta com muitos atrativos. O Castel Nuovo fica nos arredores da Piazza del Plebiscito e é o mais bonito deles! Ele já funcionou como residência da realeza, fortaleza e atualmente é um museu. O último, mas não menos importante, é o Castel Sant’Elmo, que fica no alto de uma colina e de lá você terá uma bela vista da cidade. O local também funciona como museu.
Nápoles é uma cidade que leva a gastronomia a sério, e conta com diversas praças com inúmeros restaurantes. Não será difícil escolher um bom lugar para comer, já que grande parte dos estabelecimentos prezam por uma boa culinária. O prato mais famoso da cidade, é a pizza, claro. Mas também é possível se deliciar com outros preparos famosos italianos.
Publicidade
O vulcão Vesúvio está inativo, porém ele foi responsável pela destruição de duas cidades italianas: Pompeia e Herculano. Para chegar até lá você pode pegar um ônibus, que sai diretamente com esse destino. Além disso, o vulcão fica dentro de um parque nacional, então, é possível fazer trilhas para chegar até o seu topo.
Nápoles conta com uma rede hoteleira bem vasta, com opções para diferentes públicos e gostos. Vale lembrar que é interessante clicar nos links das acomodações para conferir os preços das diárias e até mesmo promoções que acontecem durante o ano.
O Grand Hotel Parkers é um hotel 5 estrelas que tem um preço muito bom em relação à sua estrutura. Ele conta com 82 quartos, terraço, spa, centro de bem-estar, entre várias outras comodidades mais comuns, como café da manhã, estacionamento e muito mais. Além disso, está localizado próximo a Villa Comunale, uma praça pública.
Esse é um hotel 4 estrelas, que conta com serviço de quarto completo, spa e um restaurante. O café da manhã do Hotel Giulia é estilo buffet e está incluso no valor da diária. Ele também conta com piscina, jardim e estacionamento gratuito.
O Grand Hotel Vesuvio é outra opção 5 estrelas que conta com piscina interna, restaurante, academia, estacionamento, café da manhã e mais outras comodidades, tudo isso em uma estrutura luxuosa e que fica próxima ao Castel dell’Ovo.
Próximo a Catedral de Nápoles, o Palazzo Salgar possui 4 estrelas, e pode ser uma excelente escolha para quem busca luxo e conforto no centro da cidade. Além de 85 quartos, o hotel ainda conta com academia, restaurante, bar, café da manhã, spa e muitas outros atrativos.
Essa é outra opção de hotel 4 estrelas em Nápoles. Localizado no Centro Histórico, o Grand Hotel Santa Lucia fica próximo a diversos pontos de interesse de turistas.
Próximo ao Castel Nuovo, o La Ciliegina Lifestyle conta com uma ótima localização e é muito elogiado pela qualidade da internet e do café da manhã. Mas outros serviços e atrativos também estão disponíveis aos hóspedes, como terraço, hidromassagem, entre outros.
Em uma estrutura luxuosa, o Starhotels Terminus ganha muitos pontos pela localização e pelo café da manhã. Os quartos são amplos, assim como os espaços comuns. Além disso, ele está localizado no centro histórico, perto de vários pontos turísticos.
Publicidade
O ambiente moderno do Romeo é reconhecido pela sua ótima atmosfera, mas também ganha bons pontos pela localização e por suas comodidades. É uma ótima pedida para quem quer mesclar luxo e modernidade em um mesmo local.
Com um preço acessível, o Grand Hotel Europa conta com um ótimo custo-benefício, já que é muito elogiado pelos seus serviços, comodidade e localização. E tudo isso sem ter que desembolsar muito dinheiro.
O Hostel of the Sun é uma opção bem econômica, mas muito bem elogiada. É um albergue que serve café da manhã, tem internet grátis, e ainda conta com ótima localização e serviço.
Nápoles é uma cidade com uma gastronomia muito variada, assim como muitas outras cidades da Itália, mas a pizza de lá, por exemplo, é famosa ao redor do mundo, por isso, não deve ser deixada de lado, assim como outros pratos que você pode saborear nos restaurantes abaixo:
O Sorbillo tem uma das pizzas mais famosas de Nápoles, por isso, é preciso chegar cedo ao local para evitar filas. A massa é fina e os ingredientes são frescos e muito deliciosos, o que faz com que o sabor seja irresistível. Além disso, o preço é justo.
Outra opção para quem quer saborear uma pizza de Nápoles, mas sem tanta fila, é a Pizzaria Starita a Materdei. Os clientes costumam dizer que os ingredientes são escolhidos a dedo, o que faz com que seja uma recompensa comer por lá. A localização é boa, o ambiente agradável e os garçons são atenciosos.
Localizado no centro histórico, o Tandem se define como o primeiro restaurante completamente dedicado ao ragu napolitano, que é a estrela dos pratos. Como o local é pequeno e a comida é gostosa, é interessante fazer uma reserva antes de aparecer por lá.
Para quem quer se deliciar com uma boa comida napolitana, a Osteria II Gobbeto tem um excelente custo-benefício. Os pratos são fartos e saborosíssimos, e o atendimento e o ambiente são bem agradáveis.
Para provar doces locais, a Patisserie Capparelli pode ser uma excelente opção de lugar para se comer. Por lá você encontrará quitutes comuns para os moradores de Nápoles, mas uma grande e saborosa novidade para nós brasileiros.
O trânsito de Nápoles é um tanto quanto caótico, e por isso alugar um carro talvez não seja uma boa ideia. Dependendo de onde você estiver hospedado, o tempo será muito melhor aproveitado se os passeios forem feitos a pé mesmo. Além disso, os meios de transporte públicos funcionam muito bem por lá, ideal para ir aos destinos mais distantes, escolhendo entre trem, metrô, ônibus, funicular ou até mesmo táxi.
Veja as maravilhas que Nápoles tem a oferecer, e enriquecer ainda mais a sua viagem:
Nápoles pode até não ser o destino mais procurado dos brasileiros na Itália, mas é uma cidade que merece atenção em uma viagem ao país, já que por lá, é possível ver belas paisagens, se deliciar com a comida local e ainda conhecer um pouco de história.