Por Pablo Mingoti
Em 25.03.23
Publicidade
Uma cidade portuária em Santa Catarina, Navegantes (SC) atrai viajantes que procuram praias, turismo religioso, restaurantes e até um passeio de ferry boat. O destino fica próximo de pontos turísticos famosos como Balneário Camboriú, Itajaí e o Parque Beto Carrero. Confira um guia completo para desembarcar agora mesmo nesse pequeno paraíso!
Navegantes é uma cidade do litoral catarinense, na Região do Vale do Itajaí. Fica a 100 km de Florianópolis e pertinho de destinos turísticos como Itajaí (4 km), Penha (27 km), Balneário Camboriú (34 km), Itapema (44 km) e Blumenau (47 km).
O aeroporto de Navegantes é a melhor maneira de chegar para quem vem longe. Para sair dele, utilize táxi, transfer privado ou o aplicativo BlaBlaCar, famoso entre os catarinenses. Também é possível alugar um carro, se quiser mais conforto.
Como há poucos voos para Navegantes, outra opçao é o aeroporto de Florianópolis. Depois, faça o trajeto de carro ou ônibus, percorrendo a famosa BR-101 para chegar ao destino final. Além disso, é possível pegar um ferry boat partindo de Itajaí com a empresa NGI Sul.
Navegantes possui comércio aberto durante o dia, mas o clima ainda é de interior. Sendo assim, não estranhe se a cidade ficar vazia à noite, principalmente fora da alta temporada. Confira outras dicas como essa para deixar sua viagem perfeita:
Por fim, sobre a balneabilidade em Navegantes, costumam existir alguns pontos impróprios para banho. Verifique no site do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o órgão ambiental do estado.
Publicidade
Atividades típicas do litoral, como a orla paralela à praia, são o ponto de encontro dos turistas. Também é comum fazer passeios bate e volta até destinos próximos. Confira onde se divertir em Navegantes (SC):
Acesse passarelas em meio às restingas para chegar até a praia mais visitada de Navegantes. A extensa faixa de areia é um convite para caminhadas ou corridas, com mar ideal para um rápido mergulho. Famílias com crianças costumam ser o público da Central e há salva-vidas espalhados por toda a orla. Por estar perto do porto, a água do mar pode não estar muito boa para banho em certas épocas do ano.
A extensão da areia é de 3 km, mas Pontal é a continuação da Praia de Navegantes e, por isso, a sensação é de que ela é muito maior. O público é mais jovem e os surfistas estão por toda parte, por conta do mar agitado. Também é comum encontrar pescadores na região.
Essa é a praia mais bonita e famosa de Navegantes e o motivo é a paisagem. Contudo, a maré alta pode impactar sua experiência, já que a faixa de areia pode sumir em algumas épocas do ano. Por causa disso e das ondas fortes, o local é destino certo de surfistas. A praia em si não tem tanta infraestrutura, mas, do outro lado da rua, existem bares e restaurantes. Há salva-vidas na alta temporada.
A praia é tranquila, para quem não gosta de movimento, e há ciclovia e calçadão com aproximadamente 12 km de extensão. O ambiente também atrai famílias com crianças, mas leve lanchinhos: não há bares e restaurantes por perto e ambulantes quase não frequentam o local.
Um molhe foi construído em 1930 com objetivo de diminuir o movimento das ondas e permitir a entrada de navios grandes. No fim da estrutura, há um farol perfeito para fotos. O caminho tem 800 m e pode ser feito de carro ou a pé.
O que fazer à noite em Navegantes pode ser a pergunta de turistas. Você não vai encontrar muito agito além dos restaurantes e barzinhos. Por falar nisso, o Top Haus é um dos mais visitados, que mistura pizzaria e choperia em um ambiente descontraído. O Quintal do Félix serve pratos deliciosos, incluindo hambúrguer.
Já o Chef Sandra Zen é para quem procura comida caseira. O Canto Grill é outro local com ótima infraestrutura e oferece pratos modernos. Por fim, o Sushi Nachos e o Sujiro Sushi são locais para quem gosta de comida japonesa.
Passeios de barcos são comuns em todo destino litorâneo e, em Navegantes, não poderia ser diferente. Já o ferry boat, além de meio de transporte, é uma atração à parte. Pedestres pagam apenas R$ 1,45 e carros, R$ 9. O trajeto curto conecta Itajaí e Navegantes, uma experiência diferente para inserir no seu roteiro.
Publicidade
A BR-470 é o principal acesso para essa gruta que tem nome em homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe e fica no bairro Pedreiras. A atração conta com um altar, uma imagem da santa e uma fonte de água mineral. O acesso é feito por uma escadaria e costuma lotar em dias de festas religiosas, quando os fiéis realizam peregrinações.
O turismo religioso fica completo nessa igreja que tem uma fachada perfeita para fotos e missas. Há um barco ao lado da estrutura que representa a tradição pesqueira da cidade, além de ser um ponto para registros. A inauguração do santuário foi em 1898.
Pegue a estrada para chegar até a parte rural de Navegantes, no bairro Escalvados e perto da cidade Luís Alves. As atrações principais são as trilhas que levam até o ponto mais alto de Navegantes (SC), com vista para cidades próximas e onde é comum ter voos de asa-delta. O trajeto é cansativo por conta da subida e leva cerca de 1h. O endereço é R. Loureci Soares da Silva, 88375-000.
Como já foi mencionado mais acima, o destino fica próximo de outras cidades turísticas. Inclusive, é comum viajantes se hospedarem em outras regiões e organizarem passeios bate e volta até Navegantes (SC).
Dezembro a março é o melhor período para visitar a cidade, pois é verão e o viajante pode aproveitar as praias e as atividades típicas do litoral. Contudo, a alta temporada possui um movimento intenso, principalmente no Ano Novo e no Carnaval.
O inverno costuma não ser perfeito para tomar banhos de mar ou sentar para descansar na areia, mas ainda é possível curtir o centrinho e as cidades próximas. Visite em abril, maio, outubro e novembro caso queira fugir da muvuca, mas saiba que a chuva pode aparecer e atrapalhar as atividades ao ar livre.
As praias com melhor infraestrutura de hospedagem são a Central e a do Gravatá. Ha opções para todo tipo de público, desde hotéis mais chiques até pousadas que oferecem um ótimo custo-benefício. Confira boas sugestões abaixo:
Seja qual for seu orçamento e o motivo de sua viagem, é possível se hospedar em Navegantes (SC) com um bom custo-benefício. Pesquise bem e escolha a opção mais adequada para o seu perfil.
A história de Navegantes (SC) data de 1658, com a formação de um povoado pertencente à região de Itajaí. A emancipação em 1962 deu um novo começo para a cidade – que, aos poucos, foi se desenvolvendo na área da pesca e do turismo. As paisagens por lá são bonitas de qualquer ângulo. Confira algumas fotos para inspirar sua viagem:
O destino é ideal para uma viagem de fim de semana ou até mesmo uma estadia prolongada para descansar a mente. Você também pode inserir Bombinhas no seu roteiro, cidade sustentável que fica a 56 km de Navegantes (SC).