Por Flávia Resende
Atualizado em 08.02.23
Está planejando viajar para a França e quer conhecer algo além dos destinos mais comuns? A Normandia pode ser uma ótima escolha! A região é ideal para uma viagem em família, com suas várias praias e monumentos históricos.
Publicidade
A seguir, listamos as principais cidades e atrações da Normandia e contamos também algumas curiosidades culturais e históricas da região. Para aumentar ainda mais sua vontade de viajar, selecionamos também vídeos para você conhecer as maravilhas da Normandia. Vamos lá?
A Normandia fica na Europa, no noroeste da França, e se divide em cinco condados: Calvados, Manche, Orne, Eure e Sena-Marítimo.
Primeiramente, a região foi ocupada pelos celtas. Depois, na época de Júlio César, foi invadida pelos romanos. Anos depois foi a vez dos normandos (povos nórdicos também chamados de vikings) invadirem a região, que já pertenceu à Inglaterra. O nome Normandia é uma homenagem aos soldados normandos.
A região tem 350 km de costa e lindas paisagens, que oferecem várias atrações históricas e culturais como as Praias do Dia D e o Monte Saint-Michel. Vamos conhecer mais atrações?
O vilarejo medieval Monte Saint-Michel é um dos lugares mais visitados da França e recebe cerca de 2,5 milhões de visitantes anualmente. O local parece estar pairando sobre a água durante a maré alta. Durante a maré baixa, o visual também é interessante, pois a cidadela fica cercada de areia e permite que os visitantes caminhem por lá com a ajuda de um guia profissional. Quando acontecem as super marés, a ilha fica totalmente isolada do continente.
A casa onde Claude Monet morou fica na pequena vila de Giverny. Foi lá que ele pintou uma de suas grandes obras de arte: Jardim em Sainte-Adresse, pintura composta por um jardim e uma paisagem marítima.
Publicidade
O jardim é dividido em duas partes: os jardins de flores dispostos em bordas temáticas em frente à casa onde ele morou e os jardins aquáticos construídos do outro lado da casa. Durante a primavera, o verão e o outono, os jardins ficam todos floridos.
No dia 6 de junho de 1944, chamado de Dia D, os desembarques aliados nas praias da Normandia – Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword – marcaram o início de uma longa campanha para libertar o noroeste da Europa da ocupação nazista. Em cada um dos locais onde as tropas desembarcaram e ao longo de toda a costa há vários memoriais, museus e monumentos para os soldados que lutaram e morreram. É um passeio cultural que vale a pena fazer!
A Catedral de Nossa Senhora de Ruão ou Catedral de Notre-Dame de Ruão é uma catedral católica construída em estilo gótico no ano de 396 pelo bispo Victricius. Um dos destaques no interior da catedral são os vitrais que retratam o Cristo Crucificado (restaurado após os danos que a catedral sofreu durante a Segunda Guerra Mundial) e colunas de pedra maciças encimadas por alguns rostos esculpidos.
Bayeux tem muitos museus e memoriais que descrevem a conquista normanda da Inglaterra e restos da Segunda Guerra Mundial. Algumas sugestões para visitar são: Praia de Omaha, Catedral de Bayeux, Conservatório de la Dentelle, Tapeçaria de Bayeux, Jardim Público de Bayeux e o Museu Memorial da Batalha da Normandia.
O Château Gaillard foi construído entre 1197 e 1198 com as superfícies das paredes revestidas de forma regular, alternando pedras brancas e cinzas. Infelizmente, após ser abandonada, a construção perdeu os revestimentos das paredes, que foram removidos pelos locais para serem reutilizados nas casas próximas. De qualquer forma, é um cenário que vale a visita!
A construção da ponte localizada próximo a Le Havre e inaugurada em 1995 impressiona. A maior ponte estaiada do mundo atravessa o rio Senna a uma altura de 50 metros, tem um total de 2.141 metros de comprimento e um vão de 856 metros.
Fundado em 1988, o memorial que celebra a paz é considerado o melhor museu da Segunda Guerra Mundial na França. O espaço conta com uma grande livraria, área de recreação infantil, biblioteca e café. Entre as principais exibições estão apresentações de vídeo do Dia D, uma homenagem ao Holocausto, modelos de bunkers e campos de batalha e artefatos da resistência francesa.
Localizado sob a grande abóbada da antiga Estação Marítima Transatlântica, no terminal de cruzeiros de Cherbourg, o museu marítimo tem uma grande variedade de animais marinhos distribuídos por 17 aquários e 18 espaços temáticos interativos.
Uma das várias experiências que o local proporciona é reviver as últimas horas do Titanic em uma área cuja decoração mostra as três fases do desastre com o navio: a travessia, a colisão e o naufrágio. Depois, o visitante pode compartilhar um mergulho virtual no fundo do mar e visitar o submarino Le Redoutable de 8.000 toneladas. C
Publicidade
A Abadia dos Homens e a Abadia das Mulheres são dois edifícios religiosos fundados por Guilherme, o Conquistador, em 1063, em Caen. A tumba de Guilherme, o Conquistador, está no coro da igreja da abadia. Além disso, os visitantes podem passear pelo claustro, pela grande escadaria e quartos lambris
decorados com pinturas.
Não há outro lugar na França – ou mesmo no mundo – como a Normandia. Com sua rica história, paisagens únicas e muitas coisas para ver e fazer, a Normandia agrada a todos os perfis de turistas.
Na Normandia o transporte pode ser feito por carro, trem, ônibus e balsa. A Normandia é conectada com o resto da França e da Europa por um bom sistema rodoviário e ferroviário, e com a Inglaterra e Irlanda via mar.
Assim como a maioria da França, o sistema de transporte na Normandia é bem escasso, funcionando dentro das cidades e não entre as mesmas. As linhas de trem atendem somente às principais cidades. A maior parte da área rural, aldeias, jardins e castelos são inacessíveis sem transporte pessoal.
Na maioria dos casos, as passagens para uma única viagem podem ser compradas no momento do embarque no ônibus. Passagens em maior quantidade podem se compradas dentro do ônibus, no entanto algumas empresas vendem apenas em lojas ou escritórios próprios.
Praticamente todas as estações de trem das grandes cidades têm lojas de aluguel de carros. A melhor delas para alugar um carro é a de Caen, onde tem um bom serviço de ida e volta de Paris, e fica próximo às praias do Dia D e de Bayeux.
Para viajar pela Normandia, então, a dica é alugar um carro e também ter na bolsa folhetos com horários de trens e ônibus. Usar meios de transporte diferentes é a melhor maneira de se locomover pela região que tem algumas limitações de transporte público. As estradas são bem conservadas, bem sinalizadas e com placas em inglês e em francês.
Conheça fatos curiosos sobre a região da Normandia para viajar sabendo algumas informações importantes sobre o local:
Essas são apenas algumas curiosidades sobre a Normandia, que tem vários outros fatos curiosos para os visitantes descobrirem enquanto exploram a região.
Está pensando em viajar para a Normandia, mas ainda está em dúvida sobre o que vai encontrar por lá? Separamos para você alguns vídeos que mostram as belezas da região.
O vídeo mostra um dos destinos mais visitados da Normandia: o Monte Saint-Michel. Assista e entenda porque essa atração não pode faltar no seu roteiro!
No vídeo, conhecemos algumas das principais atrações da Normandia como o Monte Saint-Michel, as praias de Utah e Omaha e Bayeux.
Além das principais atrações da Normandia, o vídeo apresenta dicas imperdíveis para quem quer estender a viagem para outras regiões da França. Prepare-se também para descobrir curiosidades históricas.
É fácil entender por que muitos artistas impressionistas se reuniram na região para buscar inspiração para suas obras, não é mesmo?
Confira fotos de outras cidades da Normandia como Étretat, Honfleur, Deauville, Trouville, Colleville-Sur-Mer e muito mais.
Com suas praias, castelos e abadias por toda parte, a Normandia é uma região com estruturas arquitetônicas únicas que contrastam o antigo e o novo. Visitar a região é embarcar em uma jornada histórica!