Por Bruno Mendes
A Noruega é a terra dos Fiordes, das exuberantes montanhas verdes e do bacalhau, e também é o país com a melhor qualidade de vida do planeta, repleto de museus, igrejas, óperas e praças centenárias. Resumindo: há atrações para todos os gostos no célebre atrativo do velho continente.
Publicidade
Da impecável área urbana aos surpreendentes lares naturais, o país nórdico com 5 milhões e 233 mil habitantes tem todos os atributos para fazer da sua viagem um acontecimento inesquecível. Confira algumas curiosidades e dicas de locais que poderão ser conhecidos por lá. Aproveite!
Veja a seguir quais são as opções imperdíveis para incluir em seu roteiro:
Situada na capital Oslo, o Parque Vigeland é um dos atrativos mais famosos da Noruega e encanta apreciadores da natureza e de obras de arte. Na área verde existem 212 estátuas de bronze, prata e ferro fundido, elaboradas pelo escultor Gustav Vigeland.
Como a entrada no parque é gratuita, vale tirar um dia ou uma parte dele para observar as obras, registrar muitas fotos e, é claro, aproveitar a atmosfera impecável do local.
A construção da fortaleza de Akershus teve início em 1299 e fim em 1300, em Oslo. Como muitas construções do tipo, serviu como defesa aos ataques sofridos ao longo dos séculos.
É viável fazer visita guiada por dentro da fortaleza e conhecer a história do lugar, que também realiza festas públicas, shows e cerimônias. Passeio imperdível para obter importante conhecimento histórico sobre o país.
Conhecida como Pulpit Rock (talvez seja até mais fácil de pronunciar), a Preikestolen é uma falésia situada a 600 metros acima do nível do mar. O visual do topo é um dos mais espetaculares do mundo e não existe nenhuma espécie de grade para proteger as pessoas. A ordem é admirar, imergir naquele ambiente e ter cuidado!
A capital norueguesa é perfeita para você aproveitar as atrações culturais e caminhar por ruas limpas, arborizadas e com todas as características de um lugar moderno, organizado e com múltiplas opções.
Publicidade
Em Oslo é possível caminhar pela floresta e logo assistir a um concerto musical, e ainda finalizar o dia fazendo comprinhas e até jantando um delicioso bacalhau com acompanhamento ao seu gosto.
Fiordes são vales contornados por montanhas e inundados pelo mar. Há muitos exemplares da formação natural na Noruega e este da foto é o fiorde de Geiranger.
A distância entre as cidades Myrdal e Flåmsbana é de 330 quilômetros, e o deslocamento de trem de um ponto ao outro permite ao visitante a apreciação de vistas impecáveis: montanhas, casebres no meio “do nada”, áreas verdes completamente preservadas, fiordes e o contato com as nuvens em Finse, pois a altitude é de 1.222 metros. Não deixe de incluir essa atração na sua lista, certo?
A câmera municipal de Oslo é um espaço da política e valioso ponto turístico da capital norueguesa. Da manhã à tarde, por exemplo, há visitas guiadas onde são apresentadas a história da construção e relevantes informações sobre arte.
O vilarejo de Flam entra no grupo daqueles lugares que de tão belos parecem irreais, mas o paraíso existe e fica no fiorde Aurlandsfjord, em margens mais, digamos assim, isoladas.
Perfeito para fazer caminhadas e andar de bicicletas, o local dispõe de excelentes opções de hospedagens e bons restaurantes. Em outras palavras: há o charme de “lugar isolado” e “longe de tudo”, mas a infraestrutura dos recantos mais preparados para o turismo.
Localizada nas proximidades do fiorde de Luster, a Igreja de Urnes recebeu em 1979 o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco, mas a história de sua construção vem de muito antes. Na verdade, a igrejinha foi erguida em 1130 e era privada, atendia a uma família muito rica da região.
A Cachoeira Voringsfossen certamente é a mais conhecida da Noruega e a mais alta: são 182 metros de queda d’água. Por perto, o visitante encantado pela natureza poderá observar o Cânion Mabodalen e toda a beleza da área verde no entorno.
Nas montanhas existem mirantes que permitem a observação segura e impecável do espetáculo das águas.
Publicidade
Tromso é uma cidade moderna, organizada com vida noturna agitada e congrega toda a organização urbana que também pode ser observado nos demais núcleos noruegueses. Mas apesar de todos os predicados, é nesta cidade que a aurora boreal é a principal atração.
Qual os melhores meses para observá-la? Na cidade que fica a 350 quilômetros do Círculo Polar Ártico, o fenômeno natural surge com mais frequência de setembro até março.
A Karl Johans Gate é a rua mais importante de Oslo e segue da estação ferroviária ao Palácio Real. Eis aquela via que o viajante vai gostar de passar, pois circula muita gente, e ainda tem várias lojinhas, bares, restaurantes e todo o mais.
Turismo com aventura? A boa é conhecer Trolltunga, uma pedra com características que mais parecem com uma língua esticada, que dá para um precipício de 700 metros de altura.
A trilha de ida e volta tem 22 quilômetros e conta com subidas e descidas que exigem preparo físico. Mas olha só essa imagem: nem precisa dizer que mandar ver nos exercícios físicos antes da trip será uma ideia e tanto.
Situada em Trondheim, a catedral de Nidaros foi construída no século XII é a igreja de maior relevância na Noruega, afinal foi sede da primeira arquidiocese do país dos bispos luteranos de Trondheim desde o período da Reforma Protestante.
Situado no final da Rua Karl Johans Gate, o Palácio de Oslo é a residência oficial da família real da noruega. Construído entre 1823 e 1845, o local não apresenta elementos de requinte e sofisticação em termos arquitetônicos, muito pelo contrário, a fachada é até simples. De todo modo, a imponência e a grandeza histórica fazem o passeio merecer destaque.
Viu como dá para fazer muitas atividades diferentes na Noruega? O país dos fiordes e da qualidade de vida merece ser descoberto por todos os tipos de turistas. Inclua estas dicas do Viajali e a sua viagem será ainda mais especial. Pode confiar!