Por Sheila Almendros
Atualizado em 11.07.22
Nova Venécia é uma das joias do Espírito Santo, com suas paisagens montanhosas perfeitas para fazer uma viagem toda trabalhada no ecoturismo e em atividades ao ar livre. Apesar de pequeno, esse destino tem se destacado cada vez mais na rota turística da região Sudeste brasileira. Abaixo, você conhecerá todos os motivos que fazem do município um verdadeiro encanto:
Publicidade
Nova Venécia pertence ao estado do Espírito Santo e fica a 247 km de distância de Vitória, localizada à meia distância das divisas com Minas Gerais e Bahia. A viagem dura em torno de 3h30, seguindo pela BR 101 e partindo da capital capixaba. É só seguir as placas sentido noroeste na R. Chapot Presvot em direção à Av. Rio Branco.
Até 1870, Nova Venécia era habitada somente pelos índios Aimorés. Anos depois, começaram a povoar a cidade os cearenses que fugiam da seca e também os imigrantes italianos – todos trabalhando nas zonas rurais da cidade.
Nova Venécia é conhecida como capital do granito e sua economia é baseada no extrativismo mineral de rochas ornamentais e na agricultura. O material também movimenta o turismo da região, pois inúmeros visitantes vão até a cidade para conhecer mais de perto as famosas rochas preservadas da cidade.
Confira as principais atividades e atrações que não podem faltar em seu roteiro durante a sua viagem a Nova Venécia:
Pioneira no cultivo de café na região, a Fazenda Santa Rita oferece hospedagem e gastronomia típica da zona rural capixaba. Há ainda um pequeno museu – com acervo formado por objetos do Barão de Aimorés, o desbravador da cidade -, trilhas na mata preservada, cachoeiras, riachos e piscinas naturais, além da vista incrível do entorno. As visitas podem ser realizadas somente com reserva antecipada.
A trilha de quase 1 km fica na Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante, com destino a uma das árvores mais antigas da região – a Gameleira. Com mais de 100 anos, sua altura atinge aproximadamente 15 m e as raízes ultrapassam 1,80 m de altura. No entorno, há diversos cacaueiros, e a região foi denominada como santuário há muitos anos, depois que a aparição de uma santa foi relatada na cidade.
Publicidade
O ponto mais alto de Nova Venécia tem 964 metros de altitude, e chegar até o seu topo requer determinação, paciência e uma certa habilidade para escalaminhada (há trechos que exigem o auxílio de cordas). Para quem deseja só registrar os melhores ângulos da Pedra da Fortaleza, basta avistá-la de diversos pontos da estrada de Guararema.
A Pedra do Elefante é o principal símbolo de Nova Venécia, e a exploração de granito nessa região foi proibida para mantê-la devidamente preservada. O monumento paisagístico possui 604 metros de altura e foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Por lá, você poderá curtir uma caminhada, fazer trekking, escaladas, enduros, trilhas ecológicas, entre outras atividades promovidas para turistas.
Com arquitetura bastante representativa dos imigrantes italianos da cidade, a Casa de Pedra do Perletti é um dos últimos imóveis remanescentes da cidade. O edifício tombado em 1999 abriga diversas exposições e eventos culturais, como lançamentos de livros, mostras de arte, fóruns e seminários, além da exposição fotográfica permanente que narra a história de Nova Venécia.
Cricaré, que é o segundo maior rio do Espírito Santo, banha a cidade de Nova Venécia e mais 7 municípios, fazendo um belo casamento entre as águas, a cidade e as montanhas. Seu percurso acompanha desde a região rural da cidade até o centro, oferecendo dois cenários distintos para quem deseja registrá-lo em suas formas mais fotogênicas.
A Escadaria Jamilli Daher Rocha, construída em 1957, liga a Av. Vitória à R. Eurico Salles, no centro da cidade, e oferece um visual único para quem passa por ali. Seu estilo vintage, com um pequeno mirante na parte central dividindo os degraus para a direita e esquerda, rende muitas fotos de turistas – principalmente jovens em busca de um clique perfeito durante a viagem.
Aproveite a sua estadia em Nova Venécia não só para conhecer os atrativos da cidade, mas também para relaxar diante de suas paisagens naturais, praticar a pesca – como muitos moradores das redondezas – e voltar para casa com muitas histórias para contar.
Tome nota das informações a seguir, para que sua viagem a Nova Venécia seja recompensadora:
Anotou todas as dicas? Agora, é só programar a sua viagem e curtir o melhor que Nova Venécia tem a oferecer!
Abaixo, confira as opções de hospedagens oferecidas em Nova Venécia para que sua viagem seja perfeita:
Publicidade
As hospedagens em Nova Venécia são simples, porém oferecem um custo-benefício na medida certa!
Confira os registros mais icônicos de Nova Venécia, clicados por quem já passou pela cidade e saiu apaixonado por esse destino encantador:
Depois de apreciar este roteiro de Nova Venécia, que tal conhecer também os encantos da Pedra Azul? Esse é outro destino incrível no Espírito Santo que você vai adorar visitar!