Por Flávia Resende
Atualizado em 02.08.22
João Pessoa, capital da Paraíba, ainda é uma cidade litorânea pouco explorada. Mas quem a conhece quer sempre voltar. Além de belas praias, a cidade tem a oferecer cultura, uma boa gastronomia, pessoas hospitaleiras e acesso fácil a outros destinos no estado.
Publicidade
Se você quer visitar a cidade, mas ainda não sabe o que fazer em João Pessoa, te demos uma mãozinha e listamos alguns lugares recomendados por turistas e que valem a pena conhecer na cidade paraibana.
Índice do conteúdo:
Além de praias, João Pessoa tem outras atrações que merecem ser conhecidas como as listadas a seguir.
Localizado perto do Centro Histórico de João Pessoa, o parque também é chamado de Parque da Lagoa. Além da fonte, o parque é cercado por ciclovia, palmeiras, pista de caminhada, monumentos, brinquedos e lanchonetes.
A praça, também conhecida como Pavilhão do Chá, foi construída em 1917 ao lado do Palácio da Redenção para a prática da patinação. No local havia ringue de patinação, jardins, um coreto e uma fonte. O ringue foi demolido alguns anos depois e foi construído em seu lugar o Pavilhão do Chá, em referência ao chá das 5 dos ingleses.
Fundado em 1941, o local é um espaço que agrada aos interessados por literatura. Dedicado aos escritores da Paraíba, possui o acervo da Biblioteca Álvaro de Carvalho, obras do poeta Augusto dos Anjos, entre outros.
O farol foi construído em 1972 sobre uma falésia na Praia de Cabo Branco. A torre tem formato triangular e de lá podemos ver a Ponta do Seixas, que fica a 800 metros do farol. Bem ao lado do farol há atrações interessantes como um parque ecológico, barracas de artesanato e uma espécie de mirante para ver a Ponta do Seixas.
Publicidade
Sábado e domingo pedem passeios que não sejam tão cansativos, mas que ainda assim sejam divertidos. Conheça!
O restaurante está localizado de frente para o mar com uma vista privilegiada da enseada formada pelas praias de Tambaú e Cabo Branco. Tem música ao vivo e serve almoço e jantar a preços acessíveis. Se você deseja apenas uma cerveja com petisco, é uma boa pedida também. Como está sempre cheio, recomenda-se chegar cedo para encontrar vaga no estacionamento (gratuito).
O convento e a igreja foram construídos em 1592 pelas carmelitas. As construções estão localizadas em um conjunto arquitetônico formado pelo Palácio Episcopal e a Igreja de Santa Tereza de Jesus da Ordem Terceira do Carmo. Todos os monumentos são tombados pelo Iphan.
O mercado é pequeno, mas é bem localizado – próximo ao Centro de Artesanato e da Praia de Tambaú – e oferece uma variedade de frutas e verduras frescas. É uma boa escolha para quem deseja levar para casa alimentos típicos da região. O ponto forte do mercado são as castanhas e frutas, mas também tem peças de artesanato.
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008. É um passeio interessante que pode ser enriquecido com a visita a uma exposição, por exemplo. Além disso, ainda abriga o planetário, cuja entrada também é gratuita.
Um bom lugar para descansar, o bosque oferece uma vista panorâmica do mar e do Farol de Cabo Branco. Há também quiosques que vendem lanches e uma área de piquenique, onde as crianças podem se divertir nos brinquedos infantis. O acesso ao mirante, às áreas comuns do bosque e aos animais é gratuito.
O local também tem um toque bem cultural com esculturas de artistas paraibanos, homenagens à literatura e à música e feira de artesanato.
Confira o que a vida noturna da capital da Paraíba tem a oferecer.
À noite, para se refrescar, uma das melhores pedidas são drinques acompanhados de petiscos em um ambiente bem agradável. É uma boa maneira de passar uma noite gostosa a dois ou com um grupo de amigos.
Publicidade
O Emporium 42 oferece uma noite bacana em um local bem cuidado, acolhedor, descontraído, com uma grande variedade de cervejas (regionais, internacionais e nacionais) e um bom atendimento. Além disso, há vários pratos para saborear como carnes, linguiças, peixes, hambúrgueres e porções.
O Empório Café é um ambiente para quem gosta de saborear uma boa gastronomia e curtir uma boa música. Localizado na Feirinha de Tambaú desde 1999, o café tem mesas ao ar livre, além de duas pistas (Underfloor e Second Floor), onde há saladas, sanduíches gourmet e drinks.
De fácil localização, a feirinha fica no centro da Praia de Tambaú e próxima ao Hotel Tambaú. Lá os turistas podem adquirir várias lembrancinhas, castanhas variadas, doces, licores, artigos de palha e acessórios como saída de praia, bolsas e chapéus.
Nas sextas e sábados a feira fica bem movimentada com shows gratuitos para animar a noite dos frequentadores.
A chuva não impede que o turista se divirta, pois há vários locais fechados que oferecem tanta diversão e cultura quanto as praias, bosques e praças da cidade. Confira cinco dicas a seguir.
O restaurante serve comida brasileira, sul-americana e frutos do mar. O local tem acesso para cadeirantes e não se preocupe com o bebê, pois há cadeirinhas próprias para eles.
Localizado na orla, o restaurante tem um ambiente refrescante e possui em seu cardápio pratos típicos e camarão preparados de várias maneiras, além de outros frutos do mar no rodízio. Tudo isso com um atendimento de qualidade.
O museu tem em seu acervo uma amostra de cada tipo de arte do estado da Paraíba. As peças, que não estão à venda, são feitas de vários tipos de materiais que vão desde argila a madeira e, inclusive, de algodão colorido.
O teatro foi inaugurado em 1889. Seu nome foi uma homenagem ao governador Francisco Luiz da Gama Roza e também uma forma de agradar a igreja. É o mais antigo da Paraíba e o quinto mais antigo do Brasil. No local aconteceu a sessão que trocou o nome da capital para João Pessoa, nome dado em homenagem ao governador João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 26 de julho de 1930.
No museu há exposições abertas ao público, projeções de vídeos no teto dentro de uma bolha,
artesanatos, maquete de produção de cordéis e onde podem ser vistos vários momentos da cultura popular da Paraíba.
Paraíso das compras de produtos típicos, no mercado há mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região. Outra vantagem é que o estabelecimento fica bem próximo da orla de Tambaú e pode ser encaixado entre um programa e outro.
Com lojas distribuídas em dois andares, o mercado tem bastante produtos como lembrancinhas, camisetas, roupas de praia, além de quiosques que vendem comidas típicas como bolo de rolo, doce de leite, castanhas e o curioso suspiro de rapadura. Vale a pena dar uma passada no mercado.
Se você vai viajar com seu parceiro e quer conhecer lugares mais intimistas e aconchegantes para vocês ficarem juntinhos, separamos alguns lugares pra você.
Já imaginou aguardar o início da sessão em um lugar confortável curtindo a vista para o mar junto com seu crush? Pois você pode fazer isso no Cine Espaço, no Mag Shopping. Em exibição, os últimos lançamentos e filmes mais alternativos.
A Budega tem um espaço bem intimista que propicia a proximidade dos frequentadores. Além do café com jardim, o espaço abriga uma lojinha de roupas e acessórios. É um bom lugar para passar momentos tranquilos depois de um dia visitando atrações turísticas.
Se você está em busca de um local pequeno e aconchegante, vai se sentir confortável no Cabaré Brasil. O estabelecimento conquista facilmente os clientes com sua bebida gelada, bom atendimento e preço acessível. Para animar a noite, que tal mostrar seu talento no karaokê?
Uma boa opção para quem quer relaxar e ter um contato mais próximo com a natureza, o jardim está localizado na Mata do Buraquinho, remanescente da Mata Atlântica. No local há atividades de trilha (uma começa às 8h e outra às 14h). Para participar, é obrigatório estar usando calças compridas e sapato fechado.
João Pessoa é um destino para quem gosta principalmente de praia e busca também calmaria, descanso e um lugar que não seja abarrotado de turistas.
Apesar de ser a praia mais frequentada de João Pessoa, é uma praia bem tranquila boa para relaxar em suas águas mornas e cristalinas. No domingo, fica um pouco mais movimentada, mas a maior parte dos frequentadores são moradores locais que saem de casa para curtir o dia. Se não quiser levar lanche de casa, não tem problema. Há vários bares e restaurantes com boa comida e bons preços próximos à praia.
Um bom lugar não só para nadar e tomar sol, a Praia de Cabo Branco tem uma orla com muitos bares e restaurante, além de uma ciclovia para a prática de exercícios.
A praia está localizada no bairro onde acontece grande parte dos eventos culturais da cidade. Para aproveitar os shows, consulte a agenda cultural. Assim você aproveita a praia, os restaurantes e os shows. Apesar de estar longe da agitação da cidade, a praia tem um bom policiamento e é segura.
A água da praia é morna, mas não é transparente. A orla da praia é bastante animada à tarde. É possível curtir música ao vivo nos quiosques, fazer passeios de barco, compras nas feirinhas e, se quiser virar a noite, muitos bares ficam abertos até de madrugada. É lá também que fica localizado o letreiro “Jampa”, parada obrigatória dos turistas.
Com barracas rústicas, a praia fica localizada no “ponto mais oriental do continente americano”, o que desperta a curiosidade dos turistas. Mesmo assim, é frequentada por poucas pessoas. Possui restaurantes simples, com boa comida, música ao vivo e bom preço.
Para quem gosta de caminhar e explorar novos lugares, é possível ir a pé da praia até o Mirante da Penha.
Diferente da maioria das praias de João Pessoa, a Praia do Sol é uma praia com ondas um pouco fortes. Boa para quem gosta de cortas ondas. Tem corais, recifes e areia fina batida. É delimitada pelos rios Gramame, ao sul, e Mangabeira, ao norte. Falésias contornam a praia.
Com tantas opções, você terá muito o que fazer em João Pessoa, quer você esteja viajando em busca de diversão ou descanso. Prepare um roteiro que mais se encaixa no perfil da sua viagem e tenha bons momentos em suas próximas férias!