Por Marta Stegani
Atualizado em 03.03.23
Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco, é um dos destinos mais incríveis do Nordeste. Seu mar possui uma grande quantidade de recifes, que formam as famosas piscinas naturais. As águas azuis e mornas são um convite para o descanso, mas, além disso, há muito o que fazer em Porto de Galinhas e nos arredores. Descubra passeios imperdíveis para aproveitar esse pedaço de paraíso, seja em um ou mais dias de viagem!
Publicidade
Índice do conteúdo:
A vila de Porto de Galinhas é onde tudo acontece. É lá que o turista encontra bares e restaurantes com muita comida boa e música para embalar.
Se balada é a sua praia, então você precisa conhecer o Brisa Pub, a boate queridinha de Porto de Galinhas. A casa tem estrutura moderna, variedade de drinks e programação variada, com DJ, shows de forró, sertanejo e gente animada. O local funciona apenas às sextas e sábados e vai até o dia amanhecer!
O Giroskka Bar é o point da noite de Porto de Galinhas. A casa tem localização privilegiada: de frente para o mar, além de ambiente animado, música ao vivo, bons drinks, petiscos e o simpático atendimento pernambucano. É uma experiência única observar o mar e sentir a brisa acompanhado de música boa e uma bebida do lado.
Sextou e está sem saber o que fazer? Vá para a charmosa rua coberta por sombrinhas coloridas porque lá a diversão é garantida. Todas as sextas à noite acontecem shows e apresentações culturais, tudo de graça! É uma boa opção para o esquenta ou para terminar o dia com chave de ouro.
O Beijupirá é um tradicional e premiado restaurante de Porto de Galinhas, com ambiente perfeito para um jantar especial. A casa fica a poucos passos do mar e tem decoração rústica, charmosa e arrojada, sem perder o clima praiano. O cardápio oferece pratos diferenciados, que misturam pescados e frutas locais, como o Camarulu, composto por camarão com mel de engenho e arroz com maracujá, resultando em um sabor único!
O Barcaxeira é um dos restaurantes mais famosos de Porto de Galinhas. A casa está localizada no centrinho, a menos de 50 metros da praia! As mesas por lá são disputadas! O espaço tem dois ambientes, um interno – com decoração inspirada em temas do mar – e outro externo, com música ao vivo.
No cardápio estão saladas, carnes, aves, frutos do mar, mas o sucesso são as macaxeiras gratinadas – especialmente a de carne de sol e queijo coalho – que você não pode ir embora sem experimentar.
Publicidade
O Bar do Marcão é o point de Maracaípe e o ponto de encontro dos surfistas que pegam as bravas ondas da região. O bar é uma espécie de quiosque que fica de frente para mar, onde você pode se sentar e ficar com os pés na areia. Tem música ao vivo, ambiente descolado e uma grande variedade de petiscos, pratos, drinks e cervejas.
A nossa torcida é para que você pegue apenas dias de sol, mas caso a chuva caia e ficar no hotel esteja fora dos seus planos, aproveite para fazer esses programas.
O Hippocampus é um projeto que se dedica ao cuidado e preservação do cavalo-marinho. A sala de exposições exibe aquários com cavalos-marinhos de ambientes naturais e espécies nascidas e crescidas em laboratório, além de outros peixes e invertebrados representantes da fauna marinha pernambucana. A visitação é rápida e conta com o apoio de guias. É um ótimo programa para quem está com crianças!
O Ecoassociados é uma ONG que realiza diversos trabalhos voltados à conservação das tartarugas marinhas. Na sede da organização existe um pequeno museu didático com peças anatômicas reais e voluntários fazem o trabalho de explicação e conscientização. O mais interessante é que todo o dinheiro arrecadado com ingressos é destinado à manutenção da ONG e principalmente para a reabilitação de filhotes de tartarugas.
Quem visita Porto de Galinha encontra pelo caminho diversas esculturas de galinhas, que são o símbolo do local. Essas peças são obra do artista plástico Gilberto Carcará, que encontrou uma forma de representar o destino. E você sabia que é possível visitar o ateliê deste gênio? O espaço fica na rua que leva seu nome e quem recebe o visitante com muita simpatia é o próprio Carcará, que conta toda sua história, mostra como as peças são feitas e apresenta sua arte.
A Feira de Artesanato de Porto de Galinhas é um lugar agradável para um passeio à noite. Lá você vai encontrar lembrancinhas e artesanatos para todos os gostos e bolsos. O local é bem movimentado e na mesma rua ficam muitos restaurantes interessantes para fechar o dia.
Se você tem apenas um dia no vilarejo, existem alguns programas que vão te proporcionar uma experiência incrível e te fazer querer voltar para apreciar com calma.
Não dá para visitar Porto de Galinhas e não conhecer as belíssimas piscinas naturais. Mas antes de embarcar, é preciso ficar atento à tábua das marés, pois quanto mais baixa ela estiver, melhor. O passeio até lá é feito de jangada, e assim que você chegar na praia já vai avistar as dezenas de barquinhos com velas coloridas enfeitando o mar.
O passeio pode ser adquirido na Associação dos Jangadeiros, que fica bem na frente das piscinas. Eles te darão uma ficha e você será orientado sobre qual o melhor momento para embarcar naquele dia. Chegando lá, você vai se deslumbrar ao ver os peixinhos nadando nas águas cristalinas e, em outro ponto de parada, ainda será possível mergulhar.
Publicidade
Se você tem pouco tempo e mesmo assim quer ver de perto a beleza das praias da região, uma boa opção é o passeio de buggy. O tour mais famoso é o que vai de ponta a ponta e percorre os 16 km de praias, indo de Muro Alto até Maracaípe, que fica na outra ponta.
Para quem está hospedado próximo ao centro, este é o caminho que dá acesso à praia e às piscinas naturais, mas quem vem das outras praias da região não pode deixar de conhecer o coração de Porto de Galinhas. Lá o visitante vai encontrar bares, restaurantes, lojas de artesanato, roupas e agências de turismo. À noite, o local é o ponto de encontro dos turistas que lotam o calçadão atrás da melhor opção para o jantar.
Além de levar na bagagem fotos de um incrível mar azul, não deixe de registrar a viagem no letreiro de Porto de Galinhas. A escultura colorida tem três metros de altura fica bem pertinho da praia. O local é um clássico entre os turistas, que não economizam nas poses!
Os admiradores do pôr do sol que querem contemplar o entardecer mais lindo de Porto de Galinhas precisam conferir o espetáculo do Pontal do Maracaípe. Durante o dia, este canto não é muito visitado, mas conforme o sol começa a cair, os visitantes começam a chegar. Uma opção é fazer o passeio de buggy no período da tarde e ficar por ali aproveitando o finalzinho dia.
Se você tem mais tempo, aproveite para conhecer as regiões vizinhas nos passeios de um dia oferecidos pelas agências locais.
Se você tem mais tempo para aproveitar, coloque mais de um dia para curtir Porto de Galinhas. Você pode destrinchar cada um dos passeios acima em um dia e curtir mais as praias. Depois, escolha escolha os passeios abaixo para incrementar seu roteiro.
Cada praia de Porto de Galinhas tem suas características: a Praia da Vila é mais badalada, com muitos restaurantes ao redor e faz sucesso pelas piscinas naturais. Maracaípe tem ondas fortes, boas para o surf. Seguindo para o pontal, as águas são tranquilas e é onde acontece o encontro do rio com o mar. Muro Alto também se destaca pelas piscinas naturais e pelos luxuosos condomínios ao redor. Eleja a sua favorita e boa curtição!
O passeio mais desejado por quem está em Porto de Galinhas é, sem dúvida, para a paradisíaca Praia dos Carneiros, no município de Tamandaré, a cerca de uma hora da vila. A praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil e não é para menos: o cenário é composto por águas cristalinas, areia branca, piscinas naturais e muitos coqueiros. O cartão postal da praia é a Igreja de São Benedito, construída no século XVIII, e muito disputada para fotos.
Maragogi, no litoral norte de Alagoas, é outro bate-volta oferecido pelas agências. A região tem características semelhantes às de Porto de Galinhas e também é conhecida por suas piscinas naturais, lá chamadas de galés. O trajeto entre as duas cidades leva cerca de 1h30.
Aqui vai uma dica: antes de embarcar, fique atento à tábua das marés no dia da visita, pois por ser um local que demanda mais tempo de viagem, pode acabar comprometendo a visita às galés.
Deixando a praia um pouquinho de lado, um passeio que vale muito a pena investir é para Recife, a capital pernambucana, e sua vizinha Olinda. O city tour de um dia inteiro percorre os principais pontos turísticos das duas cidades.
Em Recife, o visitante terá a chance de conhecer a Praça do Marco Zero, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e muito mais. Já em Olinda, o passeio feito a pé vai até o Alto da Sé, de onde se tem uma das mais belas vistas de Recife e Olinda. Vá com roupas leves e calçado confortável para uma boa caminhada!
Cabo de Santo Agostinho é um paraíso ao sul de Pernambuco formado por nove praias de águas mornas, calmas e cristalinas. A mais famosa delas é Calhetas, cercada por rochas e coqueirais. Lá é possível desbravar as praias em passeios de buggy, fazer passeios de catamarã e tomar o famoso banho de argila medicinal.
O passeio para a paradisíaca Ilha de Santo Aleixo é oferecido por algumas agências de Porto de Galinhas. A ilha é uma propriedade privada que faz parte do município de Sirinhaém, que fica a cerca de 30 minutos de Porto. Chegando na Praia Barra de Sirinhaém é necessário embarcar em uma lancha para fazer a travessia.
Na ilha, além de desfrutar do cenário incrível, das águas morninhas e esverdeadas, o visitante pode fazer uma trilha para conhecer a história do local e mergulhar em piscinas naturais.
Porto de Galinhas é aquele destino que você precisa visitar ao menos uma vez na vida para desfrutar das belezas do nosso Brasil!