Por Liz Santana
Atualizado em 16.03.23
São Paulo é uma cidade tão rica culturalmente que fica até difícil escolher só uma atividade, afinal, não falta o que fazer em SP! Andar pelas ruas aos domingos, assistir a um filme ou ver uma exposição fotográfica são alguns exemplos do que incluir no seu roteiro de passeio pela cidade. Abaixo, veja ótimas dicas – inclusive com alternativas gratuitas – sobre o que fazer na Avenida Paulista.
Publicidade
A Avenida Paulista segue como um dos pontos turísticos mais visitados em Sampa. Um dos centros culturais e financeiros mais importantes do país ainda surpreende muitos visitantes por conta das várias opções de passeio disponíveis. Vamos desbravar alguns destes locais?
Em São Paulo é possível encontrar uma série de centros culturais, um deles é o Sesc da Paulista. Ele conta com uma programação cultural bastante diversificada, atividades artísticas, um restaurante e uma biblioteca. Que tal convidar um amigo para tomar um café no terraço, admirando a linda vista do local?
Outro espaço cultural que agrada tanto turistas quanto moradores da cidade é o Japan House. Esse local possibilita o conhecimento da arte, cultura e gastronomia japonesa, por meio dos seus espaços de conexão. Ele possui restaurante, loja, cafeteria e uma biblioteca. Uma ótima opção de passeio gratuito para conhecer essa cultura tão presente em nosso país.
Para aquelas pessoas que não querem ter que ir ao shopping para ver um filme, por que não frequentar os cinemas de rua? A Avenida Paulista está repleta desses cinemas e a Reserva Cultural é uma dessas opções. Trazendo filmes europeus e brasileiros, o espaço ainda tem um teatro e outros espaços como cafeteria e livraria.
Respirar ar puro e caminhar entre as árvores da Mata Atlântica, bem no meio da Avenida Paulista? Se você também ficou surpreso, então preste atenção nessa dica para quem não sabe o que fazer na Avenida Paulista. O Parque Trianon tem uma pequena trilha, banquinhos e fica bem em frente ao MASP. Um passeio no mínimo inusitado.
Das várias livrarias espalhadas pela Avenida Paulista, conheça essa em especial. Com anos de tradição, a Livraria do Conjunto Nacional é uma das maiores da cidade e disponibiliza um acervo com livros, CDS e outros produtos. Essa é uma dica que os amantes da literatura vão adorar.
Embora muitos conheçam o instituto apenas como uma escola de cultura espanhola, o Cervantes também é um centro cultural que abrange as manifestações artísticas dos países que falam a língua espanhola. Portanto, você pode encontrar exposições e outras manifestações no local, que ainda tem entrada gratuita.
Publicidade
Além de promover cursos e atividades culturais, o espaço ainda é ocupado com outras manifestações artísticas voltadas ao teatro, dança e música. Ademais, o Itaú Cultural ainda tem em seu acervo itens voltados a história do Brasil. Com entrada gratuita, ele está localizado num dos prédios em São Paulo mais peculiares em relação ao seu design.
Considerado uma das referências quando se trata de audiovisual e fotografia, o IMS Paulista foi inaugurado há três anos e hoje é um dos Centros Culturais mais importantes da cidade. O local ainda conta com uma livraria, café, biblioteca e restaurante. Ademais, também são promovidos eventos no local.
Se você está em busca de exposições voltadas à literatura e poesia, conheça a Casa das Rosas. Também conhecida como “Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura”, o local tem entrada gratuita e costuma promover apresentações de filmes no seu jardim.
Que o K-Pop já se tornou bastante popular no Brasil, ninguém duvida. No Centro Coreano, em São Paulo, é possível conhecer mais de perto sobre a cultura da Coreia do Sul como um todo, desde as manifestações artísticas à culinária. No local você poderá encontrar também exposições e cursos.
Se você tem buscado o que fazer na Avenida Paulista em relação ao mundo digital, precisa conhecer o Centro Cultural Fiesp. É nesse local que acontece o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE, além de outros festivais e exposições fotográficas. A entrada é gratuita.
Se estiver dando um passeio por São Paulo, não deixe de conhecer esse espaço. Relativamente novo, o Instituto oferece ao visitante opções de exposições culturais e cinema, a preços diferenciados. Além disso, o espaço conta com uma livraria, restaurante, um café e uma linda vista para os visitantes se apaixonarem ainda mais pela Avenida.
Outra opção de cinema de rua é o Espaço Itaú. Mais conhecido nacionalmente, esse espaço é bem parecido com os cinemas de shopping e atrai todos os tipos de público. Vale a pena chamar um amigo para conhecer o lugar.
Se o que fazer na Avenida Paulista é uma dúvida que você tem, conheça outro cinema bastante famosinho entre os paulistanos. Além dos filmes da programação, uma vez ao mês ocorre a apresentação de filmes na madrugada. Uma ótima opção para quem prefere a tranquilidade da madruga.
A segunda opção de parque na Avenida Paulista é o Mário Covas. Espaço pequeno, bom para dar uma respirada pós almoço ou visitar entre uma passeio e outro. O local possui uma infraestrutura e informações na entrada sobre outros pontos turísticos na cidade.
Publicidade
Agora, se você é fã de shoppings, vamos te dar uma dica de passeio imperdível. O Shopping Pátio Paulista é uma opção para quem prefere caminhar por um lugar fechado. O local recebeu uma ampliação e hoje conta com novas lojas e mais opções para comer.
Mesmo que você não conheça São Paulo, pode ter visto uma fotografia do MASP em algum lugar. Um dos espaços mais conhecidos pelos turistas, o MASP conta com exposições famosas e renomadas. A entrada no museu custa R$ 30, porém, tem entrada gratuita às quintas.
Além do Pátio Paulista, a Avenida Paulista ainda tem o Shopping Cidade de São Paulo. Com uma grande quantidade de restaurantes e lojas, essa pode ser uma ótima parada para você comer algo ou quem sabe fazer umas comprinhas. Ademais, pode desfrutar de outros serviços.
O que fazer na Avenida Paulista quando se trata de alimentação? Não deixe de conhecer o Center 3, com diferentes opções de restaurantes para você. Além disso, o local ainda possui cinema, lojas, feirinhas e galerias de arte e antiguidades.
A última dica sobre o que fazer na Avenida Paulista talvez seja a mais óbvia para muitos. Aos domingos, a avenida é fechada para que artistas e grupos culturais se apresentem nas calçadas. Isso mesmo. Artistas de todo o país costumam ir para o local, que funciona como uma vitrine cultural, para que mais pessoas reconheçam seus trabalhos.
Existem muitas maneiras de chegar a esses pontos localizados na Avenida Paulista. Um deles é o transporte público, bastante eficaz na cidade de São Paulo. Agora que você já tem em mãos os nomes de alguns lugares imperdíveis, vamos te ajudar mais um pouco a montar o seu roteiro cultural.
Qual o seu gosto pessoal? O que você gosta de consumir culturalmente? Quanto tem no bolso para gastar? Vamos saber o que as pessoas que foram à Avenida Paulista falaram sobre as suas impressões na visita ao local?
Está em São Paulo e quer gastar bem pouco ou quase nada para se divertir? Conheça nesse vídeo atrações gratuitas na Avenida Paulista.
Você é daqueles que curte atrações culturais, fotografia e exposições? Confira nesse vídeo, com a Bruna Vieira, algumas dicas de locais para você conhecer.
A Avenida Paulista segue sendo um dos melhores destinos para quem vai à São Paulo. Aqui, a Karol Pinheiro mostra locais para você comer, comprar e passear.
São tantas atrações do que fazer na Avenida Paulista que o ideal é separar alguns dias para conhecer o local. Enquanto isso, veja as melhores fotos de São Paulo e já vá se encantando por essa cidade cheia de história e cultura.